quinta-feira, 16 de setembro de 2010

JOSÉ ROBERTO COIMBRA DE MELO

Nasceu em Carandaí, MG, em 20 de abril de 1956.

Filho de Geraldo Coimbra de Melo e Geralda Efigênia de Melo.

Formado em Contabilidade, no Colégio Municipal Abelard Pereira de Carandaí, em 1981, mas jamais exerceu a profissão de Contador preferindo seguir a carreira de radialista.

Também trabalhou como balconista em uma rede de supermercados e como carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O sonho de José Roberto Coimbra sempre foi trabalhar em rádio.

A iniciação no rádio se deu a partir de 1987, na Rádio Barbacena AM em sua Divisão de Esportes comandada, à época, pelo narrador e comentarista Mauro Nascimento Filho.

Tempos depois, José Roberto, ainda em Barbacena, transferiu-se para o Departamento de Esportes da Rádio Correio da Serra AM.

Esteve também na Rádio Carijós AM de Conselheiro Lafaiete e na Rádio Colonial FM de Congonhas.

Sua carreira decolou de vez em 1989, na Rádio Sociedade Carandaí Ltda-FAMA FM 88,5 de propriedade da Rede de Comunicação da Arquidiocese de Mariana, Região Sul.

Uma trajetória profissional escrita ao longo de um convívio de 20 anos.

Uma história que começou a ser rascunhada pouco antes de ser lavado para a emissora pelo empresário Luciano José de Oliveira (fundador e ex-proprietário da Fama FM).

Sempre apresentando altos índices de audiência, José Roberto comanda na Fama FM os programas Manhã Sertaneja e Manhã Total.

Idealizador do programa “Forró do Zé”.

Em suas apresentações sejam elas ao microfone ou em jornadas externas sua voz, sua dicção e sua capacidade de improvisação foram sempre elogiadas.

Lembro que, seu programa Manhã Sertaneja foi referência na TV Panorama de Juiz de Fora, afiliada a Rede Globo, quando da inauguração do sinal da emissora em Carandaí.

Em 1990, José Roberto recebeu um convite para realizar testes na Rádio Record de São Paulo que, por motivos de força maior, foram adiados. Melhor para a 88,5 que conseguiu manter no ar um dos seus maiores comunicadores.

A partir de setembro de 1999, passou a compor a Divisão de Jornalismo da Fama FM ao lado dos companheiros Rogério Varandas (Direção Geral), Marcelo Martins Sant’Ana (Locutor Noticiarista), Luiz Antônio Almada (Produção Técnica) e José Alves Ferreira Filho “Ferreira” (Editoria de Esportes).

Em agosto de 2001, José Roberto Coimbra de Melo assumiu a direção do jornalismo da emissora se tornando o responsável pela coordenação geral e apresentação do programa Fama Noticias.

José Roberto dono de um estilo próprio que, perdura até hoje, faz questão de lembrar que a Rádio Fama FM sempre foi a sua segunda casa:

[...Sempre considerei a Fama FM como extensão da minha casa. Um especial espaço onde fiz grandes amigos.
Conheci e trabalhei com profissionais de excelentes níveis, muitos hoje, atuando em outras emissoras com o mesmo sucesso de sempre.
Considero o rádio como um trabalho de comunicação direta e constante aprendizado. O rádio nos possibilita estar perto a cada dia das emoções e descobertas que brotam neste intenso planeta.
Aprendi a respeitar o rádio e tê-lo como a minha companhia de todas as horas, em todos os lugares.
Como diz o professor, jornalista e radialista Cyro César “o rádio começa de um sonho, vira paixão, termina numa eterna conquista”.
Meu relacionamento com o público é intenso, repleto de confiança, credibilidade e cercado de profunda amizade dentro e fora do ar.Eu digo sempre que o ouvinte é o maior prêmio.
Não adianta você falar bonito, fazer uma excelente apresentação e ter uma super programação, se você não tem ouvintes. Um público fiel e seu seguidor.
Termino dizendo que o rádio é entre todos os meios de comunicação, a fonte de informação mais importante.
O rádio é segmento interativo, ágil, flexível e qualificado...].

José Roberto Coimbra de Melo.
Uma personalidade impar, a quem por certo muitos devem.

Um exemplo de classe e correção profissional.

FONTE
José Roberto Coimbra de Melo.
Depoimento em fevereiro de 2010.
Lílian Cristiane da Cruz.
Gestora Administrativa e Financeira/Rádio Fama FM.
Apoio documental em fevereiro de 2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Jackson do Nascimento Marques.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário