quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SÉRGIO MURILO MARQUES

Sérgio Murilo Marques nasceu em Barbacena, no dia 12 de maio de 1969.

Filho de José Pereira Marques e Helena Lopes Barbosa Marques.

Começou sua experiência com rádio em 1985, aos 16 anos de idade quando pela mão do radialista Júlio Domingos da Costa Filho foi levado para a Rádio Correio da Serra AM de Barbacena.

Seu primeiro trabalho na emissora como sonoplasta, foi através do programa “Coisa Nossa” produzido e apresentado por José Paulino.

Em 1986, passou a colaborar como locutor comercial, com o setor artístico da emissora administrado à época, por Sérgio Luiz Carneiro.

Em 1990, passou a apresentar “Correio Noticias” em parceria com o locutor Hamilton atendendo convite do amigo Luiz Fernando, diretor de jornalismo da emissora e do editor e repórter Messias Márcio Thomas.

No mesmo ano, apresentou “Sinal de Alerta” horário jornalístico líder de audiência, idealizado por Antônio Carlos Doorgal de Andrada e por Messias Thomaz.

Desligou-se da emissora no final do ano de 1998, transferindo-se para a Rádio Fama FM de Carandaí.

Sérgio Murilo recorda dos seus primeiros passos na Rádio Correio da Serra. Segundo ele, onde novos caminhos profissionais foram descobertos.

[...Meu começo em rádio foi por acaso.
Fui fazer uma visita a Rádio Correio da Serra, a convite do Júlio Domingos da Costa Filho “Julinho” onde passei toda uma agradável e proveitosa tarde acompanhando seu trabalho.
Foi quando conheci o diretor da rádio na época Evair Toledo de Paiva que perguntou se era eu que estava em treinamento para ser operador de áudio.
Diante da minha negativa ele perguntou se eu queria aprender e naquele mesmo dia (como se num passe de mágica...) já estava operando a mesa de som.
Na semana seguinte passei a freqüentar a emissora na parte da manhã para aprender a trabalhar em produção de jornalismo e demais programas.
Com o passar do tempo, fui escalado para trabalhar no estúdio com transmissões esportivas. Na época se transmitiam os jogos em Barbacena e Belo Horizonte quase que simultaneamente.
Depois de algum tempo afastado da rádio, voltei quando o Sistema Regional de Comunicação arrendou a Rádio Correio da Serra, a qual passou a se chamar Rádio Nova Correio da Serra e, tempos depois, Rádio Correio.
Foi neste período em que trabalhei na produção de comerciais época, em que se adquiriram novos equipamentos para montagem de um estúdio de gravação.
Com a mudança da direção da rádio, passei a trabalhar no jornalismo, apresentando um jornal pela manhã na companhia do Hamilton, que veio da Rádio Serra Azul de Santos Dumont. Comecei a vislumbrar coisas novas além de acompanhar a introdução na emissora de um novo tipo de jornalismo através da estréia do Programa Sinal de Alerta.
Durante o período em que trabalhei na Rádio Correio da Serra tive contato com várias pessoas muito conhecidas do meio, como Paulo Alves Affonso “O Cachoeira”, Nelson Batatinha, a dupla Rosan e Gleyson, Tarcísio Santos, hoje, o “Zé Rural” da Sucesso FM.
Também me lembro do prezado Rui Fernandes, que apresentava um programa só de samba vindo a contribuir para a criação da Liga das Escolas de Samba de Barbacena.
Após minha saída da Rádio Correio, recebi uma proposta para trabalhar no escritório que a Rádio Fama FM de Carandaí, tinha em Barbacena.
No início fazia cobrança dos comerciais, e em seguida passei para a área de vendas, onde trabalhei por mais de dez anos.
Mesmo atendendo a Fama FM, fui convidado a trabalhar na Rádio Barbacena, como operador de som, mas acabei ficando mesmo no departamento comercial da Fama.
Nesse tempo houve a associação da Rádio Barbacena ao Sistema Globo-Minas de Rádio, onde pude acompanhar de perto toda a sua implantação.
Meu último trabalho em rádio foi em 2008, na 93,3 FM quando fui convidado pelo amigo Marcelo Coelho a participar da equipe de vendas.
Durante todos esses anos, afirmo que em matéria de rádio, trabalhei em quase todos os setores: operador, locutor, programador, manutenção, gravação, jornalismo e departamento comercial...].

Sérgio Murilo soube administrar sua carreira de forma harmônica, transformando-a em ato singular de expressão nas Rádios Correio da Serra AM, Fama FM, Barbacena AM e 93,3 FM.

Um nome da atual geração da radiodifusão que, exalta o que é digno, provando que a renovação é importante no rádio e deve ser sempre encarada com bons olhos.

Refiro-me a ele, através do projeto Radioifusão com o carinho e apreço que ele merece.

FONTE
Sérgio Murilo Marques.
Depoimentos em março de 2006 e fevereiro de 2010.
Júlio Domingos da Costa Filho “Julinho”.
Apoio documental em abril de 2006.
Genilton Rodrigues Costa. Publicitário e radialista.
Apoio documental em maio de 2006.
Messias Márcio Thomaz. Radiojornalista.
Apoio documental em junho de 2008.

PRÓXIMA POSTAGEM
Síria Acib Tão.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário