quinta-feira, 27 de maio de 2010

ANDERSON TANAGINO ALVES

Natural da cidade de Juiz de Fora, MG, onde nasceu em 07 de abril de 1971.
Filho de Walter José Fernandes Alves e Edilamar Tanagino.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC de Conselheiro Lafaiete, MG, com ênfase em WEB-Jornalismo em julho de 2009.

Possui diversos cursos complementares como o de Operações em Programas de Computação em Rádio (Info-áudio, Digi-rádio e Soud-forge).
Gerencia e Chefia pela Psicoméd-Centro de Psicologia de Conselheiro Lafaiete, MG, em 2006.
Coordenação Estratégica e Gerencial de Equipes Profissionais de Rádios AM e FM.

Anderson Alves ao longo de 20 anos de experiência profissional como radiojornalista segue estrada a fora desempenhando suas funções sempre de forma harmoniosa e competente como locutor, operador, repórter, âncora, locutor de estúdio e de gravação.

Em 1988, iniciou suas atividades radiofônicas como auxiliar de externa da rádio Manchester FM 100,1 de Juiz de Fora.
Anderson recorda que, à época, ajudava a montar o equipamento de transmissão para os clássicos futebolísticos regionais.

“Bons tempos aqueles. Depois fui participar de uma pré-seleção para ser operador de áudio da extinta rádio Nova Cidade AM 730 MHZ (JF). Concorri à vaga, disputando com mais três pessoas. Depois de um ano na função, um locutor da Nova Cidade, Walmir Rodrigues, me deu uma oportunidade de falar ao microfone, pois achou minha voz bonita.
Na ocasião, o dono da emissora, Marcos Falconi, ouviu, aprovou e me colocou na madrugada da recém criada Atividade FM 93,5 hoje, já extinta. Deixei a Manchester em 1990, indo trabalhar como operador e repórter na rádio Solar AM e FM. No mesmo ano assumi a função de locutor de cabine da TV Globo de Juiz de Fora (Panorama).
Depois das experiências adquiridas na Manchester e Solar também trabalhei a partir de 1994, na rádio Nova Amizade AM de Juiz de Fora, como locutor e operador” enfatiza Anderson Alves.

Anderson faz um pequeno resumo da sua trajetória no rádio. Confessa que foi parar na rádio Manchester impulsionado por uma certa curiosidade:

“Rogério, fui como curioso. Cheguei na recepção da Manchester FM 100,1 hoje rádio Cidade e pedi a recepcionista para conversar com o diretor que era o Alexandre Magno. O Cara me deu uma chance de fazer um teste, obvio que fui reprovado, mas o programador da rádio, Carlos Braw, ouviu o referido teste , gostou da minha voz e me colocou em contato com o chefe de operadores da emissora , não me recordo o nome dele agora, dizendo que seria mais fácil entrar. Foi onde arrumei a função de auxiliar de externa. Enrolava e desenrolava mais de 100 metros de cabo de microfones, eram 4 metros, por transmissão, foi assim o início de tudo. Depois de alguns anos em JF e em várias emissoras, fui pra Carandai em 1995, para trabalhar na Rádio Fama FM e depois, através do Alberto Lavinha e do Alexandre Magno, dono e Diretor respectivamente das primeiras rádios pela qual passei, fui convidado, no mesmo ano, para exercer a função de locutor da recém criada 104 FM de Barbacena na qual permaneci por quase um ano. Creio que resumi mais ou menos para você e os amigos do (barbacenaonline) esses tantos anos de estrada!”.

Em 1997, uma nova mudança de ares o levou para a Rádio Serra Azul FM de Santos Dumont, MG, onde acumulou as funções de Coordenador Artístico, locutor e operador.

Atualmente, Anderson Tanagino Alves reside em Conselheiro Lafaiete, onde desde 2000, atua como radiojornalista acumulando funções nas áreas de coordenação, locução e operador de som das Rádios Carijós AM e FM.

FONTE
Anderson Tanagino Alves.
Depoimento em agosto de 2009.
Cleber Francisco da Silva.
Apoio documental em gosto de 2009.

PRÓXIMA POSTAGEM
Monsenhor Mário Quintão.
Idealizador e apresentador entre os anos de 1948/1949, da prece da Ave Maria. Um dos maiores colaboradores do jornalismo da ZYL 8 Rádio Barbacena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário