domingo, 2 de maio de 2010

DR. MOACYR SALIM

Moacyr Salim.
Natural de Rio Espera, MG, onde nasceu no dia 19 de setembro de 1929.
Filho de Antônio Salim Jorge e Conceição Caetano Salim.
Médico e radialista.

Dr. Moacyr Salim, figura singular em nosso meio radiofônico, chegou ao microfone da Rádio Barbacena, levado pelo companheiro Adauto Ayres Machado, em 15 de março de 1969.

Notabilizou-se pelas apresentações do “Programa da Saudade”, um dos mais aplaudidos horários da emissora responsável por perpetuar as poesias de J.G. de Araújo Jorge aliadas ao saudosismo e a musicalidade dos anos 50.

Ressalta-se que, o “Programa da Saudade” foi criado por Nadyr da Silveira em 1967.

Seu primeiro apresentador foi Sérgio Fernandes, que o apresentou durante o período de um ano, tendo passado depois, para Adauto Ayres Machado, mas, com produção sempre de Nadyr da Silveira. Seu nome original era “Clube da Saudade”.

Em 1969, por motivo de mudança na programação da Rádio Barbacena, o programa passou a ser produzido e apresentado por Adauto Machado, com a colaboração direta de Guilherme Gonçalves da Silva e Sólon Tré.
A produção do programa também contava com a participação de poetas e poetisas barbacenenses.

A partir de 15 de março de 1969, o “Programa da Saudade” passou a ter a colaboração de Moacyr Salim, apresentando-o juntamente com Adauto Machado com produção de Nadyr da Silveira que cuidava também, da técnica de som.

Em 1975, Adauto Machado deixou a apresentação do programa, ficando o mesmo sob a responsabilidade única de Moacyr Salim e dos companheiros Olinto Moreira de Faria, Luiz Garcia, Leandro Filardi, Lamartine Santos, José Edmar e Milson Salim.

Tempos depois com o falecimento de seus companheiros Sólon Tré, Adauto Ayres Machado e Nadyr da Silveira, Moacir Salim se viu só estrada afora, levando na bagagem a responsabilidade de manter a programação no ar. Eis, que surgem como seus fieis escudeiros Olinto Moreira de Faria e Osmarino Eustáquio Coelho, o Bolinha.

Não satisfeito, Moacir Salim resolve realizar outra modificação com relação ao nome do programa que de “Programa da Saudade” passou-se a chamar “Uma Serenata para Você” com a presença na área de produção de outro nome de relevância para a comunicação da Rádio Barbacena, a do Juiz de Direito Dr. Paulo Márcio Aleixo Ângelo.

Nesta nova fase, Moacir Salim passou a ter o apoio do casal José Cláudio dos Santos e Adelaide Maria dos Santos responsáveis pela manutenção dos transmissores, localizados na Fazenda Cerâmica, residência oficial da família Bias Fortes, proprietários da Rádio Barbacena, hoje, em parceria com o Sistema de Rádio GloboMinas.

Algum tempo depois, Olinto Moreira de Faria, se transfere para a A.B.C. Rádio e Televisão Ltda (Sucesso FM) passando a auxiliar tecnicamente Moacyr Salim Filho, que segue produzindo e apresentando com a mesma competência do pai o “Programa da Saudade”.

O “Programa da Saudade” foi uma das mais extraordinárias produções da década de 60 da Rádio Barbacena. Uma época onde o rádio era diferente e administrado por mentes criativas.

Nestes 42 anos, completados, em 2009, considerando-se o ano da sua entrada no ar em 1967, numa iniciativa de Nadyr da Silveira, apenas três programas não foram ao ar: dois por falta de energia elétrica e um, em 1976, por motivo alheio à vontade do apresentador Moacyr Salim.

Para mim, foi uma honra ter convivido na Rádio Barbacena com o amigo, comunicador e médico Dr. Moacyr Salim. Foi gratificante ter aplaudido uma iniciativa, que continua existindo através das ondas da A.B.C. Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM.

FONTE
Leone Cesar Filho. Jornalista.
Responsável pela Direção Administrativa do Jornal Cidade de Barbacena. Março de 1976. Jornal Cidade de Barbacena. Edição (10) de 13 de março de 1976 “Programa da RB vai fazer aniversário”.
Olinto Moreira de Faria.
Depoimento em março de 2006.
Osmarino Eustáquio Coelho.
Depoimento em junho de 2006.
Moacyr Salim Junior. Apresentador do Programa da Saudade pela Sucesso FM.
Depoimentos em maio de 2007 e agosto de 2008.

AGRADECIMENTO ESPECIAL
Francisco Gonçalves Trindade. Empresário.
Acervo cedido ao projeto Radiodifusão em 25.09.2009.

PRÓXIMA POSTAGEM
Neyde Maria Dias da Cruz Gonçalves.
Pianista e colaboradora da Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário