quinta-feira, 16 de setembro de 2010

WALMICK CAMPOS

Natural de Barbacena onde nasceu no dia 23 de novembro de 1928.

Filho de José de Alencar Campos e Rita Martins Campos.

Sua primeira apresentação diante de um microfone se deu em 1948, na ZYL 8 Rádio Barbacena Ltda, de propriedade do grupo Alceu Nunes Fonseca & Cia. Ltda organização “RADINTERIOR” sediada na então capital Federal, Rio de Janeiro, GB, a Avenida Rio Branco, 138, 9º andar, edifício Sul America.

O estado de ânimo de Walmik Campos, alegrias, tristezas, raivas e outros sentimentos se manifestavam ali, nos microfones da Rádio Barbacena onde viveu as maiores emoções de sua vida.

Walmick Campos foi o segundo locutor barbacenense a ser contratado pela Rádio Barbacena, seguido por: (pela ordem)
Walter Bonato Neiva
Benedito Fernandes Carlos
Sérgio Fernandes.

Outros nomes já faziam parte do elenco da emissora:
João Pereira da Silva “Nhô Praxedes” (pioneiro do esporte pela ZYL 8)
Bodo Grandcke “Alemão” (1º diretor técnico)
Marinho Luiz da Rocha (auxiliar técnico)
Nilo Milagres (manutenção/transmissores)
Barbosa Silva (substituto de João Pereira da Silva, seu tio)
Leda Piacesi (secretária).

Ressalta-se que, o primeiro locutor (genuinamente barbacenense) contratado pela Rádio Barbacena, através de Teste Público para Locutores, realizado nos primeiros dias de janeiro de 1948, foi José Theodorico de Paula, popularmente conhecido como “José de Paula”.

No campo das biografias radiofonizadas podemos citar o desempenho de Walmick Campos (direção e apresentação) em: Uma Página Para Você, que se constituiu num dos maiores lançamentos da radiofonia barbacenense.
Criada em 1948, pelo jornalista Ney Peixoto do Vale e lida á época, por João Bathista Leite, Juracy dos Santos Rocha, Walter Bonato Neiva e Ruben Loyal.

Um horário nobre, onde Walmik Campos em época de tempos difíceis, em pleno regime militar, se lançava com incrível tenacidade e denodo a uma idéia, a um objetivo: levar a sociedade barbacenense a um congraçamento geral, a um estágio de harmonia e bem querer, banindo ódios, egoísmos e entronizar o amor.

Combateu com veemência as hipocrisias da sociedade e o conservadorismo dos políticos.

A experiência de Walmik no comando de Uma Página Para Você reforçou os conceitos da Rádio Barbacena junto à opinião pública.

Walmic Campos notabilizou-se também pelas apresentações da Oração da Ave-Maria.

Walmik vivenciou momentos impostos pela repressão que se sucedeu ao AI-5.

Respirou novos ares e driblou a angústia do confronto com a truculência policial da ditadura.

À época, muitas das vezes, viu as suas laudas de política, reduzidas por causa de sensores dentro da Rádio Barbacena.

É dessa época um dos inúmeros momentos que consolidaram a reputação do radiojornalismo da ZYL 8 Rádio Barbacena, através de Uma Página Para Você.

Walmik Campos em diversas reuniões com a direção da rádio, ouvia a recomendação de que tivesse cuidado com o que viria a redigir e comentar durante o programa.

Eu mesmo presenciei momentos em que Walmik Campos precisou, ao microfone, ser duro, outros em que se fazia de amigo e outros em que era levado (com os olhos marejados de lágrimas) a omissão.

Walmik se tornou um dos mais qualificados nomes da radiodifusão em Minas Gerais, além de ter o seu nome reconhecido a nível nacional, principalmente, no Rio de Janeiro, com passagem pela Rádio Nacional, onde teve o privilégio de ser comandado pelo radialista Renato Murce.

Radialista sério e com aguçado senso critico, Walmik Campos, viveu o rádio em sua plenitude; passou pelo rádio não permitindo que o rádio passasse simplesmente pela sua vida.

Convidado por Alceu Nunes da Fonseca ocupou a gerência da Rádio Barbacena e, em seguida, se transferiu para a Rádio Industrial de Juiz de Fora, considerada uma das mais completas emissoras do país.

Na Rádio Industrial, Walmick, trabalhou ao lado dos companheiros Renato Murce e de César Ladeira, pertencentes ao cast da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Além do rádio, Walmik Campos desempenhou funções paralelas como funcionário da Caixa Econômica Federal e de Vereador por quatro mandatos durante a gestão do prefeito José Eugênio Dutra Câmara.

Amigo de Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek, Walmik, sempre acreditou na força do rádio, seja como veículo de informação ou de entretenimento.

Ainda, teimosamente e, emocionado, acreditou no rádio AM, como um grande meio de comunicação que estacionou, sem se adaptar nem evoluir (com raras exceções).

MINHA HOMENAGEM
Walmick Campos para quem não posso mais telefonar, foi um dos primeiros companheiros de microfone que fiz na Rádio Barbacena, quando comecei na emissora em 21 de julho de 1971,(administração de Albertina Abraão).
Ele foi meu parceiro de bate-papos ao cair das tardes, tendo como local a sacada do edifício da Associação Comercial, região central da cidade, nos momentos que antecediam as suas entradas no estúdio para a apresentação de Uma Página Para Você. Gostava de ouvi-lo!
Raciocínio rápido e leveza ao falar...
O que posso dizer é que, a nossa amizade, jamais sofreu um arranhão.
Walmick Campos foi um exemplar radiojornalista, grande como prosador, e grande, em honradez, de probidade, de honestidade moral e intelectual.
Educado, humilde e bom. Não posso mais conversar com ele! [Rogério Varandas].

FONTE
Walmick Campos.
Depoimento em outubro de 2005.
José Theodorico de Paula. Radialista, advogado e autor.
Depoimento em outubro e novembro de 2005.
Complemento bibliográfico “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro/1976.
Autor: José Theodorico de Paula.

Apoio documental ao longo de 2005.
Enice Maria Abreu Campos
Wander Abreu Campos
Watson Arthur Campos
Wanice Abreu Campos
Nice Maria Abreu Campos
Michelle Cristina Martins Barbosa (Portal-barbacenaonline)

PRÓXIMA POSTAGEM
José Roberto Coimbra.
Rádio Fama FM de Carandaí, MG.

Um comentário:

  1. Obrigado Rogério Varandas, uma LINDA E MERECIDA homenagem a meu PAI WALMIK CAMPOS, SAUDADES, SAUDADES

    ResponderExcluir