domingo, 23 de maio de 2010

ERNESTO FRANCISCO DA SILVA

Nasceu na cidade de Mercês, MG, em 03 de dezembro de 1934.
Filho de Joaquim Francisco da Silva e Laurentina Souza Lima.

Antes era simplesmente Ernesto Francisco da Silva.
Depois, se transformou em Nélson Batatinha exemplo de classe, dignidade profissional e eficiência.
Alto, forte, bonachão e galhofeiro, legenda maiúscula, uma das figuras mais populares e queridas da história da Rádio Correio da Serra.

Atuou durante muitos anos na emissora, à época, administrada por Ivair Toledo de Paiva. Notabilizou-se como titular do programa “Manhã Sertaneja” formando dupla com o amigo do peito e operador de som Antônio Joaquim da Silva. Nélson também trabalhou durante os anos 80, na Rádio Barbacena.

Nélson Batatinha tinha um estilo próprio e irreverente o que lhe proporcionava um elevado índice de audiência. Lembramos com alegria de seu slogan usado durante as aberturas da programação, onde dizia: “Sapato ficou doente, botina foi visitar, neste momento o programa Manhã Sertaneja entra no ar”. Tudo isso, bem como todos os seus textos comerciais, eram feitos de improviso. Nada era previamente elaborado e sim criado na hora.

A criatividade artística de Nélson Batatinha era tão grande que ele tinha suas famosas novelas, com personagens voltados ao homem do campo, numa homenagem ao mundo sertanejo.

Ele, sozinho, criava o roteiro, debruçava sobre as pesquisas, fazia os personagens e ainda montava os efeitos sonoros. Nunca perdia o sentido do roteiro e o enredo de suas histórias. Produziu o seriado “Filho Adotivo” extraído da música do mesmo nome sucesso na voz do cantor Sérgio Reis, de autoria de Arthur Moreira e Sebastião Ferreira da Silva.

Nélson Batatinha gostava de declamar ou até mesmo cantar, pequenos trechos da música em seu programa... (...Com sacrifício, eu crie meus sete filhos, do meu sangue eram seis, e um peguei com quase um mês, fui viajante, fui roceiro, fui andante, e pra alimentar meus filhos, não comi pra mais de vez...).

Era fã tanto de Sérgio Reis como da dupla Tonico e Tinoco.
Também gravou com apoio dos amigos da Rádio Correio da Serra, o disco “Percorrendo Barbacena”.
Tudo que fez no rádio foi graças ao talento que Deus lhe deu.

Foi o criador, dos “Festivais de Quadrilhas” que reunia os grupos de quadrilhas de todos os bairros de Barbacena. Um evento que acontecia anualmente, objetivando o congraçamento entre os moradores dos bairros e premiando os melhores grupos com taças e troféus. Com isso, ele não só movimentava a cidade, como também procurava resgatar o nosso folclore regional.

Nas quadrilhas contava sempre com a inseparável companhia dos amigos Geraldo Manobreiro, Jair Samambaia, Paulo Alves Affonso “Cachoeira” e Rosan e do trio Três de Minas. Tais eventos chegaram a fazer parte do calendário oficial da extinta Secretaria de Turismo de Barbacena.

Nélson Silva era um homem de origens humildes e graças a sua determinação, conseguiu sobressair-se como um dos mais importantes nomes da Rádio Correio
da Serra. Uma pessoa bondosa, rica em criatividade, sempre disposta a amparar em seu coração os mais necessitados.

Dona Hilda Maria Ramos viúva de Nelson, acompanhada por seus filhos Márcia, Meire, Edmar e Edgar, das netas Ana Clara, Ana Beatriz e Maria Fernanda reverenciam Batatinha de forma carinhosa. Meire Aparecida Ramos escolhida para expressar o sentimento dos demais, recorda que seu pai foi um homem extraordinário:

“Rogério, papai foi para nós um ser humano muito especial. Foi a nossa bússola de vida e rota de segurança. Firme em suas decisões, franco e dono de um dinamismo invejável. Lembro-me dele no desempenho das suas funções como radialista ao microfone da Rádio Correio da Serra. Ele simplesmente levitava ao microfone ao comunicar-se com os seus milhares de fãs esparramados pelos bairros de Barbacena e região. Através dos microfones das Rádios Correio da Serra e da co-irmã Rádio Barbacena onde também trabalhou durante os anos 80, meu querido e saudoso pai navegava pelas ondas da vida nos fazendo sonhar. Suas histórias simples, mas, recheadas de sentido de vida, de respeito para com o próximo e de religiosidade nos transportavam para além do imaginário. Ao microfone meu pai Nelson Batatinha colecionava amigos, cantava, marcava quadrilha como ninguém, amparava os menos favorecidos pela sorte e, abria o seu coração para o mundo. Seu comportamento ético era capaz de trazer a felicidade através da boa convivência com os seus ouvintes e a sociedade barbacenense. Não foi locutor por acaso... chegou a microfone pelas mãos de Deus!. Para ajudar os mais humildes. Vários foram os momentos que marcaram a trajetória de papai como radialista. Todos gostavam dele e muitas vezes sem o conhecerem pessoalmente, o abraçavam através das ondas do rádio. Muitos o adotaram como um “amigo da família”. Passaram a ser seus ouvintes fiéis. Hoje, emocionada agradeço a cada deles. Amigos sinceros e que o acompanharam até o seu último dia de vida. Eu e meus irmãos fomos amadas por ele de forma muito intensa. Era um pai zeloso, esposo amante e dedicado. Sempre que chegava em casa após mais um dia de trabalho nós presenteava com balas acompanhadas de um fraternal abraço. A dor da sua partida às vezes ainda nos faz chorar. Já se passaram 20 anos mas, o tempo, teimosamente não apaga a sua lembrança retida em nossos corações. Hoje, temos orgulho de poder reverenciá-lo via internet através do projeto Radiodifusão idealizado por você Rogério. Aproveitando a oportunidade e, de forma sintetizada, temos a honra de poder contar ao mundo todo que somos os filhos diletos, amados e fãs do homem que tinha o dom do improviso. Que teve ética para atitudes cotidianas e que foi profundamente ousado. Esse homem foi o meu pai, Nelson Batatinha”.

No dia 2 de junho de 1989, a voz de Nélson Silva se calou para sempre...
Barbacena envolta em flores parou para o adeus a Batatinha sob o aplauso de milhares de amigos, entre eles o companheiro e sanfoneiro Sebastião Rosa.

Este foi Ernesto Francisco da Silva “Nélson Batatinha”.
Uma figura folclórica e um exemplo de profissional perpetuado através das ondas da rádio Correio da Serra a “Namoradinha do Sucesso”.

FONTE
>Walter Antônio Möller. Jornalista. Depoimento em julho de 2005.
>Hilda Maria Ramos. Depoimento em outubro de 2009.
>Meire Aparecida Ramos da Silva. Depoimento em outubro de 2009.
>Márcia Aparecida Ramos da Silva. Depoimento em outubro de 2009.

AGRADECIMENTOS
>Edgar José da Silva
>Edmar José da Silva
>Ana Clara
>Ana Beatriz
>Maria Fernanda.

PRÓXIMA POSTAGEM
Anderson Tanagino Alves.
Rádios Fama FM e 104,5 FM de Barbacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário