Primeiro locutor barbacenense contratado em fevereiro de 1948, pela Rádio Barbacena administrada à época, pela Organização carioca RADINTERIOR de propriedade de Alceu Nunes da Fonseca.
"Um homem que tem algo a dizer e não encontra ouvintes está em má situação. Mas, pior ainda estão os ouvintes que não encontram quem tenha algo a dizer-lhes." (Bertolt Brecht)
Radiojornalista, locutor noticiarista, apresentador,pesquisador e editor de esportes. Iniciou a sua carreira em 21 de julho de 1970 na ZYL 8 Rádio Barbacena AM. Desde 5 de agosto de 2003 dedica-se à pesquisa sobre a radiodifusão barbacenense. Em junho de 2005, foi agraciado pela UNIPAC Barbacena com a Medalha "Dr. Zezinho Bonifácio" pelo desenvolvimento da pesquisa "Radiodifusão".
Agradeço aos profissionais do rádio, familiares de saudosos radialistas e às entidades que colaboraram para a preparação, organização e divulgação do projeto RADIODIFUSÃO. Observa-se, ao longo do trabalho, a ausência de nomes consagrados no passado em nosso rádio, e de tantos outros da mais recente geração. Esclareço que todos são merecedores da minha atenção e que vários contatos foram mantidos sem a obtenção de êxito, ou por terem se esquecido ou por outro motivo qualquer. Mas a todos, registro meu maior apreço.
PREITO DE SAUDADE PARA COM AQUELES COM OS QUAIS CONVIVI E QUE TANTO FIZERAM PELA RADIOFONIA BARBACENENSE.
Hederson Varandas
JOSÉ THEODORICO DE PAULA
CRIAÇÃO E APOIO TÉCNICO
Isabelli Sade Ladeira
Yvana Danielle Lopes
Braúlio Misael Gomes
Jacqueline Bissulle
João Ricardo Bergamini
Karina Karla do Nascimento
SUPERVISÃO EDITORIAL
Merle Ivâni Azevedo Varandas
ARTE FOTOGRÁFICA
Michelle Christina Martins Barbosa
Antônio César de Souza
Marcos Antônio de Mello
Aryane Helena Andrade de Souza
ACERVO DOCUMENTAL
José Theodorico de Paula
Marli Consuelo da Rocha
Izonilda Ribeiro Silva
Walter Möller
Marcelo Santana
Malu Assis
Osmarino Eustaquio Coelho
FOTO SKANER
SHEEP LAN HOUSE INTERNET BARBACENA
Rosemari de Oliveira
ANIVERSÁRIOS
Rádio Barbacena AM 11 de janeiro de 1948
Rádio Correio da Serra AM 21 de janeiro de 1962
A.B.C. Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM 14 de novembro de 1985
Rádio 93 FM 3 de março de 2008
Radiomelhor.Net > Primeira WEBradio de Barbacena 17 de julho de 2006.
Sociedade Rádio Carandaí Ltda Fama FM 19 de abril de 1989. Emissora localizada em Carandaí, MG, pertencente a Arquidiocese de Mariana Região Sul.
VOCÊ SABIA
-> Que antes da inauguração da ZYL 8 Rádio Barbacena AM em 11 de janeiro de 1948, já funcionava na cidade uma estação montada de forma artesanal denominada "RÁDIO PERERECA - A VOZ DO BREJO" criada pelo barbacenense Iago de Castro Valério.
-> Que a rádio com atividades iniciadas em 1943, coordenada em dualidade pelos irmãos Iago de Castro Valério e Rosemary de Castro Valério Simão teve papel fundamental no desenvolvimento social de Barbacena.
-> Que a "RÁDIO PERERECA - A VOZ DO BREJO" responsável pelas primeiras transmissões radiofônicas feitas em Barbacena tinha seus estúdios localizados no prédio do antigo Ginásio Mineiro hoje, instalações da EPCAr.
-> Que a história da Rádio Barbacena teve início no ano de 1947, quando um grupo de idealistas liderados por Bodo Grandcke o "Alemão" e Marinho Luiz da Rocha, teve a idéia de instalar em Barbacena uma estação de rádio.
-> Que a Rádio Barbacena teve como seu primeiro Diretor Geral - Alceu Nunes da Fonseca - natural de Maricá, RJ, publicitário e proprietário da Organização "RADINTERIOR" & Cia. Ltda. com escritórios à Avenida Rio Branco, 138, 9º andar, no Rio de Janeiro.
-> Que a transferência por alienação da Rádio Barbacena se deu em fins de 1956, com Alceu Nunes da Fonseca, transferindo por alienação, a sua prioridade de acionista da Rádio Barbacena ZYL 8, ao barbacenense, Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes.
-> Que o primeiro locutor da Rádio Barbacena a entrar no ar foi Juracy dos Santos Rocha, natural do Rio de Janeiro. Foi o responsável pela leitura do texto oficial de inauguração da Rádio Barbacena em 11 de janeiro de 1948.
-> Que as primeiras locutoras da Rádio Barbacena (1948/1949) foram as barbacenenses Itacy da Silva e Elizabeth Dorotéia Araújo "Betty".
-> Que o primeiro locutor "genuinamente barbacenense" contratado pela Rádio Barbacena em fevereiro de 1948, foi José Theodorico de Paula.
-> Que o primeiro operador de estúdio da Rádio Barbacena (1948) foi Lincon da Cruz Machado "Zozó".
-> Que o número de aparelhos registrados e presumíveis em Barbacena, entre os anos de 1948/1949, era de 867 rádios. À época, os aparelhos tinham que ter registro especial do Governo Federal e das Prefeituras Municipais, tanto para a aquisição quanto para o seu devido funcionamento.
-> Que o dobrado "Capitão Caçulo" executado durante a inauguração da Rádio Barbacena em 11 de janeiro de 1948, foi adotado durante muitos anos como o prefixo oficial da emissora.
-> Que o primeiro slogan adotado pela Rádio Barbacena em (1948/1949) foi "EMISSORA DA BOA VONTADE".
-> Que os programas "Uma Página Para Você" e "Crepúsculo" foram idealizados em meados de 1948, pelo jornalista Ney Peixoto do Vale, natural de Macaé, RJ.
-> Que a prece diária da "Ave Maria" foi idealizada e apresentada a partir de 1948, pelas ondas da Rádio Barbacena pelo Padre Mário Quintão.
-> Que o responsável pela inauguração da onda esportiva da Rádio Barbacena a partir de 1948, foi o radialista João Pereira da Silva, natural de Barbacena.
-> Que a primeira transmissão esportiva da Rádio Barbacena se deu no início de 1949, quando da realização da partida Andaraí Esporte Clube x Social Olímpico Ferroviário de Santos Dumont, direto do Estádio Walter Antunes, campo do Andaraí. Narração e comentários de João Pereira da Silva com apoio técnico de Marinho Luiz da Rocha, Nilo Milagres e Companhia Telefônica de Barbacena. Foi a primeira transmissão de uma partida de futebol ao vivo do interior do estado de Minas Gerais.
-> Que os primeiros programas de auditório produzidos pela Rádio Barbacena foram: Rádio Atração L-8, Aguenta Microfone, Parada Infantil comandados por João Bathista Leite, Romeu Rainho e Paulo Jorge Barbosa. Depois vieram: Jardim da Infância, Programascope, Atrações Organa, O Lado Bom da Vida e Enquanto o Tempo Passa.
-> Que ao longo dos anos de 1948/1949/1950, era mantida pela Rádio Barbacena uma audição semanal de Radioteatro, através das produções "Cortina Sonora" e "Teatro de Sonhos" coordenadas de início por Walmick Campos e depois por Sérgio Fernandes. Os roteiros, ensaios e sonorização tinham a coordenação geral de Nadyr da Silveira.
-> Que "Sábado Alegre" foi o horário de maior audiência da Rádio Barbacena. O programa foi lançado pelo radialista Mauro Filho em janeiro de 1978. Produzido por Nadyr da Silveira e equipe, o "Sábado Alegre" permaneceu no ar durante 25 anos.
-> Que a extinta Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio - ABIR, foi criada em 1962, pelo radialista Marinho Luiz da Rocha.
-> Que o primeiro locutor da Rádio Correio da Serra foi Lucas Augusto Caldas "Sô Quincas". Ocupou o microfone da Correio da Serra em 21 de janeiro de 1962, precisamente, às 06:00h da manhã, no dia da inauguração da rádio, para a apresentação do programa "Alvorada na Roça". Foi o responsável junto ao seu público ouvinte, pela leitura do texto oficial de apresentação da Rádio Correio da Serra.
-> Que o primeiro operador de estúdio da Rádio Correio da Serra foi Antônio Joaquim da Silva em 21 de janeiro de 1962.
-> Que o primeiro prefixo musical de abertura e encerramento da Rádio Correio da Serra foi "The Green Leaves of Summer (As folhas verdes de verão) com Percy Fhaits. Ano/1962.
-> Que o popular slogan "A Namoradinha do Sucesso" adotado durante vários anos pela Rádio Correio da Serra é de autoria do jornalista Geraldo Henrique Alves de Faria.
-> Que a Rádio Correio da Serra lançou em 1978, como seu primeiro locutor mirim José Geraldo Rigotti de Faria. José Geraldo filho do radialista José Faria - alcançou notariedade como repórter mirim através das reportagens sacras da Correio da Serra.
-> Que em meados de 1979, a Rádio Correio da Serra já mantinha um Departamento de Notícias e Reportagens com a presença de redatores, noticiaristas e reporteres entre eles: Márcio Chaves, José Maria Garcia Junior, Clésio Mazoni, Jairo César Athademo e Tarcísio dos Santos.
-> Que neste mesmo período era levado ao ar o programa jornalístico "PANORAMA - O seu programa de notícias da hora do almoço" coordenado e apresentado em dualidade por Jairo César Athademo e Tarcísio dos Santos.
> Que o primeiro Departamento Oficial de Radiojornalismo da Rádio Correio da Serra foi criado no início da década de 90, pelo superintendente administrativo (à época) Antônio Carlos Doorgal de Andrada (Toninho Andrada).
> Que a primeira equipe a trabalhar no recém-criado Departamento de Radiojornalismo da rádio foi formada por profissionais oriundos da redação do Jornal Correio da Serra. A equipe era composta pelo jornalista Luiz Fernando de Andrade (de Conselheiro Lafaiete), o repórter Messias Márcio Thomáz, o colunista social Reynaldo Freitas e a secretária Vera Lúcia Silva.
-> Que o programa "Sinal de Alerta" noticioso líder em audiência levado ao ar pela Rádio Correio da Serra foi idealizado em 1990, por Antônio Carlos Doorgal de Andrada, (Toninho Andrada) - superintendente administrativo da emissora.
> Que o primeiro apresentador do programa Sinal de Alerta foi o radialista Orlando Luiz da Silva. Depois foi apresentado por Hamilton Oliveira, um radialista de Santos Dumont e por Sérgio Murilo. Hoje, o Sinal de Alerta é apresentado por Luiz Lúcio de Almeida e Cristóvam Abranches.
-> Que a radialista Maria de Fátima Ferreira "Fatinha" foi a primeira profissional do rádio barbacenense a se firmar como operadora de estúdio. Se iniciou na área técnica na Rádio Correio da Serra.
-> Que o rádio brasileiro nasceu, de verdade, em 20 de abril de 1923, graças ao pioneirismo de dois grandes brasileiros: Edgard Roquette Pinto, escritor e antropólogo, autor de Rondônia, e Henrique Moritze, à época, diretor do Observatório do Rio de Janeiro.
-> Que o rádio já fez uma greve. Foi a 12 de julho de 1933, quando as emissoras então existentes, Rádio Sociedade, Rádio Clube do Brasil, Rádio Phillips, Rádio Educadora, Rádio Guanabara, Rádio Dacuji e Rádio Jornal do Brasil saíram do ar, em represália a uma medida, que elas achavam exagerada, das Sociedades Arrecadadoras: a cobrança dos direitos autorais.
-> Que depois de inaugurada a Rádio Nacional em 1936, sob os auspícios do Jornal A Noite - numa reunião com as diretorias das demais emissoras, ficou resolvido: seria instituído o Dia do Rádio, a ser comemorado a 21 de setembro, data mantida até hoje.
-> Que no dia 12 de outubro de 1931, exatamente às 19:15h, em Gênova, Itália, na estação radiotelegráfica do Iate Electra, o físico italiano Guglielmo Marconi, acionou uma minúscula chave de onda eletromagnética, que iluminou do outro lado do Atlântico, no Rio de Janeiro, Brasil, o bairro das Laranjeiras, a Estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, dando-a por inaugurada.
-> Que Maria Beatriz Roquette Pinto (filha de Edgard Roquette Pinto) foi a primeira locutora do rádio brasileiro, ao microfone da PRA-2 Sociedade Rádio do Rio de Janeiro.
-> Que em 1931, o Governo Federal passou a se preocupar seriamente com o rádio, que era definido como "serviço de interesse nacional e de finalidade educativa", regulamentando o seu funcionamento e passando a imaginar maneiras de proporcionar-lhe bases econômicas mais sólidas. Em decorrência disso, foi baixado o Decreto-Lei nº 21. 111, de 1º de março de 1932, assinado pelo senhor Getúlio Vargas, Presidente da República de então, autorizando a veiculação de publicidade pelo rádio.
-> Que entre os narradores esportivos, o mais polêmico, o mais carismático de todos, foi inquestionavelmente, Ary Barroso, mineiro de Ubá, flamenguista apaixonado, conhecido como o "Speaker da Gaitinha". Quando de suas transmissões, Ary substituía o (grito de gol) pelo sopro de uma "gaitinha". Ary Barroso, como narrador esportivo, estreou na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro PRD-2, em 1936.
-> Que Hermenegildo da Rocha Brito foi o mais antigo dirigente radiofônico do nosso País. Rocha Brito se elegeu presidente da Rádio Clube de Santos em 1928, permanecendo ininterruptamente à frente dos destinos daquela emissora radiofônica até o seu falecimento, ocorrido em 10 de março de 1993, aos 97 anos de idade na cidade de Santos, SP.
-> Que o termo (radialista) nasceu na Rádio Difusora de São Paulo, inventado pelo narrador esportivo Nicolau Tuma, o "Locutor Metralhadora".
-> Que as três grandes vertentes do rádio brasileiro são Edgard Roquette Pinto, Ademar da Silva Case e Henrique Foréis Domingues, o Almirante.
-> Que em 28 de agosto de 1941, surgia o Repórter Esso, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na voz de Romeu Fernandes. No dia 23 de novembro de 1968, pelas ondas da Rádio Globo do Rio de Janeiro, o noticiarista Roberto Figueiredo, apresentou pela última vez o mais importante noticioso do rádio brasileiro "Repórter Esso".
O noticioso foi personificado pelas vozes de Heron Domingues, Roberto Figueiredo, Saint-Clair Lopes, Casimiro Pinto Neves, Dalmácio Jordão, Kalil Filho, Rui Figueira, Lauro Haggemann e Contijo Teodoro.
-> Que o primeiro programa de auditório brasileiro foi "Caixa de Perguntas" lançado em 1938, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, produzido e apresentado por Henrique Foréis Domingues, o Almirante.
-> Que a primeira transmissão esportiva em rede nacional, foi realizada em 1938, pelas Rádios Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, Cruzeiro do Sul de São Paulo e Clube de Santos que, comandadas pela Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro, fizeram a cobertura do campeonato mundial de futebol de 1938, realizado em Marselha, na França. O autor desta façanha foi o paulista Leonardo Gagliano Neto, titular do departamento de esportes da Rádio Clube do Brasil do Rio de Janeiro.
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Repórter 16 de fevereiro
Nascimento do rádio no Brasil 20 de abril de 1923
Dia Nacional das Comunicações 5 de maio
Dia da Imprensa 01 de junho
Dia do Jornalista 10 de setembro
Dia do Rádio e do Radialista 21 de setembro
Dia da Radiodifusão 25 de setembro. Lembrar Padre Roberto Landell de Moura.
PRECE DE UM RADIALISTA
Ó Deus! Eu te agradeço porque à tua imagem e semelhança me criastes e fizestes um radialista! Ó Deus! Eu te agradeço porque pudemos transmitir a nossa palavra, semeando sempre o exemplo da honestidade, do amor ao próximo, do respeito ao nosso semelhante, principalmente aos pais, à família, a Pátria e a Deus todo poderoso! Ó Deus! Eu te agradeço pelo maravilhoso dom da imaginação que nos destes. Ela é a mola mestra de nossa comunicação. Ó Deus! Peço perdão pelo meu exagerado orgulho de ser radialista e pela ousadia da minha imaginação. Pelo sonho de um dia próximo, usando a rapidez e o alcance do rádio, poder revelar o teu sagrado apelo, apelo ao supremo Pai, chamando de volta seu imenso rebanho para a redenção e o porvir de um novo mundo! (Trechos da Prece de um radialista). Autor > WALDEMAR GIGLIONI. Fonte: AMIRT Notícias. Página 10. Julho/1989.
Nenhum comentário:
Postar um comentário