terça-feira, 7 de setembro de 2010

JURACY DOS SANTOS ROCHA

Natural do Rio de Janeiro.

Primeiro locutor da Rádio Barbacena.

Funcionário do Grupo Alceu Nunes Fonseca & Cia. Ltda Organização “RADINTERIOR” sediada na então Capital Federal, Rio de Janeiro, a Avenida Rio Branco, nº 138, 9º andar, Edifício Sul América.

Proferiu o “Termo de Abertura” da entrada no ar em caráter definitivo e para inauguração oficial, da Rádio Barbacena Emissora ZYL - 8.

Exatamente numa manhã fria de domingo, no dia 11 de janeiro de 1948 através de um ato inaugural em cerimônia simples, iniciado precisamente às 11h15min e, encerrado pouco depois.

Texto de abertura lido por Juracy dos Santos Rocha:
“Senhoras e senhores ouvintes, está entrando no ar em caráter definitivo e para inauguração oficial, a sua Rádio Barbacena – Emissora ZYL-8, operando na freqüência de 1.530 Kcs - onda de 48 metros, 100 Watts na antena e 400 Watts nos picos de modulação.
Esta emissora, integra a Organização “Radinterior” de Alceu Nunes Fonseca & Cia. Ltda., com escritórios à Avenida Rio Branco, nº 138, 9º andar, no Rio de Janeiro.
A partir desta data, senhores ouvintes, estaremos no ar, diariamente, funcionando de início, em dois turnos: no primeiro turno, de 08:00 às 10:00h; e num segundo turno, das 14:00h às 18:30h.
Nossos estúdios e escritórios estão instalados no Edifício EDE, nº 49, 2º andar, Barbacena, MG”.

Assim foi inaugurada a ZYL-8 Rádio Barbacena Ltda, naquele domingo, 11 de janeiro de 1948.

Esta data traduz o marco inicial da história da primeira radiodifusora da cidade, uma das primeiras dentre aquelas colocadas no rol das mais antigas que vieram enriquecer o patrimônio artístico-cultural de Minas Gerais.

Juracy apresentou na Rádio Barbacena “Uma Página Para Você” criada por Ney Peixoto do Vale.

Colaborou com o departamento artístico da emissora dirigido por João Baptista Leite) transmitindo ao vivo (por telefone os primeiros programas musicais eruditos direto dos estúdios montados na residência da pianista Neyde Gonçalves.

Apresentou diversos Recitais promovidos pela professora Luiza da Costa Nunes e por seus filhos Carlos da Costa Nunes, mestre do violino e por Odaléa e Onidéa Costa Nunes, exímias pianistas.

Durante algum tempo, ajudou a animar ao lado de João Baptista Leite, o programa “Rádio Atrações L - 8” um movimentado programa de auditório, apresentado no Cine Teatro-Apollo.

Afastou-se das atividades na Rádio Barbacena em fins de 1948, retornando ao Rio de Janeiro.

Juracy dos Santos Rocha.
Um dos pioneiros da Rádio Barbacena.

FONTE
José Theodorico de Paula.
Radialista, advogado e autor.
“Os Primeiros Tempos da Emissora – 25 Anos da Rádio Barbacena”. Janeiro-1976.
Neyde Maria da Cruz Gonçalves.
Depoimento em Setembro e Outubro de 2006.
Acervo fotográfico.

PRÓXIMA POSTAGEM
Leopoldo José Soares.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário