terça-feira, 7 de setembro de 2010

JOSÉ FRANCISCO DOS REIS FORTES

Nascido em Barbacena, em 20 de outubro de 1933.

Advogado criminalista e jornalista.

Uma das expressões máximas da Rádio Barbacena, onde atuou como locutor, radioator e produtor dedicando-se nas horas vagas ao canto.

Ingressou, efetivamente, na emissora em princípios de 1951, contratado pela “Radinterior Empresa Alceu Nunes da Fonseca Ltda”.

José Fortes atuou por vários anos como locutor e Diretor Artístico da rádio, sendo transferido em 1952, para a Rádio Industrial de Juiz de Fora, pertencente à rede “Radinterior”.

Logo após, teve oportunidade de trabalhar no Rio de Janeiro, contratado pela Rádio Mayrink Veiga.

Em seguida, transferiu-se para Belo Horizonte, onde, alternadamente, de 1958 a 1961, trabalhou nas Rádios Inconfidência, Itatiaia, Mineira e Guarani.

Possuidor de uma bonita voz caracterizada por um timbre inconfundível, José Fortes, se declarava um apaixonado pela Rádio Barbacena, enfatizando que a emissora era, o cartão de visita da cidade considerando-a como uma das melhores do interior de Minas na década de 50.

“À época, tínhamos o melhor corpo de locutores como Walmick Campos, Santos Rossi, Walter Bonato Neiva, Sérgio Fernandes e Romeu Rainho. Tivemos ainda nomes de projeção nacional e internacional nas pessoas de Luiz de França, com passagens por diversas rádios do país.
Lembro também o nome de Jece Valadão, no cinema e de Hélio Costa, repórter internacional da Rede Globo, proprietário da ABC Rádio e Televisão Ltda/Sucesso FM e nosso representante no Senado Federal.
Confesso ter saudade dos primeiros passos da emissora em Barbacena a partir de janeiro de 1948.Um início de muitas esperanças principalmente, o de visualizar a rádio, entre as primeiras emissoras mineiras.
Saudades dos companheiros Marinho Luiz da Rocha e Alceu Nunes da Fonseca. Na época, através do Marinho, tomei conhecimento de alguns fatos relacionados ao Bodo Grandcke. Sabia pouco a seu respeito.
Bodo era um grande amigo do Marinho Rocha. De nacionalidade alemã, veio para o Brasil, se alojando durante alguns anos em Barbacena.
Técnico (ou) Engenheiro Eletrônico propôs ao Marinho a montagem de uma emissora de rádio. Os dois conheceram Alceu Fonseca, um carioca, natural da cidade de Maricá.
Unindo forças, o trio conseguiu realizar o sonho do lançamento da Rádio Barbacena, inaugurada em 11 de janeiro de 1948.
Uma história escrita com profissionalismo, trabalho, saudades e alegrias”.

Gostaria de parabenizar o amigo e radiojornalista Rogério Varandas, pela iniciativa desta pesquisa voltada às nossas emissoras, principalmente, a Rádio Barbacena, “a melhor memória da cidade”.

FONTE
José Francisco dos Reis Fortes "Pingo".
Depoimento em Maio de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
José Francisco Baumgratz.
Rádios Barbacena AM e Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário