terça-feira, 7 de setembro de 2010

JOSÉ THEODORICO DE PAULA

Natural de Barbacena, onde nasceu em 27 de dezembro de 1926.

Filho de José Theodorico Dias Junior e Maria de Paula Dias.

Poucas palavras para definir José Theodorico de Paula.

Radialista, advogado e autor.

Um profissional que, pela modéstia e pela humildade, jamais se colocou na posição de destaque que sempre mereceu. Um dos nomes destacados da Rádio Barbacena.

Funcionário aposentado do INSS Instituto Nacional de Seguro Social, reside em Barbacena, cercado pelo carinho de seus familiares e amigos.

Dono de sólida cultura e versatilidade na vida radiofônica nos deixou uma trajetória de realizações capazes de consagrar qualquer trabalhador do rádio.

Sua presença se impunha pelo comportamento e pela capacidade com que exercia as funções.

Enfim, uma boa parte da sua vida direcionada a um trabalho útil. Foi admitido para um período de estágio na Rádio Barbacena pelo diretor artístico, João Baptista Leite.

Identificado radiofonicamente como José de Paula e, diga-se de passagem, o (primeiro locutor barbacenense) a trabalhar na emissora exerceu suas atividades no período de 15 de fevereiro de 1948 a 31 de março de 1950.

Como estagiário apresentou o programa social “As suas ordens” onde permaneceu por muito tempo.

No dia sete de março de 1948, foi oficialmente admitido como funcionário com atribuições de locutor.

Ressalta-se que á época, o quadro de locutores, redatores e programadores da Rádio Barbacena era composto por funcionários procedentes de outras cidades, ou seja, Maurílio dos Santos Fonseca, João Baptista Leite (RJ), Ney Peixoto do Vale (Macaé, RJ.) e Décio Brandão (Ponte Nova, MG) todos pertencentes à Organização Radinterior com sede no Rio de Janeiro, GB.

José de Paula, além de locutor, atuou na função de diretor-artístico da Rádio Barbacena de agosto de 1949 a dezembro do mesmo ano, além de gerenciar a emissora no período de janeiro de 1950 a março daquele mesmo ano.

Após 1950, José de Paula atuou esporadicamente na ZYL 8, sem vínculo de emprego.

Por volta de abril de 1949, José de Paula se notabilizou pelo deslocamento para Barbacena, do radialista Jece Valadão procedente da Organização Radinterior similar de Cachoeiro do Itapemirim, ES, de onde veio transferido para ocupar o cargo de diretor-artístico.

Decorridos dois meses, Jece Valadão exonera-se da Radinterior se transferindo para a Rádio Tupi do Rio de Janeiro, afirmando-se como locutor de projeção nacional. Pouco mais tarde, Jece Valadão ingressa no cinema.
Tornou-se um nome fundamental do cinema novo.

Foi exatamente em 19 de julho de 1948, que teria ido ao ar, o programa “Sonhos e Lendas” em sua primeira edição e produzido por José de Paula. Horário líder absoluto em audiência. E dos bons!

Chegou-se a criar, exclusivamente, para o “Sonhos e Lendas” um conjunto de seresteiros, denominado de “Boêmios das Alterosas” dirigido pelos Mestres Adrião, Onofre Santana, o “Romualdo” (músicos da Banda do 9º BPM), apoiados por Mestre Agenor Macedo, (músico amador) e pelos entusiastas Bernardo Lasnor, Geraldo Magela de Souza e sua esposa Maria do Carmo Carvalho de Souza.

O grupo musical se fez presente em quase todas as audições do programa, abrindo espaços, principalmente, para composições de autores barbacenenses, como os trabalhos apresentados pelas Irmãs Souza.

José Theodorico de Paula salienta que, teve participação especial, na ocasião da comemoração do primeiro aniversário da Rádio Barbacena.

Em seu trabalho “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena” de janeiro de 1976, ele assim se manifesta:

“Estávamos nos primeiros dias de janeiro de 1949.
Respondia pela direção-artística da Rádio Barbacena, Lázaro Ilmar Ferreira Carneiro o “Sérgio Fernandes”.
No quadro de locutores, a rádio dispunha de Walter Bonato Neiva, Romeu de Souza Rainho, Benedito Fernandes Carlos e Paulo Barbosa.
Às vésperas do aniversário, o companheiro Ademar de Castro Leite, gerente comercial da rádio, em uma conversa informal, solicitou-me que redigisse algo em homenagem à Rádio Barbacena.
Aceitando, elaborei uma crônica, apresentada por mim, no dia 11 de janeiro de 1949, numa segunda-feira, precisamente às 18:20h no programa “Uma Página Para Você”. Ei-la:

“Uma Página Para Você”
A minha página de hoje, eu dedico a você Rádio Barbacena.
A você sim, que airosamente ergue do coração da cidade a sua antena, para levar aos mais longínquos rincões da nossa terra, a sua voz amiga, proporcionando sempre aos seus inumeráveis ouvintes, o ensejo de momentos raros.
Dentro de um postulado irrefutável de bem-servir, você até aqui, vem se desincumbindo da sua missão sagrada – de certa maneira digna e louvável. Reunindo o útil ao agradável que é o seu fator primordial e basilar, no qual você se suste, e, desenvolve-se e desempenha a sua nobre missão até esta auspiciosa data 11 de janeiro de 1949 em que, comemora o seu primeiro aniversário, você tem sido vitoriosa, graças à perseverança dos seus obstinados colaboradores.
São esses, os laboriosos obreiros que querem ver o seu progresso, o engrandecimento da nossa Terra. Parabéns Rádio Barbacena!
Orgulhosos a parabenizamos pela vitória da sua primeira fase de atividades, cujo marco é esta data 11 de janeiro.
Parabéns por ter transposto, o seu primeiro ano de trabalhos contínuos.
Assim, Rádio Barbacena! Indiferente aos caprichosos acontecimentos, você haverá de prosseguir no desempenho da sua missão.
Confiante nos elementos favoráveis constituidores do êmulo que motiva e inspira a todos os seus artífices.
Apoiada na alavanca do progresso que a aciona, prossiga convicta de outras tantas vitórias.
Vencendo obstáculos, transpondo barreiras e arrebatando multidões, sua onda sonora continuará sendo o veículo condutor de variadas sensações, para o espírito dos seus amigos anônimos.
Invadindo casas e penetrando no âmago do coração, atingindo o intimo da sensibilidade de cada um desses seus respectivos valores individuais e privilegiados: a música com o seu devaneio; as informações e notícias com a sua utilidade e sentido educativo; o humorismo, com a sua suavidade distrativa para o espírito cansado.
Eis em que consiste a sua tarefa Rádio Barbacena!
É esta, em resumo, a sua missão Rádio Barbacena.
E, é por tudo isto que eu lhe dedico hoje, está página.
É, por tudo isto que, subtraindo-me no cargo de funcionário como o sou, venho também através desta croniqueta singela,congratular-me com você, à guisa de regozijo pela passagem do seu primeiro ano de vitoriosos trabalhos.
Mas ainda: almejo que em tempos por vindouros, perante o esplendor da glória máxima, essas palavras com que me manifesto nesta página os meus anseios sinceros, tomem as dimensões da multiforme realidade e sejam a autêntica expressividade da própria concretização desses mesmos anelos.
Esses, representando outrossim, os meus mais altos sentimentos, os de todos os seus funcionários do mais graduado até o mais humilde, assim como os de todos os barbacenenses.
É, enfim, por tudo isso Rádio Barbacena, que eu lhe dedico hoje, esta crônica que espero, você a receba cordialmente, como... UMA PÁGINA PARA VOCÊ!
José de Paula.
Barbacena, 11 de janeiro de 1949.

AGRADECIMENTO
Agradeço ao Grande Arquiteto do Universo a oportunidade de estar participando ao lado de José Theodorico de Paula, da história da Rádio Barbacena hoje, parceira do Sistema GloboMinas de Rádio.

José de Paula com serenidade e desprendimento, contribuiu de forma singular para o êxito deste levantamento através das informações detalhadas contidas no acervo “Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena” (Janeiro-1976) de sua autoria, cujo exemplar, me presenteado por ele, guardo com o maior carinho. Rogério Varandas.

FONTE
José Theodorico de Paula. Depoimento em outubro 2007.
“Os primeiros Tempos da emissora – ZYL 8 Rádio Barbacena”.
José Theodorico de Paula. Janeiro de 1976.
“Radiodifusão – a história das emissoras de rádio de Barbacena”.
Rogério Varandas. Agosto de 2004.

AGRADECIMENTO
www.terra.com.br/istoégente/326.
Reportagemjecevaladao/26/2/2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Júlio Domingos da Costa Filho “Julinho”.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário