terça-feira, 18 de maio de 2010

MARGARIDA PARDINI NAVARRO "Mara Navarro"

Nascida em Barbacena em 22 de julho de 1943.
Filha de Carlos Wilson de Abreu Navarro e Helena Pardini de Abreu Navarro.

Mara Navarro não pretendia seguir a carreira radiofônica, mas, acabou emprestando o seu concurso ao “cast” da ZYL 8 Rádio Barbacena como uma de suas primeiras cantoras e locutoras, na década de 50.

Teve como companheiras de trabalho Neusa Maria-Itacy (primeira locutora da Rádio Barbacena), Glorinha Sampaio, Altair Sampaio, Maria Helena Navarro, Syria Kemil, Islan Gomes da Silva e Nilcéia Maria Prenassi.

Foi cantora dos programas “Atrações Organa” e “Parada Infantil” [Cine Brasil] apresentados por Nadyr da Silveira e Barbosa Silva, se tornando expoente no cenário artístico nacional.

Interpretou, em sua primeira apresentação como caloura, a música “Fósforo queimado” sucesso, na época, na voz de Ângela Maria.

Sua voz era muito semelhante a das cantoras Maiza Matarazzo e Dóris Monteiro se tornando uma atração à parte na interpretação de sambas-canção, fox e boleros. Gravou um disco pela gravadora Phillips com as músicas: “Loucura por ti” composição de Willian Duba e Nahum Luiz e “Canto de Cisne” de Freddy Chateaubriand e Vinícius de Carvalho.

Em maio de 1959, em parceria com a Rádio Barbacena, a revista “O Lince” de Juiz de Fora, lançou um concurso para a fotografia da capa entre várias senhoritas da sociedade de Barbacena.

Mara Navarro com traços encantadores, cabelos e olhos castanhos se classificou entre as seis finalistas apresentadas pelo “Stúdio Gentil” sendo bastante difícil para a redação escolher a moça da capa.

Dessa forma, se recorreu aos anunciantes de Barbacena para votarem, já que todas as candidatas eram encantadoras.
O resultado foi o seguinte:
Vera Lúcia Henriques Sêcco (1º lugar/Garota da Capa)
Iara Allevato Corrieri
Margarida Pardini Navarro
Myrtes Roman
Josefina Rocha
Mariléia Frateschi.

Mara Navarro, depois do sucesso alcançado em Barbacena, se transfere para Belo Horizonte, levada pelo então radialista, Hélio Costa funcionário da Rádio Itatiaia, onde no período de (1961 a 1963), passou a integrar o elenco artístico como cantora da TV ITACOLOMI através do programa Wilson Orsini.

Logo após, passou a apresentar “Mara Navarro Canta para Você” horário especialmente cedido pela direção da emissora. Elegeu-se a “melhor da televisão”. Tornou-se o sucesso!

Em Belo Horizonte, teve como companheira no campo da música (embora não a conhecesse pessoalmente) a cantora Clara Nunes, conhecida como a “melhor do rádio”.

Um dos nomes mais importantes da Rádio Barbacena, sem sombra de dúvida foi o de Mara Navarro. Sua arma principal era o timbre privilegiado de voz, suas inflexões perfeitas que ela esbanjava com categoria e um estilo muito pessoal.

Fez carreira, cantando vários gêneros como Maysa Matarazzo, Dóris Monteiro, Dolores Duran, Silvinha Teles, Ângela Maria e Lupiscínio Rodrigues. Depois fez televisão obtendo o sucesso merecido e fazendo uma legião de fãs.

O nome de Margarida Pardini Navarro figura em um dos pontos mais altos da radiodifusão barbacenense. Sinta-se justiçada por termos tido a oportunidade de honrar o seu nome no sentido de resgatar a história da Rádio Barbacena.

FONTE
Margarida Pardini Navarro.
Depoimento em outubro de 2005.
Maristela Navarro Brito.
Depoimento (diversos) ao longo de 2005.
Fernando Pardini Navarro.
Depoimentos (diversos) ao longo de 2005.
Revista “O Lince”. Ano: 48. Números: 1.310/1.311. Abril/Maio/1959.
Repórter: Antônio Gelli. Juiz de Fora. MG.
“Os Primeiros Tempos da ZYL-8 Rádio Barbacena”.
Autor: José Theodorico de Paula. Radialista e advogado. Janeiro/1976.

PRÓXIMA POSTAGEM
Paulo Jorge Barbosa.
Rádio Barbacena.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rogério Varandas,achei esta biografia de Margarida Navarro que por acaso é minha tia e gostei muito.Imediatamente comuniquei com ela do Blog.Ela tem o disco(LP) e gostaria de saber se é possível deixar tocar no blog pois,assim as pessoas que estiverem contato com a radiofusão poderão ter a oportunidade de ouvir e relembrar do passado.Margarida mora em Teresópolis,caso queiram intrevistá-la ou coisa qualquer é só me enviar mensagem.Meu nome é Valéria Navarro e meu Email é valerinavarrobrito@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. por acaso vcs tem a musica loucura por ti? poderiam me mandar no email silvio.rabay@hotmail.com

    ResponderExcluir