terça-feira, 18 de maio de 2010

PAULO JORGE BARBOSA

Natural de Antônio Carlos, onde nasceu em 24 de novembro de 1927.
Filho de Osório Jorge Barbosa e Izolina Pinto Magalhães Barbosa.

Iniciou-se como locutor em meados de 1949, na Rádio Barbacena, administrada pela Organização RADINTERIOR & Cia. Ltda pertencente ao empresário do ramo publicitário Alceu Nunes Fonseca.

Paulo Barbosa tornou-se uma das grandes personalidades do nosso jornalismo, ocupando sempre lugares de destaque na imprensa escrita e falada de Barbacena.

Seus editoriais sempre empolgaram com os mais variados temas da vida política e social. Suas crônicas radiofônicas e seus programas culturais alcançaram destaque de audiência.

Suas qualidades profissionais e artísticas e o alto grau de sua cultura no contexto de suas produções o consagraram como uma das mais importantes figuras da nossa sociedade.

Trabalhou muitos anos no jornal “Correio Mineiro” onde teve uma atuação brilhante. Produziu para a Rádio Barbacena o noticioso “RB Tribuna”. Através do microfone da Rádio Barbacena, teve também uma atuação de relevo e seu espírito de criatividade e comunicação teve profundo acesso.

Fundou o jornal “Mantiqueira” e dirigiu a revista “Em Tempo” consagrando assim seu ideal de empresário e idealista independente, na dinamização de um jornalismo de escola.

Paulo Jorge Barbosa constituiu-se num dos brilhantes valores que pontilharam em suas diversas frentes de atividades, os microfones da Rádio Barbacena, procurando evidenciar o nome e o conceito do prefixo ZYL 8 na arrancada pioneira em busca da afirmação e do êxito.

Não poupava esforços para manter a Rádio Barbacena sempre em níveis de destaque, sempre apoiado em suas atitudes por um verdadeiro batalhão de leais e inseparáveis amigos como Nadyr da Silveira, Barbosa Silva, José Faria, Luiz Carlos Cobucci, Vicente Carneiro Maia, Marinho Luiz da Rocha, Odécio Reis, Armando Santiago, Max Leandro, o “Tio Max”, José Francisco dos Reis Fortes, o “Pingo”, Hélio Calixto da Costa, Benedito Fernandes Carlos e muitos outros.

Além de excelente locutor, destacou-se como cantor ao lado dos companheiros Carlos Alberto Gonçalves, o “Paladino dos Teclados”, Walmick Campos, Margarida Pardini Navarro “Mara Navarro”, João Siqueira, Neusa Maria, Paulo Roberto, Denilton Varandas, Magnólia Rossi, Tijuca, Geraldo Magalhães, Helena Basílio e Joel Militão.

Paulo Barbosa deu o máximo de si no sentido de que fosse mantida a tradição da Rádio Barbacena, a “Emissora da Boa Vontade” à qual, ele sempre dispensou o seu reconhecido espírito de trabalho bem como os seus esforços incansáveis para vê-la engrandecida.

Tendo sua formação cultural em Barbacena e em Belo Horizonte, ocupou lugar privilegiado em nossa sociedade, onde prestou relevantes serviços a nossa comunidade.
Paulo Jorge Barbosa faleceu em 30 de setembro de 1991.

FONTE
“Anuário Barbacena/200 Anos”. Autor: Altair Savassi.
Professor e Historiador.
José Theodorico de Paula. Radialista, advogado e autor.
Depoimento em abril de 2005.
José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”.
Depoimentos em março e abril de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Ilka Cavaca Bonaparte “Ilka Machado”.
Rádio Barbacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário