segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MIRIAM RODRIGUES LOPES DE BARROS

Nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 03 de outubro.

Filha de Julio Lopes e Nadir Rodrigues Lopes.

Radiofonicamente conhecida como “Miriam Lopes”.

Vários nomes acabaram sendo lançados pela Rádio Sucesso FM, mas inegavelmente, Miriam Lopes deixou sua marca registrada se tornando uma figura de grande prestígio junto a administração da ABC Rádio e Televisão – Sucesso FM.

Miriam foi para a Sucesso FM em 1 de agosto de 1989, onde fez um pouco de tudo: foi repórter, redatora, produtora e rádio-escuta, sobressaindo-se junto a divisão de radiojornalismo ao lado dos companheiros Jairo César Athademo, Rogério Varandas e Cristovam Abranches.

Com formação em Direito, cantora, compositora e violonista, dona de um sorriso fácil se tornou simpática ao público. Venceu preconceitos, obstáculos e tabus adotando a Sucesso FM como início de carreira.

Permaneceu na emissora até 15 de setembro de 1991, se transferindo algum tempo depois para Brasília onde exerce a atividade de analista de sistema junto ao TJDFT-8ª Vara da Fazenda Pública do DF.

Miriam é o que se pode chamar de talento precoce.
Iniciou-se no mundo artístico, como cantora, com apenas 7 anos de idade.

Participou de festivais, recebendo o troféu de “melhor intérprete” no 1º e 2º Festivais de Música Sacra de Barbacena, nos anos de 1984 e 1985.

Participou do concurso nacional de novos talentos, promovido pelo “Domingão do Faustão” com a música “Quando o amor acontece” de João Bosco, classificando-se na 1ª etapa realizada no DF, o que a despertou para um sonho antigo: gravar um CD.

Daí em diante, não parou mais.
Começou a cursar técnica vocal, tendo sido aluna de Kátia Azevedo e do Maestro Marconi Araújo.

Em outubro de 2002, foi lançado, na Sala Funarte de Brasília, o tão sonhado CD “Todo Sentimento” com arranjos assinados pelo Maestro José Cabrera, que também acompanhou a cantora no espetáculo (teclados), ao lado de Amaro Vaz (bateria), Vladimir Barros (baixo) e Ricardo Barrinecheia (saxofones).

O CD resgata composições dos melhores autores da nossa música: Djavan, Ivan Lins, Cristóvão Bastos e Aldir Blanc.
Todas revisadas por Miriam Barros em novos e melodiosos arranjos.

Essa história não me foi contada; pude testemunhá-la ao vivo, nos tempos da Rádio Sucesso.

Na época, tive a felicidade de participar dos momentos de alegria, dos sonhos, das fantasias e das projeções profissionais da jovem e cara radialista e intérprete, Miriam Rodrigues Lopes de Barros.

FONTE
Miriam Rodrigues Lopes de Barros.
Depoimento em maio de 2006.
Agradecimento e apoio documental
www.miriambarros.mus.br

PRÓXIMA POSTAGEM
Moacir da Silva Filho.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário