terça-feira, 14 de setembro de 2010

ODAIR FERREIRA

Natural de Barbacena, onde nasceu em 30 de agosto de 1973.

Filho de Jaci Gonçalves Ferreira e Maria Anicéia Campos.

Formado em Letras[Português/Inglês] pela UNIPAC Universidade Presidente Antônio carlos-Barbacena.

Realizou vários cursos na área de comunicação social, dentre eles o de Comunicador Social como parte da Semana de Letras, proferido pela UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora.

Graduado em Jornalismo pela FATEC Faculdade de Tecnologia-UNIPAC de Conselheiro Lafaiete.

Radiofonicamente popularizado como “Comunicador Emoção”.

Iniciou seus trabalhos na Rádio Barbacena, aos 16 anos de idade, em meados de 1990, convidado pelo amigo e repórter Awdy Weyder membro do departamento de esportes da emissora.

Começou puxando fios, montando aparelhagem, obtendo informações e como divulgador de renda e público dos jogos, até sentir-se preparado para encarar uma transmissão esportiva.

Participou, na condição de comentarista e repórter, de várias transmissões pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Mineiro, Copa Libertadores da América, Comenbol, Torneio Sul-Minas, Rio-/SP, Copa Centenário de Belo Horizonte, campeonatos locais e regionais.

Odair Ferreira destaca o jogo entre Atlético Mineiro x Portuguesa de São Paulo como um dos principais momentos da sua carreira:

[... O jogo foi realizado no Morumbi com casa cheia. Vivi um momento inesquecível ao lado dos companheiros Claudyr José, Awdy Weyder, Venceslau Resende e do saudoso Deusdete Alves.
Foram oito horas de Barbacena a São Paulo numa correria só!.
Uma viagem cansativa, agilidade de sobra para montar a aparelhagem além da preocupação de entrar no ar, dentro do programa “Atualidades Esportivas”, na época. Apesar da grande confusão tudo correu bem.
Transmitimos um jogão de bola onde a Portuguesa se deu bem vencendo o “galo” por 1 a 0 pelas semi-finais do Brasileiro.
Uma jornada desgastante, mas compensada pelo sucesso alcançado em torno do trabalho realizado.
Senti de perto a força do torcedor paulista além de presenciar a maravilha e a imponência do Morumbi...].

Odair Ferreira é filiado a ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos) e à AMCE (Associação Mineira de Cronistas Esportivos).

Atuou na crônica esportiva até meados de 2000, quando se afastou dos microfones para se candidatar a vereador, sendo o 4º mais votado de Barbacena com 1.123 votos e eleito para o mandato de 2001/2004.

Um detalhe interessante é que de fevereiro de 1996 a março de 2002, (com uma pausa entre agosto a setembro de 2000, devido à campanha eleitoral) Odair Ferreira, lançou um programa musical chamado “Sábado Especial”, que ia ao ar, das 14:00h às 17:00h aos sábados pela Rádio Barbacena, obtendo altos índices de audiência.

Um fato que não poderia deixar de ser registrado é de que, por volta dos 17 anos, Odair Ferreira ingressou no campo da apresentação e da locução de shows, exposições e de eventos especiais.

Atuou como repórter da TV Lafaiete-Rede Minas, por 2 anos, tendo sido responsável por diversas reportagens, devido ao aprendizado e experiência que obteve em rádio. São aproximadamente 20 anos trabalhando nos meios radiofônicos da cidade.

Odair Ferreira assevera que o rádio é dinâmico e mágico:

[... Além de ágil o rádio é forte e apaixonante, ou seja, uma “cachaça” como muitos dizem.
E para alcançar o sucesso dentro do mundo do rádio e do jornalismo é preciso conhecimento, amor, competência, determinação, paciência, equilíbrio e muita humildade.
Saber falar o quê, com quem, para quê, para quem e como, é sem dúvida, algo prazeroso, imaginável, indescritível e principalmente misterioso, pois não sabemos quem e onde estamos atingindo.
Daí, a importância da imparcialidade, da ética e da coerência para com o ouvinte, que é a razão maior da comunicação radiofônica...].

Com talento, respeito e credibilidade, Odair Ferreira, conseguiu adquirir junto ao seu público ouvinte o carinho e reconhecimento pelo seu trabalho ético, profissional, humano e de interação com o ouvinte.

Hoje, segue na trilha do rádio abrilhantando o elenco da Rádio Correio da Serra AM.

FONTE
Odair Ferreira.
Depoimento em outubro de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Orlando Luiz da Silva.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário