domingo, 16 de maio de 2010

HÉLCIO DO CARMO

Olá Rogério e amigos do blog Radiodifusão,
Sou natural de Cristiano Otoni, onde nasci no dia 1 de junho de 1938.
Meus pais: Orlando do Carmo e Margarida Marques do Carmo.

Sou associado da AMCE Associação Mineira de Cronistas Esportivos e afiliado a ABRACE Associação Brasileira de Cronistas Esportivos.

Inicie minha carreira na Rádio Correio da Serra AM na década de 80, levado pelo companheiro Silva Júnior. A emissora, à época, se localizava no edifício do antigo Automóvel Clube, no centro da cidade. Lembro que, hoje, a emissora se encontra novamente instalada no mesmo endereço.

Lá, dei os primeiros passos rumo à área do esporte acumulando as funções de editor, produtor de programas esportivos, locutor entrevistador e repórter. Motivei-me escutando o famoso Denis Menezes, à época, excelente repórter da Rádio Globo do Rio.

Fiz a minha estréia trabalhando como repórter de campo, numa cobertura de uma partida valendo pelas finais do Campeonato Mineiro entre o Atlético x Cruzeiro.
O Atlético, treinado por Têle Santana sagrou-se campeão com um gol do jogador Saulo.
Encerrada a partida, a massa atleticana foi à loucura numa explosão de alegria originando uma festa jamais vista no Mineirão.

Recordo-me que, durante a volta olímpica dos jogadores, realizei, na base da correria, a minha primeira entrevista ouvindo o jogador Saulo. Agi de forma rápida. Não sei como, consegui falar com o jogador primeiro do que os demais colegas presentes no Mineirão.
Daí fui apelidado pelos companheiros das emissoras da capital como o “Ligeirinho”.

Em 1997 passei a conciliar a Correio da Serra, com a Rádio Itatiaia de Ouro Preto na consolidação de uma grande parceria direcionada às jornadas esportivas através do sistema de transmissões ITASAT.

Colaborei também em outras emissoras de Minas, como a Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Rádio Divinópolis, Itabira e Acaiaca (Itabira) e Rádio Caratinga (Caratinga).

Além das atividades no rádio, idealizei e dirigi, antes da minha ida para a Correio, as edições do Esporte em Revista lançada na primeira quinzena de abril de 1967, com revisão do amigo Célio Copatti Mazoni e trabalho fotográfico do Foto Canário.

Na Correio da Serra além do Bola Dividida, sucesso de audiência nos anos 90, idealizei e apresentei o programas Terceiro Tempo e Arquibancada Show, levados ao ar pela antiga (Rádio Show) hoje, 93,3 FM.

Aprendi a dedicar-me por inteiro, às coisas do rádio, que sempre amei e passei a conhecer como poucos.
A Rádio Correio da Serra passou a ser parte da minha vida e a menina dos meus olhos.

Ao longo do tempo, resisti aos impactos às vezes impostos pela trajetória radiofônica, conseguindo me manter de pé. Na Rádio Correio da Serra, continuo estrada afora trabalhando e convivendo com grandes profissionais.

Atualmente, coordeno e apresento o programa de esportes Terceiro Tempo (em sua nova versão). Também colaboro com o setor artístico da emissora participando do programa musical, social e jornalístico do companheiro Odair Ferreira.

Rogério eu me sinto profundamente feliz, em deixar a minha parcela de colaboração registrada no projeto Radiodifusão. Um trabalho digno do nosso aplauso e que, com certeza, perpetuará a história do nosso meio radiofônico. Fraterno abraço e obrigado pelo seu carinho!

FONTE
Hélcio do Carmo.
Depoimentos em julho de 2007 e maio de 2010.
Foto/Hélcio do Carmo. Estádio Magalhães Pinto "Mineirão".

PRÓXIMA POSTAGEM
Manoel Antônio da Silva.
Rádio Sucesso FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário