terça-feira, 14 de setembro de 2010

NADYR MANOEL DA SILVEIRA

Nascido em Barbacena, em 30 de março de 1930.

Filho de João Basílio da Silveira e Maria Kelmann da Silveira.

Conhecido artisticamente como Nadir da Silveira.

Era poeta, escritor e autodidata, falava alemão, inglês e espanhol.

Durante mais de trinta anos foi funcionário da Rádio Barbacena, exercendo as funções de redator chefe e produtor de inúmeros programas de rádio e de auditório.

Diariamente, era responsável pela redação do Jornal Falado, apresentado por Adauto Machado, e posteriormente, por Carlos Alberto Júnior, o “Tostão”, João Carlos Amaral e Carlos Barbosa.

Nadir da Silveira produziu e redigiu toda a grade de programação da Rádio Barbacena. Também eram seus os textos da Prece da Ave-Maria.

Durante a Semana Santa - na sexta-feira da Paixão, era levada ao ar sob a sua direção, uma produção de radio teatro contando a vida de Jesus Cristo.

No elenco, nomes que iam desde o “cast” de radio teatro da emissora até os de convidados e figurantes especiais residentes em Barbacena.

Também redigiu durante muitos anos o programa “Uma Página para Você” (idealizado pelo jornalista Ney Peixoto do Vale em 1948) e, apresentado na época, por Walmick Campos.

Grandes nomes do rádio começaram pelas mãos de Nadir da Silveira, como Hélio Calixto da Costa, João Carlos Amaral, Fernandes Carlos, Adauto Ayres Machado, Luiz de França, Rosângela Cabetti, Benedito Souza Fontes, Walter Antônio Möller e Silvinha, casada com o cantor Eduardo Araújo.

Nadir promoveu uma infinidade de shows com artistas nacionais, que vinham à Barbacena em caravanas especiais oriundas, na maioria das vezes, das cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. As apresentações (com casa lotada...) eram realizadas no Cine Teatro Apollo.

Os barbacenenses viram de perto e aplaudiram nomes como Orlando Silva, Ângela Maria, Wanderley Cardoso, Ronnie Von, Isaura Garcia, Nelson Gonçalves, Carlos Alberto, Silvinho, Eduardo Araújo, Carequinha e outros mais.

Duas criações marcaram a passagem de Nadyr da Silveira na vida radiofônica.

A primeira foi o “Programascope” um programa de auditório direcionado a calouros, apresentado por Barbosa Silva.

A animação musical ficava por conta de um conjunto formado pelos músicos (Maestro) José da Pinta, Gentil, Caetano Goulart, Fernando e Wagner.

O elenco musical contava com as presenças dos cantores Hércules da Costa, Hildebrando Silva e Rosângela Santos.

No “Programascope” foram revelados nomes como o do cantor Zuza, que além de gravar, fez viagens nacionais e internacionais, com uma temporada na Costa do Marfim, e da cantora Rosângela Santos, figura de destaque em suas apresentações nas noites de Barbacena e da região.

A segunda (considerada a sua grande criação) foi sem dúvida o “Sábado Alegre”.

Um programa de variedades idealizado pelo radialista e professor Mauro Nascimento Filho – coordenado artisticamente e redigido por Nadyr da Silveira.

Durante anos o horário foi apresentado por Osmarino Eustáquio Coelho, o “Bolinha”, José Rubens de Albuquerque, Walter Antônio Möller e Caetano Goulart.

O “Sábado Alegre” era, na época, um campeão de audiência recebendo em média 1.200 cartas por semana.

Todo final de ano, Nadir da Silveira produzia um Especial de Natal, no auditório da Escola Estadual Professor Soares Ferreira (Estadual), com a participação dos ouvintes da rádio e farta distribuição de prêmios.

Outra criação marcante foi o Jornal “RB Tribuna” com chefia de redação de Nadir da Silveira, reportagens de Walter Antônio Möller e trabalho fotográfico da dupla Getúlio Barbosa e Dirceu Caetano.

Sua tiragem era de cinco mil exemplares, mostrando noticias de Barbacena e região. Era um jornal quinzenal com destaques para eventos políticos, sociais e esportivos.

Nadir Manoel da Silveira foi um dos grandes nomes do rádio.
Durante 30 anos Nadyr da Silveira produziu e conduziu os mais variados programas da Rádio Barbacena, revelando nomes e formando profissionais.

Nadir da Silveira, além de um grande companheiro foi um radialista que viveu para servir, e não para ser servido.

FONTE
Walter Antônio Möller. Radiojornalista.
Depoimento em abril de 2005.
Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”.
Depoimentos em setembro e outubro de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Nayra Christina Anastácio de Paula.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário