domingo, 12 de setembro de 2010

MARINHO LUIZ DA ROCHA

Nascido em 22 de agosto de 1916 em Senhor do Bonfim, hoje, Aracitaba.

Filho de José Lopes da Rocha e Ana Maria de Jesus Rocha.

Chegou a Barbacena em 1929, trazido pelo Monsenhor Raul de Azeredo Coutinho, por possuir na época grande conhecimento nos idiomas Inglês, Francês e Latim.

Professor Marinho Luiz da Rocha, responsável ao lado dos companheiros Bodo Grandcke e Nilo Milagres pela fundação e instalação do primeiro serviço de radiofonia em Barbacena, feito realizado em maio de 1947.

No mês de dezembro do mesmo ano, recebeu autorização para a oficialização desse veículo de comunicação com inauguração em 11 de janeiro de 1948 com a denominação de RÁDIO BARBACENA – ZYL 8.

Marinho Luiz da Rocha fundou em 1962, a ABIR Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio, e no ano de 1967, o NICS Núcleo de Intercâmbio Cultural e Social; posteriormente uniu-se a um grupo de amigos para fundarem o Clube Caça e Pesca.

Fundador da Academia Barbacenense de Letras, onde ocupou uma cadeira, tendo ainda o privilégio de pertencer a Academia de Letras de São João Del Rei.

Trabalhou no início da Rádio Barbacena, como auxiliar-técnico de Bodo Grandcke ocupando algum tempo depois, o cargo de diretor-técnico da emissora.

Ao longo de 1948, se destacou ao lado de Nilo Milagres, pelas primeiras reportagens externas da Rádio Barbacena sobressaindo-se, principalmente, quando da realização da primeira transmissão esportiva, direto do estádio Walter Antunes, campo do Andaraí, fato pioneiro sob o comando de João Pereira da Silva “Nhô Praxedes”.

Tal iniciativa creditou à Rádio Barbacena, a primeira emissora do interior de Minas Gerais, a transmitir ao vivo uma partida de futebol.

Além do esporte e das diversas transmissões sociais, incluindo, as de cunho religioso, direto da Igreja Matriz da Piedade, Marinho Rocha teve participação destacada em vários outros setores da rádio devido às dificuldades técnicas operacionais da época, colaborando ainda como técnico nas Rádios Carijós de Conselheiro Lafaiete, Cultura de Santos Dumont e Correio da Serra de Barbacena.

Aposentado da Escola Agrícola Diaulas Abreu, onde prestou serviços como almoxarife e inspetor de alunos, se tornou o responsável pela transmissão e narração via Rádio Barbacena, da missa dominical das 08h00h, apresentando ainda aos sábados pela mesma emissora o programa Intervalo Rosa Cruz.

Professor Marinho Luiz da Rocha.
Uma trajetória profissional e social digna de aplausos e, principalmente, do reconhecimento da radiodifusão barbacenense que hoje, certamente, desfruta das facilidades que proporciona a tecnologia.

FONTE
Marli Consuelo da Rocha.
Depoimento em setembro de 2004.
José Theodorico de Paula.
Depoimento em setembro de 2004
João Pereira da Silva.
Depoimento em outubro de 2004.
Benedito Fernandes Carlos.
Depoimento em outubro de 2004.
José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”.
Depoimento em novembro de 2004.
Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”.
Depoimento em maio de 2005.
Marli Consuelo da Rocha.
Acervo fotográfico e documental. (diversos).
“Os Primeiro Tempos da Emissora Rádio Barbacena ZYL 8”.
Autor: José Theodorico de Paula. Janeiro/1976.

PRÓXIMA POSTAGEM
Mário Villardi Júnior.
Rádio Sucesso FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário