quinta-feira, 6 de maio de 2010

MARCELO MARTINS SANT'ANA

O barbacenense Marcelo Martins Sant’Ana nasceu no dia 21 de junho de 1971.
Filho de Antônio Sant’Ana e Alcina Martins Sant’Ana.

Fez a sua estréia no rádio em janeiro de 1990, na Serra Azul FM 92,3 localizada em Satos Dumont, MG. Emissora pertencente ao empresário Peter Chaves Pedro.

Marcelo Santana foi levado para a Serra Azul pelas mãos do amigo e radialista, Everaldo Carlos. Apresentou os programas líderes de audiência “Sucessos Forever”, “O Show dos Bairros” e “Paradão S.A”.

Na sua passagem pela Serra Azul, Marcelo colecionou uma série de amigos, entre eles Everaldo Carlos, Carlos de Souza, Hamilton e JP.

Marcelo sempre acreditou e se deixou levar pelos sonhos do rádio.
Depois de sair da Serra Azul e viver novas experiências, esse barbacenense, ainda no decorrer dos anos 90, foi convidado pelo empresário e amigo Luciano José de Oliveira para trabalhar na Sociedade Rádio Carandaí Ltda – Fama FM.
Período em que a emissora completava um ano no ar.

Sua estréia na emissora, aconteceu em 25 de junho de 1990.

Na Fama FM teve a honra de fazer parte de um grande time de radialistas, entre eles, Pedro Mendes Gurgel “Pedrão”, diretor artístico que, foi extremamente importante na sua formação como radialista. Acreditou no seu trabalho e o auxiliou passando experiências e ensinamentos. Trabalharam juntos até 1994 (fase áurea da Fama FM) ao lado de Carlos Adriano, Marco Baby, Luiz Antônio, José Roberto, Jane Sampaio e outros feras do rádio. Passada a era Pedrão, seu irmão e também radialista Sérgio Sant’Ana assumiu a direção artística da Fama FM.

É bom lembrar que, a emissora sempre investiu em promoções, vinhetas e tecnologia, tanto é que a Fama FM, ostenta o título de primeira rádio da América Latina a usar a tecnologia do MINI-DISC.

Nesse período Marcelo Sant’Ana, atuou como auxiliar dos coordenadores artísticos da rádio e, em 1996, a convite do diretor administrativo Ricardo Lúcio Salim Nogueira assumiu a direção artística onde atuou até fevereiro de 2002.

Em 1995, a Fama FM foi comprada pelo empresário Carlos Valadares que, a repassou em definitivo para a Arquidiocese de Mariana/Região Sul, em 1996.

Com orientação direta do Bispo Dom Luciano José Mendes de Almeida e, apoio incondicional de Pe João Francisco Ribeiro, diretor administrativo, Marcelo Sant’Ana assumiu oficialmente o gerenciamento da Fama FM.

Durante a gestão do Arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lírio Rocha, Marcelo se desligou definitivamente da Fama FM.
Seu afastamento ocorreu em 25 de junho de 2008, nas funções de Diretor Administrativo (Gerente) e locutor.

Marcelo Sant’Ana analisa que a partir de 1999, grandes acontecimentos e pessoas, enriqueceram a programação da emissora:

“Olha, o radiojornalista Rogério Varandas foi o destaque desta fase. Tomando frente do Departamento de Jornalismo, a convite dos amigos Dom Luciano José Mendes de Almeida e Pe. João Francisco Ribeiro, ofereceu todo o seu profissionalismo e amor ao rádio, fazendo da cidade de Carandaí a sua terra natal recebendo o respeito, carinho, credibilidade e saudade de todos os segmentos da sociedade. Nesta época gostaria de destacar minhas viagens à Itália e Egito no ano do Jubileu Santo no ano 2000, evento amplamente destacado pela Rádio Fama FM com apoio da Arquidiocese de Mariana. São fatos e pessoas que marcaram a minha trajetória pela Rádio Fama FM. Citar grandes amigos do Rádio é fazer uma lista imensa com inúmeros companheiros da “latinha”. Se fosse citar os nomes desses amigos do peito, poderia cometer o equívoco, de esquecer algum. Mas saibam que eu Marcelo Sant’Ana, guardo no coração o carinho e a sabedoria de cada um. Vamos continuar amando aquilo que se faz, no rádio ou fora dele. Essa é a tônica de todos nós radialistas e profissionais apaixonados”.

Em 03 de junho de 2010, Marcelo Santana é contratado pela rádio 93,3 FM de Barbacena à convite do amigo e diretor da emissora Marcelo Coelho.

Paralelamente as suas funções no rádio, Marcelo Martins San’Ana exerce a função de Supervisor Administrativo na Unidade SENAI de Barbacena, entidade que pertence à FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

FONTE
Marcelo Martins Sant’Ana.
Depoimentos em setembro de 2004 e Maio de 2010.
Companheiros da Rádio Fama FM.
Apoio documental (diversos).

PRÓXIMA POSTAGEM
Antônio Marcos Pinto. Rádio Sucesso FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário