sábado, 4 de setembro de 2010

JOÃO BAPTHISTA LEITE

Natural do Rio de Janeiro.

Primeiro diretor artístico da Rádio Barbacena.

Funcionário do Grupo Alceu Nunes Fonseca & Cia. Ltda - Organização “Radinterior” sediada na então Capital Federal, Rio de Janeiro à Avenida Rio Branco, nº 138, 9º andar.

Veio para Barbacena, oriundo da Rádio Sul Fluminense, de Barra Mansa, RJ.

Responsável pela elaboração da programação do cerimonial da inauguração da ZYL 8 Rádio Barbacena Ltda, em 11 de janeiro de 1948.

Ato inaugural, iniciado às 11h15m nos estúdios da emissora localizados no Edifício EDE, nº 49, 2º andar, centro, através da leitura oficial do “Texto Inaugural” pelo (primeiro locutor da emissora) Juracy dos Santos Rocha.

Logo após, João Leite passou a comandar o cerimonial anunciando o objetivo daquela reunião onde se viam presentes na Praça dos Andradas, um grande número de pessoas da sociedade local, figuras de relevo da indústria e do comércio da cidade, assim como, representantes de autoridades e de entidades classistas.

A cerimônia simples e de caráter eminentemente cívico, foi acompanhada através dos rádios (num total de 867 aparelhos receptores, registrados e presumíveis em Barbacena, em 1948) e por dois alto-falantes instalados na Praça dos Andradas, centro.

No dia 11 de janeiro, entrava no ar, elaborada por João Leite, a primeira grade de programação da Rádio Barbacena, que marcou época com destaques para os seguintes programas:

Canta Brasil.
Um Poema em Cada Melodia.
Tango e Fantasia.
Rádio Atrações L-8 (programa de auditório, apresentado no Cine Teatro Apollo).
Sonhos e Lendas (idealizado e apresentado por José Theodorico de Paula).
As Suas Ordens”.
Fazenda da Fuzarca (produzido e apresentado por João Pereira da Silva o “Nhô Praxedes”,
Melodias da Broadway.
Ave Maria (idealizado e apresentado por um longo período pelo Monsenhor Mário Quintão),.
Crepúsculo e “Uma Página Para Você (criações de Ney Peixoto do Vale).
Programa Kardecista.
Português pelo Rádio (com profº Plínio Alvarenga).
Inglês pelo Rádio (em gravações elaboradas e recebidas da B.B.C. de Londres).
Jornal falado L-8.

Começando com as transmissões externas na área do esporte, sob o comando e o pioneirismo de João Pereira da Silva, a Rádio Barbacena iniciara também as suas atividades de reportagem, como por exemplo, as transmissões das festas religiosas diretas da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade.

Como reportagem de maior relevo comandada por João Leite, Juracy Santos Rocha e José Theodorico de Paula, citaríamos a irradiação feita por todo o dia, da inauguração da Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 29 de julho de 1948, inclusive reproduzindo para os ouvintes a chegada à cidade, naquele dia, do primeiro Pelotão de alunos integrantes da primeira turma da EPCAr.

Com esse roteiro de bons programas, e com direção de broadcasting de João Bathista Leite a Rádio Barbacena manteve-se no topo de audiência, sem precedentes em sua história.

João Baptista Leite afastou-se das suas atividades na emissora, no final do segundo semestre de 1948, tendo sido designado para retornar a Rádio Sul Fluminense, de Barra Mansa, RJ, sucursal da Radinterior.

O locutor Walmick Campos, por designação superior, assume as funções de Diretor Artístico.

Neste ensejo, surge como produtor de programas, Saulo Ramos.

FONTE
José Theodorico de Paula. Radialista, advogado e autor.
“Os Primeiros Tempos da Emissora 25 Anos da Rádio Barbacena”. Janeiro-1976.
Neyde Maria Dias da Cruz Gonçalves. Professora e pianista.
Depoimento em Setembro de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
João Otávio Maurílo.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário