sábado, 4 de setembro de 2010

JOSÉ FERNANDES PARAÍSO

Nascido em Barbacena em 11 de maio de 1932.

Filho de Antônio Paraíso Garcia e Maria de Lourdes Fernandes Garcia.

Considerado um dos nomes mais expressivos da radiodifusão barbacenense com passagens pelas rádios Correio da Serra e Barbacena.

Um dos melhores discotecários do nosso rádio, que não se limitava ao trabalho de uma simples pesquisa musical, pois era um estudioso do assunto.

Além de atuar junto aos departamentos artísticos das duas emissoras, destacou-se também como locutor, repórter e redator dos programas esportivos das Rádios Correio da Serra e Barbacena, no período de 1967 a 1980.

Paralelo às atividades radiofônicas, atuou junto ao Olympic Clube, onde se aposentou.

José Paraíso, moço de boa formação, inteligente e educado, se tornou ao longo da carreira, um radialista estimado por toda Barbacena, sendo apontado como um baluarte dentro do rádio.

O maior prêmio que recebeu em sua carreira foi o reconhecimento do público, que o acompanhava sempre com fidelidade.

Um nome que se eternizou na preferência do grande público.

Um profissional que se pautava pela simplicidade e que se deixou contaminar pelo “vírus” rádio, que nunca mais o deixou, acompanhando-o pelo resto de sua existência.

Um coração escancarado de vida que o ajudou a erguer e a sustentar as colunas da história das rádios Correio da Serra e Barbacena.

Destacou-se na área do esporte, onde foi amparado pela atenção dos companheiros Ary Neto, Juarez Pinto, Carlos Fernando, Geraldo Faria, Cristóvam Abranches, Marcus Vinicius Moreira Paes, Odécio Reis, Ary Lopes, Armando Santiago, José Antônio Lopes, Adauto Machado e José Francisco Beraldo Rigotti.

No setor artístico colecionou outros tantos nomes como Osmarino Eustáquio Coelho, o “Bolinha”, Nadyr da Silveira, Marinho Luiz da Rocha, Barbosa Silva, Paulo Jorge Barbosa, Walmick Campos, Sérgio Fernandes, Vera Lúcia Gonçalves, Malu Assis, Rogério Varandas, Paulo Sanches, Manoel Antônio, Manuel Caldas, Souza Fontes, Carlos Alberto Júnior e Orlando Luiz da Silva.

José Paraíso doou-se por inteiro ao rádio ao longo de sua carreira, transformando-se num exemplo de radialista.

Sua experiência, bem como seus ensinamentos, não podem ser ignorados e, com certeza, serão lembrados pelos mais jovens, que encontrarão em seu nome uma base de estímulo para essa controvertida profissão.

José Fernandes Paraíso faleceu aos 70 anos de idade no dia 6 de janeiro de 2003 “Dia de Reis”, levando no mesmo coração que um dia transbordou de vida, a saudade de seus amigos do rádio.

FONTE
Heloisa Helena Paraíso.
Depoimento em maio de 2005.
“Radiodifusão – A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.
Maio de 2005.

AGRADECIMENTO
Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”.
Familiares de José Fernandes Paraíso.

PRÓXIMA POSTAGEM
José Alberto da Silva.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário