domingo, 2 de maio de 2010

NEYDE MARIA DIAS DA CRUZ GONÇALVES

Neyde Gonçalves.
Nascida em Barbacena no dia 16 de setembro de 1928.
Filha de Paulo Emílio Gonçalves e Nair Dias da Cruz Gonçalves.

Fez seus estudos primários em Barbacena com a professora Odete Rocha, cursando depois o Colégio Imaculada Conceição, onde completou seus estudos secundários.
Seu curso superior foi feito no Conservatório Brasileiro de Música, com sede no Rio de Janeiro, após realizar seus estudos de piano com a professora Luiza da Costa Nunes.

Emprestou o seu nome à área da arte musical (temas eruditos) da Rádio Barbacena, desde as suas primeiras programações lançadas ao “vivo” no decorrer do ano de 1948. Por muito tempo fez-se presente nas programações da emissora, com os seus Recitais de Piano, muitas vezes transmitidos diretamente da sua residência à rua XV de Novembro, nº 126, centro, onde tinha instalado um estúdio, também utilizado para as aulas de piano que ela ministrava.

Em várias oportunidades, foram organizados e retransmitidos por telefone, pela Rádio Barbacena, recitais variados de piano, com apresentação dos locutores Juracy dos Santos Rocha, João Baptista Leite, Ney Peixoto do Vale e Marílio dos Santos Fonseca.

De igual modo, foram feitas também, transmissões especiais da Rádio Barbacena, diretamente do apropriado estúdio de outra renomada pianista barbacenense.
Refiro-me á professora Luiza da Costa Nunes, a qual chegou inclusive a manter por longo tempo, em Barbacena, um Conservatório de Música, onde eram ministrados predominantemente cursos específicos de Piano e Violino.

Os espetáculos eram abrilhantados por seus filhos, Odaléa e Onidéa Costa Nunes, exímias pianistas e por Carlos da Costa Nunes, considerado um mestre do violino com o reforço da pianista Neyde Gonçalves.

Em fins de 1948, Neyde Gonçalves, foi convidada pela Rádio Barbacena para produzir e conduzir musicalmente ao piano, um programa semanal de música clássica com 15 minutos de duração, direto do estúdio montado em sua residência com a condução dos locutores Juracy dos Santos Rocha e João Baptista Leite.

Como artista do piano, teve o seu primeiro contato com o público, ao acompanhar a cantora lírica Ilka Machado, outra renomada artista revelada e lançada pelos microfones da Rádio Barbacena.

Em meados de 48/49, entrevistada pelo locutor José de Paula, por ocasião da inauguração do programa “De Tudo Um Pouco” da Rádio Barbacena, a pianista Neyde Gonçalves, assim respondeu às perguntas que lhe foram feitas direcionadas a música brasileira e seus autores preferidos:

“Olha, gosto imensamente da música brasileira.Tenho para mim que pode perfeitamente figurar ao lado da música estrangeira. Admiro sem limites a música clássica brasileira. Não tenho preferências por nenhum autor. Depende da peça que no momento esteja ouvindo. Tenho ouvido muito Heitor Villa-Lobos, muito especialmente a sua mais comentada obra O Prelúdio das Bachianas; Claude Debussy, com a suas bonitas páginas musicais Clair de Lune e Premiére Arabesque; Beethoven, com Sonata ao Luar; os Prelúdios de Frederic Chopin – Opus 28 nº 17, e o Prelúdio, Opus 28 nº 15. Não tenho também predileção pelas grandes músicas, porque de modo geral todas me agradam plenamente. Agrada-me, porém e muito, o gênero sentimental”. A musicista executou, depois ao piano, várias músicas clássicas.

A artista barbacenense começou a lecionar piano em Barbacena, em 1955, contribuindo para a formação de um bom número de alunos em teoria musical. Graças aos seus dons de inteligência poderia executar outros instrumentos, porém, como todo artista que se preza, preferiu dedicar-se apenas ao piano, aliás, uma decisão muito acertada e feliz.

Em 22 de setembro de 1966, Neyde Gonçalves, recebeu honrosa homenagem da Rádio Barbacena, através do programa “Gente Nossa” produzido por Nadyr da Silveira e apresentado por José Francisco Beraldo Rigotti.

Neyde Gonçalves, uma figura bondosa, humana e educada.
Um dos bons valores da arte musical barbacenense e da ZYL-8 Rádio Barbacena.


FONTE
José Theodorico de Paula. Programa: “De tudo um pouco”. Anos: 48/49. Rádio Barbacena.
Nadyr da Silveira. Programa “Gente Nossa”. Ano:22/09/1966.
José Francisco Beraldo Rigotti. Programa “Gente Nossa”. Data: 22.09.1966.
José Theodorico de Paula.
“Os Primeiros Tempos da Emissora 25 Anos da Rádio Barbacena”. Janeiro-1976.
Neyde Maria Dias da Cruz Gonçalves.
Depoimento em Setembro de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Marcus Vinícius Moreira Paes. Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário