quarta-feira, 19 de maio de 2010

HEDERSON PAES VARANDAS

Prezados companheiros do rádio,

Assumo estar emocionado com esta homenagem “in-memorian” ao ex-radialista e meu irmão HEDERSON PAES VARANDAS um dos mais expressivos nomes que já passaram pelo elenco da Rádio Barbacena.

Hederson Paes Varandas natural de Barbacena, onde nasceu em 9 de maio de 1954.
Filho de Dirceu Ferreira Varandas e Lygia Paes Varandas.

Iniciou sua trajetória na ZYL 8 Rádio Barbacena no dia 1 de outubro de 1972, como locutor comercial, na administração de Paulo Jorge Barbosa.

Foi levado para a emissora por Cristovam Abranches na época, diretor artístico da rádio.

Seu nome logo despontou no meio radiofônico com grande aceitação. Notabilizando-se, como um dos grandes comunicadores da “ala jovem” da Rádio Barbacena vivendo o auge da carreira na década de 70.

Relembro que Hederson teve um trabalho marcante na emissora, quando apresentava o programa musical Carnet Social onde deixou aflorar toda sua criatividade.

Transitou durante dois anos pelos microfones da Rádio Barbacena levando sua voz, sua mensagem de conforto e carinho, sua palavra amiga e companheira aos seus ouvintes.

Teve uma passagem agradável pela ZYL 8 onde fez uma coletânea de amigos entre eles Cristovam Abranches, Sérgio Fernandes, Olinto Moreira de Faria, Carlos Alberto Júnior “Tostão”, Nilo César de Paiva, Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”, Armando Santiago, Vera Lúcia Gonçalves “Verinha”, Nadyr da Silveira, Adauto Ayres Machado, Caetano Goulart e tantos outros mais.

Para o radiojornalista Cristovam Abranches, o amigo Hederson era um profissional sério que gostava do que fazia. Para ele o jovem companheiro reunia inúmeras qualidades, realçadas pela modéstia da figura humana que era.

“De fato, o saudoso Hederson foi mais um grande nome do rádio descoberto por mim. Na época, quem era o diretor administrativo da Rádio Barbacena era o Paulo Barbosa. Hederson tinha um “gogó” de primeira, o que permitiu que ele fosse um grande locutor, também era uma figura humana como poucos, gente da maior qualidade. Quando vi nele o dom, o talento, para ser um grande comunicador, tratei logo de fazer com que ele entrasse no ar. Além de tudo, tinha uma bela voz. Sempre me lembro dele com saudade”.

Hederson Varandas transformou o seu talento e a sua sensibilidade em instrumentos do seu trabalho, por um mundo melhor, mais justo, mais humano, de mais amor e de mais fraternidade.

Destacou-se na profissão, dando uma relevante contribuição à sociedade por meio do seu trabalho, merecendo, portanto, todo o nosso apreço e reverência.

Enfim, foi um dos belos momentos da nossa imprensa especializada através dos microfones da Rádio Barbacena sempre ocupando seus espaços com comentários sensatos, de elevado teor cultural.

Em 24 de junho de 1974, foi contratado pela Cia. de Cimento Portland Barroso/Paraíso, na função de cargo de confiança, passando a conciliar as atividades radiofônicas às de funcionário junto à fábrica Barroso, tendo como local de trabalho o Terminal de Barbacena, onde permaneceu em atividade até os seus últimos dias de vida.

Afastou-se da Rádio Barbacena em três de julho de 1974.

Hederson era casado com Lúcia Helena Patrício Varandas.
Desencarnou em sete de julho de 1989, aos 35 anos de idade, vitima de infarto. Partiu deixando muitas saudades em nossos corações...

FONTE
Rogério Varandas.
Em agosto de 2005.
Cristovam Abranches.
Depoimentos em agosto de 2005 e maio de 2010.
Osmarino Eustáquio Coelho “Bolinha”.
Depoimento em setembro de 2005.
Caetano Goulart.
Depoimento em outubro de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Messias Márcio Thomáz.
Rádio e Jornal Correio da Serra.

2 comentários:

  1. Olá Rogério, meu nome é Josimara Magalhães, eu fui aluna da profª Lúcia Helena Patrício Varandas em 2002 mas perdemos o contato, se puder me passar seu telefone ou e-mail por gentileza, dês de já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josimara...Passo-lhe o telefone da Lúcia dentro das próximas horas. Abração e boa noite...

    ResponderExcluir