quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ROMEU DE SOUZA RAINHO

Admitido como locutor na Rádio Barbacena, em julho de 1948.

Radioator, redator, produtor de programas e apresentador de auditório.

Em abril de 1949, assumiu o cargo de Diretor-Artístico da Rádio Barbacena, administrada pela Organização Radinterior de Alceu Nunes da Fonseca. Emissora gerenciada à época, por José Theodorico de Paula.

Alcançou notoriedade, declamando poemas dos mais consagrados poetas da língua portuguesa.

Idealizou e apresentou o programa “Valsas e Canções”.

Colaborou com a divisão de radioteatro da Rádio Barbacena, através do programa “Cortina Sonora” ao lado dos companheiros Walmick Campos, Benedito Fernandes Carlos, Sérgio Fernandes, Nadyr Manoel da Silveira, Nilcea Prenassi e Elizabeth Dorotéia Araújo “Betty”.

A partir de abril de 1949, apresentou o programa de auditório “Parada Infantil” no Cine Brasil.

Em 1950, desligou-se da Rádio Barbacena, sendo contratado pelo cantor e compositor Luiz Gonzaga o “Rei do Baião” que, na oportunidade, estava fazendo “tournée” pelo Brasil sob o patrocínio do “Colírio Moura Brasil”.

Romeu Rainho manteve-se por muito tempo nessa atividade, nessa mesma firma, como apresentador dos artistas que eram contratados para promoções publicitárias pelo interior do Brasil.

Tornou-se mais tarde empresário nesse ramo artístico-comercial, tendo a seguir assumido sucessivos compromissos com outros famosos artistas e outras conceituadas empresas.

Romeu Rainho além de empresário, se tornou o companheiro dileto de Luiz Gonzaga, denominando-o carinhosamente como o “filho do velho Januário e da velha Santana” ou “pernambucano valente das redondezas da Serra do Araripe”.

Em 1982, realizou uma entrevista com cantor Luiz Gonzaga, um trabalho histórico, realizado no Museu da Imagem e do Som “Alfredo Ferreira Lage” de Juiz de Fora, MG.

Gravou também um CD contendo as suas principais declamações com destaques para:
“Prece de São Francisco de Assis”.
“Oração de um Órfão de Guerra” de Orlando Cavalcante.
“Gente Humilde” e “Carolina” de Machado de Assis.

Romeu Rainho emocionou e tocou profundamente a sensibilidade de seu público ouvinte. Um nome especial da Rádio Barbacena.

Uma pessoa, de imaginação inspirada e sonhadora.
Um grande radialista e poeta.

FONTE
Romeu Rainho.
Depoimento em maio 2006.
José Theodorico de Paula. Radialista, autor e advogado.
“Os Primeiros Tempos da Rádio Barbacena – 25 Anos”.
Janeiro: 1976.

PRÓXIMA POSTAGEM
Sérgio Murilo Marques.
Rádio Correio da Serra AM.

Um comentário: