José Carlos de Souza é natural de Nova Friburgo, RJ, onde nasceu no dia 02 de outubro de 1936.
Filho de João André Pattoilo e Izaura Costa Santos Souza.
Idealizador e apresentador do programa “Hora Portuguesa”.
“...Entre as montanhas de Minas, no sítio Trás-os-Montes, de minha propriedade, em uma fria noite de outono, ao som de Paulo Burgos e seu piano, regada a um bom vinho e petiscos, reunida a família com alguns amigos, revendo algumas fitas gravadas durante uma pequena viagem à terra lusitana, onde pude rever alguns familiares que lá residem, nasceu a idéia de um programa puramente português, contendo não somente músicas, mas fazendo o ouvinte transportar-se à além mar, com seu folclore, sua história, sua poesia, sua cultura, sua gastronomia. A idéia do programa “Hora Portuguesa” surgiu em um ambiente de recordações, com tantas coisas aprendidas com meu saudoso pai...”.
[José Carlos de Souza. Barbacena:12/09/2005].
HORA PORTUGUESA
O primeiro programa foi ao ar em 15 de maio de 1981, trazendo de além mar o que há de mais belo em músicas, poesias e curiosidades da querida terra lusitana. Único em Barbacena e região.
Em pouco tempo, conquistou a simpatia dos ouvintes, não só entre lusitanos e seus descendentes, mas também entre aqueles de outras nacionalidades e descendências, como também entre todas as camadas sócias e faixas etárias.
Cumpre ressaltar que o sucesso deu-se ao incentivo de amigos, alguns patrocinadores do primeiro ao último programa, aproximadamente dezoito anos depois.
Com grande sucesso alcançado em Barbacena, José Carlos, o Português foi convidado a apresentar e (apresentou) Hora Portuguesa em outras cidades de grande porte: Juiz de Fora (Rádio Nova Cidade) e Conselheiro Lafaiete (Rádio Carijós).
Graças ao carinho dos ouvintes, foi também convidado a apresentar em São João Del Rei – rádios (Sanjoanense e Emboabas), bem como em Belo Horizonte.
Àquela época, ainda produtor rural e Chefe do Fomento Econômico da então Secretaria Municipal de Expansão e Turismo da Prefeitura Municipal de Barbacena, não pode aceitar.
EMPRESÁRIO E AMIGO, FERNANDO PEREIRA
José Carlos de Souza destaca o apoio recebido pelo amigo e empresário Fernando Pereira, proprietário de “A Lusitana” de Conselheiro Lafaiete:
“Fernando Pereira que, além de ser um dos patrocinadores do programa, do primeiro ao último, fez questão e com muita alegria lá compareci, em 2000, quando das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, para apresentar um programa especial.
Lá, também, durante todo o tempo em que permaneci no ar, foi total o apoio do saudoso Diretor da Rádio Carijós, o jornalista Alfredo Garmini, como também do Comendador Horácio Casarões, fundador e Diretor do Lar Mena”.
Dentro do contexto radiofônico José Carlos, teve muitas alegrias. Participou de memoráveis eventos, conheceu e esteve com notáveis autoridades lusitanas:
Em 1981, visitou o Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro se reunindo com o então Cônsul Geral de Portugal, Dr. José Jorge Borja.
No mesmo ano visitou o Consulado de Portugal em Belo Horizonte, conhecendo o Vice-Cônsul de Portugal, Dr. Octacílio Ferreira Cristo.
Em 1983, convidado pela Câmara Municipal de Congonhas, esteve com o então Primeiro Ministro Português, mais tarde Presidente de Portugal, Dr. Mário Soares.
Em 1984, convidado pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte, quando era o Cônsul Dr. Manoel Monteiro Branco Batista, esteve com o então Embaixador de Portugal no Brasil, Dr. Adriano de Carvalho.
Em 1998, em belo Horizonte, se reuniu com o atual Presidente de Portugal [2005] - Dr. Jorge Sampaio.
Também em 1998, encontrou-se com o Dr. João Cortes Real, na época Cônsul de Portugal em Belo Horizonte.
José Carlos ressalta o apoio recebido por parte do Consulado de Portugal em Belo Horizonte:
“Àquela época, o então Cônsul, Dr. Manoel Monteiro Branco Batista gentilmente ofertou-me a lírica completa de Camões. Igual apoio recebi do Vice-Cônsul Dr. Octacílio Ferreira Cristo.
Sempre fui convidado a participar das solenidades realizadas naquele Consulado, como também no Centro das Comunidades Luso-Brasileira. Em 1987, durante o programa em comemoração ao 10 de Junho, Dia da Raça, Dia de Portugal, tive a grande honra de receber nos estúdios suas Excelências o Cônsul, Dr. Manoel Joaquim dos Santos Cardoso e o Vice-Cônsul, Dr. Octacílio Ferreira Cristo, acompanhados de suas respectivas esposas. Honraram-me, sobremaneira, fazendo o uso de suas palavras. Foi uma data memorável e inesquecível para mim. Igualmente grato sou ao Ministério da Educação e Cultura de Portugal, na pessoa do Dr. Artur Madureira que, por carta, comunicou-me que, a partir de 23 de novembro de 1984, o programa “Hora Portuguesa” passava a integrar o circuito de apoio de rádio do Instituto de Apoio a Imigração das Comunidades Portuguesas. A partir de então, passei a receber, constantemente, fitas K7 e prospectos do programa semanal “Portugal, Música e Informação” apresentado pelo notável Nuni Foster”.
RÁDIO DIFUSORA PORTUGUESA
Através da Hora Portuguesa, no início de 1990, José Carlos passou a receber o apoio da RDP INTERNACIONAL de Portugal.
Foram mantidos inúmeros contatos com a RDP INTERNACIONAL, na pessoa de Isabel Saraiva, Chefe do Núcleo de Intercâmbio.
Isabel, numa demonstração de apreço com José Carlos, periodicamente, envia-lhe vasto material de divulgação o que, contribuiu substancialmente para o sucesso do Hora Portuguesa.
O produtor e apresentador da “Hora Portuguesa” também manteve uma convivência salutar com a imprensa escrita portuguesa:
“Devo, também assinalar meus agradecimentos aos jornais O Lusitano, O Imigrante, O Mundo Português, O Espinhense, O ALBI – Associação Luso Brasileira de Imprensa, este do Rio de Janeiro. Fui, também, honrado com a divulgação de meu programa no jornal Estado de Minas e O Comunitário, este da Associação dos Reformados do 9º BPMMG”.
José Carlos de Souza recebeu, também, diversas obras literárias de grande valor cultural e histórico e ao longo dos 18 anos de “Hora Portuguesa”, quando das comemorações de 10 de Junho, Dia de Camões, Dia da Raça e Dia de Portugal, teve a honra de receber nos estúdios, figuras ilustres como o saudoso historiador e ex-prefeito de Barbacena, Dr. Altair Savassi; Prof. Mário Celso Rios, Presidente da ABL; Prof. Hélio Otoni, Prof. Plínio Tostes Alvarenga, entre outros.
Em razão do grande sucesso de “Hora Portuguesa”, teve a alegria de receber diversas homenagens:
Em 1982, pelo cantor Tony Lever, de São Paulo, quando de uma apresentação sua em uma das casas noturnas da cidade.
Ainda, em 1982, foi agraciado com o Diploma de Personalidade Visão, como radialista.
Em 1983, agraciado com novo Diploma de Personalidade Visão, como radialista.
Em 1986, durante a Exposição Agropecuária de Conselheiro Lafaiete, sob o patrocínio do amigo Fernando Pereira, teve a honra de apresentar o Grupo Folclórico “Nossa Senhora de Nazaré”, do Rio de Janeiro com o apoio do companheiro lusitano, José Augusto, do Rio de Janeiro.
Através de José Augusto, que participava do programa “Portugal, Sala de Espera” em parceria com os amigos Manuel Carvalho e Margarida, pela Rádio Imprensa FM, do Rio de Janeiro, teve a oportunidade de falar aos ouvintes daquele programa, dirigindo, também, uma homenagem ao Dia das Mães.
Em 1999, no Dia 10 de Junho, no Centro das Comunidades Luso Brasileiras, pelo Consulado de Portugal, foi agraciado em Belo Horizonte, com a Medalha DIA DE PORTUGAL, entregue pelo Exmo. Sr. Dr. Silvino Ferreira Leite, Cônsul de Portugal em Minas Gerais.
Na oportunidade, José Carlos recebeu o abraço fraterno da colega radialista Marlene, da Rádio Inconfidência, apresentadora do programa “Jóias de Portugal” e dos membros do Grupo Folclórico Gil Vicente.
Ainda em 1999, foi convidado para participar das Comemorações ao Dia de Camões pela Academia Barbacenense de Letras.
Em 2000, foi honrado com o convite da então Diretora do Colégio Santo Agostinho-UNIPAC-Barbacena Prof. Maria Luiza, para falar da importância dos laços entre Brasil e Portugal além de apresentar, ao vivo, a “Hora Portuguesa”.
Em 2001, convidado pelo então Presidente da FUNDAC, Prof. Edson Brandão, teve a honra de apresentar o Grupo Azeituna, da região minhota de Portugal, no Colégio Estadual Prof. Soares Ferreira.
José Carlos de Souza esclarece que “Hora Portuguesa” foi sempre apresentada através de horários locados:
“Durante os 18 anos de “Hora Portuguesa”, em ambas as emissoras da cidade. Na Rádio Correio da Serra e Barbacena, o horário sempre foi locado, como nas demais cidades onde o apresentei. Os discos usados pertenciam a discoteca de minha propriedade.
Igualmente, durante os 18 anos de “Hora Portuguesa” sempre contei com o incentivo do amigo e radiojornalista Rogério Varandas.
Alguns companheiros lusitanos, inclusive, enriqueceram minha discoteca, ofertando-me discos portugueses.
Importante assinalar que apresentei também, durante um período, pela Rádio Barbacena, o programa “Eu e Você na Madrugada” com o apoio do radialista Osmarino Eustáquio, o “Bolinha”.
Esta a pequena trajetória do programa “HORA PORTUGUESA” produzido e apresentado por JOSÉ CARLOS DE SOUZA, que durante 18 anos se transformou em uma encantadora viagem musical ao país de sonhos, tradições e encantamentos.
O reconhecimento da radiodifusão barbacenense ao grande radialista pela iniciativa deste magnífico trabalho.
FONTE
José Carlos de Souza.
Depoimento em setembro de 2005.
AGRADECIMENTO
Izaura Luiza Aparecida Rotatori de Souza.
Marli Rotatori de Souza.
Carlos Marcelo Rotatori de Souza.
PRÓXIMA POSTAGEM
José Fernandes Paraíso.
Rádios Barbacena AM e Correio da Serra AM.
Notável personalidade
Há 3 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário