terça-feira, 4 de maio de 2010

NILCÉA MARIA PRENASSI VAZ DE MELLO

Natural de Barbacena onde nasceu no dia 24 de janeiro de 1935.
Filha de João Prenassi e Diolinda Candian Prenassi.

Considerada uma das mais aplicadas funcionárias da Rádio Barbacena Nilcéa Maria Prenassi ingressou na emissora em 15 de fevereiro de 1954, aos 19 anos de idade, sendo designada para ocupar as funções de rádio-escuta, redatora, repórter e assessora comercial.

Seus primeiros passos na Rádio Barbacena, sob a gerência de Saulo de Brito Ramos, foram dados quando a emissora, em sua terceira instalação, localizava-se na Rua 1º de Maio, número 65, no Edifício José Francisco, sob a administração do grupo Alceu Nunes da Fonseca & Cia. Ltda (Organização Radinterior).

Tempos depois a Rádio Barbacena transferiu-se para o prédio da Associação Comercial, na Praça dos Andradas, onde em fins de 1956, Alceu Nunes da Fonseca transfere por alienação, a sua prioridade de acionista da rádio, ao barbacenense, Dr. Chrispim Jacques Bias Fortes.

Inicia-se, assim, a quarta fase administrativa da emissora, através de substancial modificação em seus setores administrativo e técnico. Passou a dirigi-la Sônia Pereira da Silva em dualidade com Albertina Abrahão, assessoradas por um quadro de profissionais da mais alta linhagem, tais como, José Francisco dos Reis Fortes, o “Pingo” e Walmick Campos.

Nilcéa Prenassi destaca que, os tempos vividos na Rádio Barbacena foram os melhores da sua vida.

“Foi uma fase importante da minha vida. Participei de um período de lutas e sacrifícios da Rádio Barbacena, que viria mais tarde, a se tornar uma realidade. Testemunhei os primeiros tempos da “emissora da boa vontade”. Acompanhei durante oito anos o seu desenvolvimento e fiz grandes amigos nas pessoas de Fernandes Carlos, Marinho Luiz da Rocha, Carlos Alberto Gonçalves, o “Paladino dos Teclanos”, Leonardo Malta, Barbosa Silva, José Faria, Antônio Augusto de Castro, Armando Santiago, José Francisco dos Reis Fortes, o “Pingo”, Oto Ribeiro, Alamiro Pires, Adauto Machado, Sérgio Fernandes, Glorinha Sampaio, Maria Helena Navarro, Zizinha Campos, Maria José Carvalho e Ionel Guimuzzi”. Hélio Moisés Fonseca, ocupava o cargo de gerente administrativo e Vicente Carneiro o de chefe de escritório, substituído mais tarde por Nadyr da Silveira. Lembro-me também dos meus bons camaradas do setor técnico como José Sabará, José Renato Pompeu, Walmir Sabará e Nilo Milagres. Se pudesse recomeçaria tudo de novo”.

Nilcéa Maria Prenassi se desligou da Rádio Barbacena em abril de 1962.

Ganhou de presente uma herança pontilhada de histórias de um rádio que não se vê mais. Veio um outro tempo acompanhado de uma saudade danada da sua Rádio Barbacena que hoje, ainda respira, no topo da mesma “RB” que nem mais a “RB” tem.

FONTE
Nilcéa Maria Prenassi Vaz de Mello.
Depoimentos em maio e agosto de 2005.
José Theodorico de Paula. Radialista, advogado e autor.
“Os Primeiros Tempos da ZYL 8 Rádio Barbacena 25 Anos”. Janeiro-1976.
Acervo documental (diversos).
Projeto Radiodifusão “A História das Emissoras de Rádio de Barbacena”.

PRÓXIMA POSTAGEM
Marcelo Martins Sant’ Ana.
Rádio Fama FM de Carandaí, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário