domingo, 2 de maio de 2010

JOSÉ MENDONÇA

José Mendonça nasceu em 28 de setembro de 1942 em Juiz de Fora.
Filho de Elvidio Antônio de Mendonça e Nair Dutra de Mendonça.

Iniciou sua carreira profissional como técnico de som em 1959, na ZYL-8 Rádio Barbacena a convite do radialista Walmick Campos. Começou trabalhando como sonoplasta sob a orientação do amigo inseparável Nilo Milagres.

Com a promoção de Nilo Milagres a Auxiliar Técnico de Transmissores, José Mendonça assumiu oficialmente a condição de técnico de som passando a trabalhar sob a direção direta do professor Marinho Luiz da Rocha. Além de ocupar a vaga de Nilo Milagres, Mendonça passou a executar uma série de outras atividades técnicas incluindo, as coberturas de caráter externo da emissora.

Na parte técnica, procurou adquirir o máximo de conhecimento. Repassou o que aprendeu para muitos companheiros, entre eles Caetano Gonçalves Goulart e Wenceslau Germano da Silva, o Leiteiro da RB.

Seu primeiro trabalho externo aconteceu no carnaval de 1959, quando da cobertura dos bailes realizados na sede social do Andaraí Esporte Clube, localizado à Rua General Hernani Rabelo, centro. À época, estreou ao lado de Nilo Milagres (área técnica) e do locutor Lazaro Ilmar Ferreira Carneiro, o Sérgio Fernandes.

“Sempre procurei ouvir o Sérgio Fernandes. Um profissional querido por todos da rádio e sempre disposto a ajudar seus colegas de profissão. Atendendo a um pedido dele, passei a atuar na Divisão de Rádio Teatro onde adquiri novos conhecimentos através das produções Cortina Sonora e Teatro dos Sonhos. Atuei em diversas peças ladeado por Walmick Campos, Nadyr da Silveira, Virgilio Carlos, José Francisco dos Reis Fortes, Carlos Alberto Gonçalves Junior, Paulo Jorge Barbosa, Benedito Fernandes Carlos, Adauto Machado, Moreira Júnior, Clarisse Ferreira, Vera Lúcia Gonçalves além de uma infinidade de outros nomes pertencentes ao cast teatral da RB”. Fiz na Rádio Barbacena um bom número de amigos: Sérgio Fernandes, Nilo Milagres, Marinho Luiz da Rocha, Adauto Machado, Nadyr da Silveira, Rogério Varandas, Olinto Moreira Campos, Walmick Campos e Armando Santiago. Tenho saudades e rendo-lhes as minhas homenagens. Orgulho-me de ter passado pela ZYL 8 Rádio Barbacena onde fiz um rádio de verdade” comenta Mendonça.

José Mendonça um coração aberto e pronto a servir.
Um bom camarada!

FONTE
José Mendonça.
Depoimento em agosto de 2005.
Osmarino Eustáquio Coelho, o Bolinha.
Depoimento em outubro de 2005.
Caetano Gonçalves Goulart.
Depoimento em novembro de 2005.
Agradecimentos especiais aos companheiros da Rádio Barbacena AM.

PRÓXIMA POSTAGEM
Dr. Moacyr Salim.
Médico e radialista. Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário