quinta-feira, 20 de maio de 2010

LUIZ RAIMUNDO CANUTO CHAVES

Nascido em Jequeri, MG em 7 de novembro de 1944.
Filho de João Martins Chaves e Aurora Canuto de Souza.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade federal de Minas Gerais. Em Administração de Empresas, pela FUMEC e em Administração de Recursos Humanos, na UNA.

Luiz Raimundo Canuto Chaves, Luiz Chaves, pode ser considerado como um dos pioneiros da Rádio Correio da Serra AM, fundada em 22 de janeiro de 1962, sendo contratado à época, aos 16 anos de idade, como funcionário da divisão de esportes da emissora. A princípio como repórter, sendo promovido tempos depois por indicação do amigo Barbosa Silva, na função de narrador esportivo.

Na Correio da Serra, trabalhou ao lado de profissionais como Clery Renault, Hamilton Navarro, José Faria, Ney Sebastião, Silvério Dionísio, Alamiro Pires “Popó”, Jadir Elias, Ary Neto, Márcio Chaves, Cristovam Abranches e Netuno Nézio.

Apresentou na emissora ao lado dos companheiros Ney Sebastião e Silvério Dionísio o programa “Esportivo Dominical”.

Em 1964, transferiu-se para a Rádio Barbacena AM.
No final de 1965, retornou a Correio da Serra.

No mesmo ano, a convite de Tancredo Naves, diretor da Rádio Guarani de Belo Horizonte, participou das solenidades de inauguração do Estádio Magalhães Pinto (Mineirão) sendo contratado oficialmente pela emissora em 1966, como narrador.

Participou de quase todas as jornadas esportivas promovidas pela Guarani, ao lado de J. Júnior e César Rizzo (narradores), Carlaine Guimarães e Kafunga (comentaristas), Edson Rodrigues, Geraldo Augusto, Vicente Gomes, Orlando José, Paulo Celso, Walter Luiz, Dirceu Pereira, Paulo Roberto e Pinto Coelho.
Alguns anos depois se transferiu para as Rádios Tiradentes (Sistema Globo de Rádio) e Inconfidência, respectivamente. De retorno a Rádio Guarani, fez jogos na Venezuela, Argentina e na Colômbia.

Em 1976, foi trabalhar no Espírito Santo, atuando no rádio e na TV pertencentes aos Diários Associados.

Em 1994, na condição de comentarista, retornou a Belo Horizonte, sendo contratado para chefiar a equipe de esportes da Rádio Inconfidência e da TV Bandeirantes.

Em 1998, como coordenador de equipe e comentarista da Rádio Inconfidência, cobriu a Copa do Mundo da França.

Na TV Bandeirantes/Belo Horizonte, participa do programa “Minas Esporte” que cobre 386 cidades mineiras.

Luiz Raimundo Canuto Chaves se tornou um dos grandes nomes da radiodifusão barbacenense e de impacto na comunicação esportiva brasileira. Além das atividades como jornalista, presta assessoria no campo empresarial nas áreas de Liderança Moral e Emocional, da Excelência em Serviço e de Prevenção e Segurança.

FONTE
Luiz Raimundo Canuto Chaves.
Depoimento em Março de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Tarcisio Firmino dos Santos, o Zé Rural.
Rádio Sucesso FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário