segunda-feira, 17 de maio de 2010

VERA LÚCIA GONÇALVES DA SILVA

Nascida em Barbacena no dia 09 de julho de 1945.
Filha de Guilherme Gonçalves da Silva e Maria José Nézio da Silva.

Vera Lúcia Gonçalves “Verinha” iniciou sua carreira na Rádio Barbacena em 19 de março de 1966, durante administração de Albertina Abrahão. Permaneceu na emissora até primeiro de abril de 1971.

No dia 23 do mesmo mês, ocupou pela primeira vez, o microfone da RB, em substituição ao locutor Ricarbene Antônio, apresentador do programa “Carnet Social” horário líder em audiência.
Graças ao seu desempenho, interesse e facilidade de improviso, foi convidada a produzir e apresentar o programa “Clube das Donas de Casa”.

Vera recorda que naquela época, quem trabalhava em rádio, tinha de ser eclético, pois nós fazíamos de tudo um pouco.

“Eu, por exemplo, devido às necessidades da época fiz os cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Senti-me mais segura no desempenho do meu trabalho artístico e jornalístico. Para se ter uma idéia, eu além dos programas que apresentava diariamente, numa escala de segunda à sexta-feira, era convocada para participar do rádio-teatro, jornal falado, transmissões externas, apresentações especiais de shows e cantores. Recordo-me de uma apresentação ao lado do companheiro Adauto Machado, no Ginásio Silvio Raso, quando da visita à Barbacena de Wanderley Cardoso. Quando eu e Adauto o apresentamos o público foi ao delírio. E para completar a minha jornada, eu ainda trabalhava no escritório e na recepção da rádio”.

Quando a Rádio Barbacena procurava se afirmar, ao longo de 1948/1949, era mantida uma audição semanal de Radioteatro, coordenada, de início por Walmick Campos e depois, por Sérgio Fernandes. O programa ia ao ar, sob o título de “CORTINA SONORA”.

Entre os anos 50 e 60, outra programação com o título “TEATRO DE SONHOS” manteve-se no ar envolvendo um bom número de atores e atrizes como: Clarisse Ferreira, José Mendonça, Théo de Paula, Elias de Souza e Silva, Virgilio Carlos, Carlos Alberto Júnior, Ana Maria Fiorino, Odécio Reis, Adauto Ayres Machado, Vera Lúcia Gonçalves, Cristóvan Abranches e outros mais.
A coordenação e as peças eram radiofonizadas por Sérgio Fernandes com o apoio técnico e sonorização de Nadyr da Silveira.

Observa-se que, á época, houve especial intercâmbio, através dos programas com os elencos externos e itinerantes do GAT Grupo de Amadores Teatrais de Barbacena (liderado por Itamar Ribeiro e Osmar de Souza Faria) e da ATEB Associação Teatral Estudantil Barbacenense.

“Tive o privilégio de trabalhar ao lado de grandes profissionais como Sérgio Fernandes, Barbosa Silva, Adauto Machado, Olinto Moreira de Faria, Nadyr da Silveira, Armando Santiago, Marcus Vinicius Moreira Paes, Rogério Varandas, José Mendonça, Moreira Júnior, Odécio Reis, Walmick Campos, Paulo Barbosa e tantos outros. Vivi uma grande fase da ZYL 8 sob administração da amiga Albertina Abrahão. Trabalhei num rádio de verdade onde tudo era correto e real. Tínhamos uma forma de trabalhar que colocava o ouvinte em primeiro lugar, por isso acreditávamos num futuro promissor para a radiodifusão barbacenense” enfatiza Vera Lúcia Gonçalves.

O sucesso da Rádio Barbacena passou certamente pela competência e o carisma de Vera Lúcia Gonçalves. Muito me honrou ter convivido com ela através da minha caminhada profissional na Rádio Barbacena.

Lembro-me do dia em que assumi a apresentação do Programa Carnet Social (minha estréia no microfone da ZYL 8) a convite do amigo e Diretor Artístico Sérgio Fernandes e cercado pela atenção profissional de Verinha.

Vera Lúcia foi uma companheira especial.
Simples, educada, disciplinada e sincera. Intrépida, tanto quanto leal. Com o coração sempre aquietado e, esparramando sorrisos, pelos corredores da ZYL 8 configurou uma etapa de sua vida, através da história da Rádio Barbacena.

FONTE
Vera Lúcia Gonçalves.
Depoimento em julho de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Lázaro Ilmar Ferreira Carneiro “Sérgio Fernandes”.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário