segunda-feira, 17 de maio de 2010

LÁZARO ILMAR FERREIRA CARNEIRO "SÉRGIO FERNANDES"

Sérgio Fernandes. Um profissional intrépido, tanto quanto leal.
Nascido no Rio de Janeiro, Guanabara, em 2 de julho de 1928.
Seus pais:Athaildo Ferreira Carneiro e Maria de Lourdes Rodrigues Ferreira.

Em 1948, no início do segundo semestre a Rádio Barbacena, sofreu alterações substanciais em sua estrutura administrativa. A primeira dessas modificações foi a transformação nas bases da pessoa jurídica da entidade.

Isto é, a empresa local que se constituíra inicialmente numa sociedade por quotas de responsabilidade limitada, fora transformada em Sociedade Anônima. E, nessa oportunidade, várias pessoas, subscreveram ações ou, noutras palavras, entraram como acionistas da nova empresa.

Quanto à outra mencionada modificação, teria sido aquela relacionada com a estrutura administrativa interna da entidade através da exoneração do cargo de Diretor Comercial o jornalista Ney Peixoto do Vale, substituído pelo locutor Almeida Neto.

Á época, Walmick Campos, assume a direção artística em lugar de João Bathista Leite. Neste ensejo, surge como produtor de programas, Saulo Ramos. Tempos depois, Walmick Campos, designado pela Administração da RADINTERIOR, deixa a emissora para exercer atribuições na Rádio Industrial de Juiz de Fora. Ausenta-se também da Rádio Barbacena, Almeida Neto.

Enquanto isso, a Rádio Barbacena ia tentando preencher as lacunas que apareciam. Admite em seus quadros como locutores, Romeu Rainho, Lázaro Ilmar Ferreira Carneiro “Sérgio Fernandes” e Benedito Fernandes Carlos.

Já nessa altura, a Rádio Barbacena teria adotado o slogan “Emissora da Boa Vontade” com Sérgio Fernandes, no comando do Departamento Artístico da emissora.

Aprendi a admirar Sérgio Fernandes, quando dos meus primeiros passos na Rádio Barbacena em julho de 1971. Um camarada especial, que acreditava no ser humano como fonte de desenvolvimento artístico, principalmente, através dos caminhos do rádio. Educado e atencioso para com todos aqueles que dele tiveram a ventura de se aproximar.

Em relação ao talento artístico de cada um, Sérgio Fernandes, durante as conversações que mantínhamos, onde, diga-se de passagem, tirei excelentes ensinamentos, afirmava que a pessoa nasce com determinados dons de Deus e com sensibilidade para determinadas áreas.
Dizia que, o ser humano desenvolve ao máximo ou ao mínimo tais sensibilidades.

Enfatizava que, todo profissional do rádio tem que ser ambicioso, no sentido de que tem que fazer algo de singular, desenvolver projetos através da pesquisa e tentar uma linguagem nova.

Deixava bastante claro que, existem diversos tipos de profissionais: os gênios que são os que criam, os diluidores que já criaram um estilo, e os copiadores, medíocres.
Sérgio Fernandes se enquadrava na primeira linhagem, num aprimoramento constante de estilo, de uma determinada rota de pensamento, originalidade e contemporaneidade, sempre vislumbrando o futuro do rádio.

Lembro-me que, nas horas de folga, sempre procurava conversar com Sérgio Fernandes. Bons papos que, geralmente eram travados nas horas de folga tendo como palco a sacada localizada no último andar do prédio da Associação Comercial, na Praça dos Andradas ou na discoteca da emissora, sempre com a presença de outros bons amigos como Adauto Ayres Machado, Nadyr da Silveira, Vera Lúcia Gonçalves, Odécio Reis, Barbosa Silva, Marinho Luiz da Rocha, Paulo Jorge Barbosa, José Cláudio dos Santos e Benedito Fernandes Carlos.

Ser radialista para ele antes de tudo era um modo e uma alegria de viver, um dom dado por Deus. Amava o rádio, mas não se deixava levar pelo fanatismo.

Como diretor artístico da Rádio Barbacena, enfatizava que, exercer o radialismo em Barbacena, era na maioria das vezes driblar lutas de egos de políticos locais, mas acreditava que manter a sobriedade radiofônica era o passaporte para o reconhecimento da sua profissão e a abertura no futuro para o progresso do rádio barbacenense.

Sua história tem momentos que abrigam verdadeiras lembranças da Rádio Barbacena. Falar sobre Sérgio Fernandes é crescer intelectual e espiritualmente. Sérgio Fernandes morreu no dia 9 de outubro de 1974.
Iremos sempre recordar os seus programas, começando pelo primeiro deles: Sonho de Valsa levado ao ar nas manhãs de domingo.
Depois vieram tantos outros: Melodia da Saudade, Clube da Saudade e Sérgio Fernandes – Seu criado às suas ordens.
Todos cheios de romantismo, melodiosos e repletos de poesia.

Sérgio, também apresentou por longo período a Prece da Ave-Maria (idealizada em janeiro de 1948, pelo Monsenhor Mário Quintão).

Quando a Rádio Barbacena procurava se afirmar ao longo de 1948/1949, era mantida uma audição semanal de Radioteatro, coordenada, de início, por Walmick Campos e depois, por Sérgio Fernandes. O programa ia ao ar, sob o título de “CORTINA SONORA”.

Entre os anos (50 e 60) outra programação com o título “TEATRO DE SONHOS” manteve-se no ar envolvendo um bom número de atores e atrizes como: Clarisse Ferreira, José Mendonça, Théo de Paula, Elias de Souza e Silva, Virgilio Carlos, Carlos Alberto Júnior, Ana Maria Fiorino, Odécio Reis, Adauto Ayres Machado, Vera Lúcia Gonçalves, Cristóvan Abranches e outros mais. A coordenação e as peças eram radiofonizadas por Sérgio Fernandes com o apoio técnico e a sonorização de Nadyr da Silveira.

Foi uma honra tê-lo conhecido e chegado ao microfone da Rádio Barbacena, pela mão do saudoso amigo. Um ser humano que sempre me emocionou, tornou-se credor da minha admiração, sobretudo da saudade de todos nós radialistas.
Hoje, tenho a certeza que os anjos do céu continuam tocando nas suas harpas os acordes sonoros de Sumer Place, o prefixo do seu programa “Sérgio Fernandes – seu criado às suas ordens” que, segues apresentando também no céu.

Rogério Varandas.

FONTE
“Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena” Janeiro/1976.
José Theodorico de Paula. Radialista, advogado e autor.
Solange Ferreira Carneiro. Depoimento em Agosto e Setembro de 2004.
Osmarino Eustáquio Coelho. Depoimentos em Outubro de 2004.

AGRADECIMENTOS
Solange Ferreira Carneiro
Sérgio Luiz Ferreira Carneiro

PRÓXIMA POSTAGEM
Antônio Luiz Duarte.
Rádio Sucesso FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário