segunda-feira, 17 de maio de 2010

MANOEL ANTÔNIO DA SILVA

Natural de Barbacena onde nasceu em 18 de novembro de 1945.
Filho de Geraldo Antônio da Silva e Nezília Cruz da Silva.

Poucas palavras para definir quem realmente é Manoel Antônio, um profissional que, pela modéstia e pela humildade, jamais se colocou na posição de destaque que sempre mereceu. Um bravo guerreiro, que em nome de um idealismo, conseguiu ultrapassar uma série de obstáculos e consolidar a sua arte através dos tempos.

Seus primeiros passos na radiodifusão foram dados na Rádio Correio da Serra em 1965, na função de operador de externas na cobertura de eventos religiosos e jogos de futebol.

Tempos depois foi designado para trabalhar ao lado do comunicador Benedito Souza Fontes, no programa “Escolha a sua Música”. Em 1966 assumiu o cargo de discotecário e programador da Correio da Serra.

Em 1968, seu passe foi comprado pela ZYL 8 Rádio Barbacena.

Na Rádio Barbacena atuou na Divisão de Jornalismo ao lado do companheiro Barbosa Silva. Como técnico de som participou em diversos eventos externos sempre amparado pela maestria da dupla Marinho Luiz da Rocha e Nilo Milagres.

Acumulou também, as funções de programador, produtor musical além de colaborar com a Divisão de Esportes em sua área técnica.

Ao longo do ano de 1969, ainda em trânsito pelo prefixo ZYL 8 começou a sua carreira de “dee jay” (produtor de estúdio e musical) que se encerrou em 2002.

Permaneceu na Rádio Barbacena até 1971.

Por motivos particulares esteve afastado das suas atividades radiofônicas até 1976, período em que retornou para a Rádio Correio da Serra contratado como discotecário e programador musical, permanecendo na rádio até 1982.

Foi levado pela segunda vez a se ausentar do rádio até o ano de 1985, quando foi convidado para ingressar nos quadros da A.B.C. RÁDIO E TELEVISÃO LTDA Sucesso FM nas funções de programador e discotecário.

Também trabalhou na montagem da discoteca da rádio ficando responsável pela compra de discos e CDs e pela produção musical do programa Disque Sucesso.

Hoje além, da função de discotecário, também é responsável pela catalogação de discos de vinil e CDs.
Desde julho de 2009, exerce a função de produtor musical do programa Primeira Classe, edições levadas ao ar às sextas-feiras a partir das 22h, com apresentações em dualidade com José Rubens de Albuquerque e Rogério Barbosa.

Manoel Antônio da Silva, apontado como um estudioso de obras literárias e musicais de autores brasileiros e estrangeiros em rádios se diz contrário a todo o tipo de “apelação” e falsa cultura musical nacional e importada.

Demonstrando uma capacidade cada vez mais aguçada, Manoel Antônio, segue colecionando uma série de motivos como marcas da sua vida profissional.
Um amigo leal embalado por uma história de amor ao rádio!

FONTE
Manoel Antônio da Silva.
Depoimento em março de 2005 e maio de 2010.
Osmarino Eustáquio Coelho, o Bolinha.
Depoimento em junho de 2005.
Acervo documental (diversos).
Projeto Radiodifusão “A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.

PRÓXIMA POSTAGEM
Vera Lúcia Gonçalves.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário