quinta-feira, 20 de maio de 2010

DARCY JOSÉ EMÍDIO

Natural de Barbacena onde nasceu em 18 de julho de 1960.
Filho de Nilton José Emídio e Judite Gomes de Oliveira Emídio.

Darcy José Emídio um apaixonado pelo rádio, a simplicidade no ser. Conhecido popularmente como “Chevette” tem por objetivo o amor à profissão, que escolheu e com a qual se fez ao longo da vida, trabalhando nas rádios Correio da Serra e Barbacena. Uma palavra para ele diz tudo: idealismo.

Tudo começou por acaso em 1978, quando foi levado pelo amigo Ivair Toledo de Paiva para a Rádio Correio da Serra na função de sonoplasta.

Em 1979 iniciou-se na área da locução apresentando o programa “Domingo Alegre” ao lado dos companheiros Sérgio Luiz Carneiro e Ana Alice Teles. Também apresentou os programas “Especial do Dia” e “Madrugada Sertaneja”.

Transferiu-se para a Rádio Barbacena em 1998, levado por Barbosa Silva, Adauto Ayres Machado e Sérgio Malta. Foi trabalhar direto na Divisão de Jornalismo ao lado dos companheiros Nadyr da Silveira, Paulo Jorge Barbosa, Adauto Machado, Barbosa Silva.

Darcy nunca se deixou teleguiar por ninguém. Com espírito progressista e no exercício de funções variadas como as de repórter, redator e locutor noticiarista “o grande guerreiro” lança um desafio a si próprio: fazer o curso de Jornalismo da Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC Faculdade de Tecnologia e Ciências FATEC de Conselheiro Lafaiete.

O caminho foi longo, cheio de incertezas, mas, a disciplina, a garra e a dedicação foram maiores, transformando o “Chevette” no jornalista Darcy José Emidio.
Darcy Emídio recebeu o título de Bacharelando em Comunicação Social-Jornalismo no dia 28 de agosto de 2009.

O curso de Jornalismo da FATEC foi coordenado pelo profº Darlan Santos, pela Orientadora Profª Carla Martoni Mendes, pela Co-orientadora Profª Aline Avellar e pelos professores jornalistas Anderson Pimentel e Lílian Gonçalves. Darcy abordou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o tema “A História Nas Ondas do Rádio Rádio Barbacena a primeira emissora da Cidade das Rosas”.

Hoje, responsável pelo jornalismo da Rádio Barbacena (afiliada da Rádio Globo Brasil do Sistema Globo de Rádio ZYL 255 – 820) é sabedor que tem que enfrentar duros desafios, mas acredita que manter a sobriedade nas noticias que divulga é o passaporte para o respeito à profissão, uma relação comunitária de proximidade com o público.

Darcy, sempre adotou ao longo da carreira uma postura ética ao mostrar os fatos com responsabilidade, segurança e credibilidade. Como radiojornalista segue desempenhando um papel decisivo na construção social e político da cidade. Olha para o passado com carinho, caminha no presente com segurança, trabalhando para a construção de um futuro promissor para a radiofonia de Barbacena.

PRÓXIMA POSTAGEM
Ney Peixoto do Vale.
Jornalista pertencente à Organização Radinterior de Alceu Nunes da Fonseca. Membro da Rádio Barbacena em 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário