terça-feira, 18 de maio de 2010

MARIA HELENA NAVARRO

Maria Helena Navarro, natural de Barbacena onde nasceu no dia 16 de outubro de 1935.
Filha de Carlos Wilson Navarro e Helena Pardini Navarro.

Outro destaque da ZYL 8 cujo ingresso, deu-se em 1957, na função de locutora.

Conquistou um lugar de projeção pessoal na radiofonia barbacenense graças a sua capacidade profissional aliada a uma bonita voz caracterizada por um timbre inconfundível.

Foi designada para apresentar o famoso programa social “Às Suas Ordens” um dos horários lideres em audiência da Rádio Barbacena. Programa idealizado na gestão do diretor artístico João Baptista Leite em janeiro de 1948.

Apresentou também o programa de calouros “Parada Infantil” no Cine Brasil.

Maria Helena destacou-se também no radioteatro ao lado dos amigos Nadyr da Silveira e Hélio Costa. Como radioatriz interpretou uma infinidade de gêneros conquistando ao longo do caminho uma legião de fãs.

Contracenou ao lado de nomes como José Raimundo de Faria, Max Leandro “Tio Max”, Ionel Guimuzzi, Barbosa Silva, Odécio Reis, Armando Santiago, Louercy Marques, Sérgio Fernandes, Walmick Campos, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo” e outros mais.

Na década de 50, participou do espetáculo teatral “A Família do Linhares” dirigido pelo professor e radialista Hilton Navarro.

A peça, apresentada no Cine Teatro Palace, recorde de público, recebeu atenção especial da imprensa mineira e elogios por parte da crítica especializada.

Maria Helena Navarro dona de uma simpatia incomum e, uma personalidade irradiante, conseguiu o máximo da sua carreira tendo a oportunidade de integrar um grupo de primeira linha da Rádio Barbacena à época, administrada, por Sônia Pereira da Silva. Ganhou um cartaz apreciável em toda Barbacena e região.

FONTE
Maria Helena Navarro.
Depoimento em dezembro de 2005.
Maristela Navarro Brito.
Depoimento (diversos) ao longo de 2005.
Fernando Pardini Navarro.
Depoimentos (diversos) ao longo de 2005.
Revista “O Lince”. Ano: 48. Números: 1.310/1.311. Abril/Maio/1959.
Repórter: Antônio Gelli. Juiz de Fora. MG.
“Os Primeiros Tempos da ZYL-8 Rádio Barbacena”.
Autor: José Theodorico de Paula. Radialista e advogado. Janeiro/1976.

PRÓXIMA POSTAGEM
Margarida Pardini Navarro “Mara Navarro”.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário