Nascido em Barbacena em 18 de novembro de 1937.
Filho de José Fonseca e Maria Dionizia Fonseca.
Começou na Rádio Barbacena em 1985 levado pelo diretor de esportes José Beraldo Rigoti, onde permaneceu até o ano de 1995.
Acumulando as funções de narrador, comentarista e repórter trabalhou ao lado dos companheiros Rogério Barbosa, Cristóvam Abranches e Mauro Filho.
Por lazer e por “dever de ofício” sempre acompanhou as ondas reformistas do rádio, principalmente, as de cunho esportivo, sem no entanto se esquecer, de estar atento as atuações verdadeiramente revolucionárias que a radiodifusão vem desencadeando através dos seus diversos setores.
Gozando grande prestígio dentro e fora da radiofonia barbacenense, Hamilton Fonseca, se encontra filiado a AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos desde 1987 e a ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos desde 1988.
Em 1995, passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Correio da Serra, a convite dos companheiros Beto Santos e Silva Júnior, acumulando as funções de repórter e comentarista.
Participou, direta ou indiretamente, do processo de transformação do desporto local, do encontro de novos caminhos do rádio barbacenense e da valorização profissional dos seus companheiros.
Em 1986, foi agraciado com o Troféu Imprensa/Barbacena.
Em 2003, em Belo Horizonte, com o título de Cronista Esportivo Troféu “Kafunga”.
Das suas várias jornadas esportivas, consideradas as mais importantes, tanto pela Rádio Barbacena quanto pela Correio da Serra, destacamos as seguintes entrevista:
Ruben Paz, do Olímpia, do Paraguai, em 1986.
Com os goleiros Dida da Seleção Brasileira e João Leite do Atlético Mineiro, em 2004.
Com o atacante Romário, em 2004.
Com os atacantes Reinaldo e Eder do Atlético Mineiro.
Com o técnico Paulo Autuori do São Paulo, em 2005.
Com Carlos Alberto Torres do Botafogo.
Com o comentarista da Rádio Tupi/AM do Rio de Janeiro, Chico Anísio.
Hamilton Fonseca emociona-se ao falar do rádio: “Sinto-me feliz em contribuir para uma maior abertura da radiodifusão em Barbacena. Minhas relações com o microfone são muito estreitas e gratificantes. Considero-me um simples profissional sempre pronto a amparar meus semelhantes através do universo da comunicação”.
Funcionário aposentado da Telemig – Telecomunicações de Minas Gerais, nosso companheiro Hamilton Fonseca, continua fazendo rádio com grande êxito.
Hoje, colabora com a Editoria de Esportes da ABC Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM para onde se transferiu em junho de 2010.
FONTE
Hamilton Fonseca.
Depoimento em julho de 2005.
PRÒXIMA POSTAGEM
Hamilton de Abreu Navarro.
Rádio Barbacena AM.
Notável personalidade
Há 2 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário