sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LUCAS AUGUSTO DA SILVA CALDAS

O primeiro locutor da Rádio Correio da Serra.

Radiofonicamente popularizado como "Sô Quincas".

Nascido aos 5 de julho de 1913, em Juiz de Fora.
Filho de Manuel Augusto da Silva Caldas e de Ana Aurora da Silva Caldas.

Residiu com sua esposa Maria da Conceição Carvalho Caldas, em Paraíso Garcia, Vermelho e Lavrinha, passagens que destacava muito nas suas histórias vivenciadas e de onde trazia vivas lembranças da vida do campo.

Era um homem simples, honesto e trabalhador, possuidor de enorme círculo de amizade. Fez parte do quadro de funcionários da Escola Agrotécnica Diaulas Abreu de Barbacena, antigo aprendizado, onde trabalhou como inspetor de alunos e também como enfermeiro.

Foi na década de 60, que impulsionado pelo seu grande ideal de trazer para a cidade aspectos da vida que viveu na roça, conseguiu uma oportunidade para criar e apresentar o programa sertanejo “Alvorada na Roça” através da Rádio Correio da Serra.

Foi o primeiro locutor a falar na emissora quando de sua inauguração oficial em 21 de janeiro de 1962, precisamente às 07h00min.

Neste dia, “Sô Quincas” fez um convite aos ouvintes para assistirem a inauguração da Correio da Serra, cujo ato ocorreria, às 20:00h com presença de inúmeras autoridades e do povo em geral.

Usando o nome de “Sô Quincas” Lucas Augusto da Silva Caldas, esquematizou o seu programa com os nomes, funções e figuras saudosas de pessoas que conviveram nas comunidades (acima mencionadas), como se estivesse transmitindo de um sítio, que tinha o nome de “Sítio da Cana Brava”.

Durante muitos anos foi líder em audiência com a sua “Alvorada na Roça”.

Com competência, visão humorística e muito carinho ele criou os seguintes personagens para o quadro “Sitio da cana Brava”: o “Binga da Biela” (capataz do sítio), o “Mané do Gardino” (retireiro), o “Zé do Brejo” (ajudante do sítio), a “Sá Carrinha”, a “Sá Quitéria” e a “Sá Barbina” (mulheres do sítio).

Sô Quincas” iniciava seus programas todas as manhãs usando expressões de saudações como:

“Bom dia Barbacena”, “Bom dia cidades vizinhas”, “Bom dia (pras... vilas e povoados)”, “Bom dia pra tudo quanto é fazenda e fazendeiros das redondezas...”, “Sua Bênça... Sô Vigário” e terminava estas saudações com o seu pedido mais característico: “Bença mãe...” dirigida a genitora Ana Aurora ouvinte assídua do programa que segundo ele, lhe respondia de sua residência todas as manhãs “Deus te abençoe meu filho”.

Ela era a dona Ana Aurora da Silva Caldas a saudosa “Sá Donana” antiga, dedicada e carinhosa funcionária do Grupo Escolar Bias Fortes.

Em seguida “Sô Quincas” informava a hora certa usando um “cincerro” (tipo de campainha que se pendurava no pescoço do animal que servia de guia para outros (bovinos, eqüinos e caprinos). Era costume antigo usado nas “tropas de animais”.

Os primeiros patrocinadores do programa foram:
Armazém Santa Lúcia à Rua Sete de Setembro 792-A.
O Leão dos Retalhos à Rua Lima Duarte, próximo da antiga rodoviária, onde hoje está funcionando o Camelódromo, do lado do Clube Barbacenense. Depósito de Pão São José que se localizava na Rua Coronel Camilo Gomes, nº 162-A, no bairro de São José.

“Sô Quincas” fez campanhas filantrópicas para pobres e deficientes de todas as espécies. Campanhas do tijolo para a construção da nova Matriz de São Sebastião (atual), para parte da edificação e melhoramentos da Basílica de São José Operário, etc... etc...

Usava seu programa “Alvorada na Roça” para mandar notícias de enfermos internados nos hospitais da cidade para familiares que residiam fora, colhendo pessoalmente as informações através de visitas diárias aos hospitais.

Lucas Augusto da Silva Caldas, o “Sô Quincas” veio a falecer no dia 24 de março de 1964, numa Terça-Feira Santa, recebendo expressivas homenagens das autoridades do município, dos diretores e colegas da emissora.
Inclusive do não menos saudoso Padre Cunha, que na época apresentava na Rádio Correio da Serra, o programa “Despertar Com Deus”.

Outra sincera homenagem partiu da amiga ouvinte “Isabelinha” que proferiu um discurso beira-túmulo, que com admirável sensibilidade e erudição a todos comoveu ao discorrer os talentos e as virtudes daquele cidadão e radialista.

Lucas Augusto da Silva Caldas partiu deixando saudade nos corações dos barbacenenses.

FONTE
Manuel Carvalho Caldas. Radialista, professor e advogado.
Um dos filhos de Lucas Augusto Caldas “Sô Quincas”.
Biografia e depoimentos em 20 de agosto (e) 09 de setembro de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Luciano Pereira Ferreira.
Rádio 93,3 FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário