terça-feira, 24 de agosto de 2010

ODECIO REIS

Nascido em Barbacena, em 27 de janeiro de 1938.
Filho de Abelardo Reis e Mercedes Lopes Reis.

Odecio Reis começou na Rádio Barbacena, numa fase de plena ebulição da radiodifusão que seguia em pleno crescimento.

Estava certo de que venceria, pois trazia além da juventude, coragem para enfrentar os desafios do rádio que, na época, apesar da abertura de espaços cívico-políticos, ainda não era valorizado como veículo de cultura.

Desempenhou ao longo da carreira diversas funções como as de Diretor Geral, Chefe da Divisão de Rádio Jornalismo e de Esportes da Rádio Barbacena.

Foi narrador Esportivo das Rádios Barbacena, Industrial e da PRB 3 Rádio Sociedade “equipe associada” de Juiz de Fora. Aposentou-se como funcionário do Banco do Brasil.

Odecio Reis participou, no Rio de Janeiro das três grandes recepções aos jogadores das Seleções Campeãs do Mundo.

Em 1958, transmitiu direto do Palácio do Catete ao lado dos companheiros Barbosa Silva e de Antônio de Castro (apoio técnica) a recepção em homenagem a Seleção Campeã do Mundo.

Em 1962, nas dependências do Palácio da Guanabara, fez a cobertura da chegada do Selecionado Bi-Campeão do Mundo, ocasião em que, contou com a companhia do amigo inseparável Barbosa Silva (à época, em atuação pelo esporte da Rádio Correio da Serra).

Em 1970, diretamente do Pálace Hotel, no Rio de Janeiro, ao lado dos radialistas José Antônio Lopes e Adauto Ayres Machado, registrou pelos microfones da Rádio Barbacena, as homenagens aos Tri Campeões Mundiais.

Em 26 de janeiro de 1958, participou como repórter de campo, ao lado de Barbosa Silva (narração) e de Clery Renault (comentários) da transmissão do jogo Olympic Clube e Tupi, direto do estádio do Sport Clube em Juiz de Fora. Partida válida pela decisão do campeonato promovido pela Liga de Desportos de Fora.

Embora derrotado por 3 a 2, o Olympic Clube, sagrou-se campeão pelo saldo de “gols”. Odecio, recorda que a festa promovida pela torcida com a chegada do Olympic à Barbacena foi simplesmente inesquecível:

“Olha, eu nunca vi algo igual em toda a minha carreira como profissional de rádio. A recepção foi fantástica. Embandeirados os torcedores alvi-celestes recepcionaram a delegação do Olympic, logo na entrada da cidade às margens da BR-040. Uma carreata enorme que conduziu o time até a sede do clube no centro da cidade. Uma grande festa numa época, em que tínhamos em Barbacena um futebol de verdade, feito com seriedade”.

Em 3 de janeiro de 1959, direto do Maracanã, transmitiu Botafogo x Vasco da Gama ao lado dos companheiros Arthur Dapieve, Canor Simões Coelho, Argemiro, Barbosa Silva, Alamiro Reis “Popó”, Fernandes Carlos, Faniquinho e Hamilton Navarro “Neném Navarro”.
Placar final: Botafogo 1 x Vasco da Gama 0.

Em 5 de setembro de 1965, participou com a mesma equipe, sob o comando de Mário Helênio, da inauguração do Estádio Magalhães Pinto “Mineirão” na transmissão do jogo entre Seleção Mineira e River Plate da Argentina.

“Um jogão de bola...! Com um público de 73. 201, as festividades tiveram direito a música, fogos e pára-quedistas. A Seleção Mineira venceu por 1 a 0, com gol do jogador do Atlético, Buglê. O segundo jogo foi no dia 7 de setembro onde a Seleção Brasileira (representada pelo Palmeiras) ganhou do Uruguai por 3 a 0” recorda Odecio Reis.

Em 15 de setembro de 1965, ao microfone da PRB 3 Rádio Sociedade de Juiz de Fora, ao lado de Mauricio Menezes, (equipe “Associada”), transmitiu Seleção Mineira x Santos Futebol Clube em partida realizada no Estádio Magalhães Pinto.
Comentários de Mário Helênio, reportagens de campo de Barbosa Silva, assistência técnica de Costa Neto e reportagem fotográfica de Jorge Couri (apenas homônimo do famoso narrador Jorge Couri das Rádios Nacional e Globo, Rio). Transmissão com o patrocínio exclusivo da Cia. Mineira de Cervejas.


Em 1971, tendo como palco mais uma vez o Maracanã, narrou pela Rádio Barbacena, Atlético Mineiro e Botafogo com placar de 1 x 0 para o time mineiro. Decisão do Campeonato Brasileiro de 1971.

Nos anos em que as Olimpíadas da AMAE (Cadetes da Aeronáutica, Marinha e Exército) eram realizadas em Barbacena, a Divisão de Esportes da Rádio Barbacena transmitia em tempo real as competições de futebol, vôlei, basquete e natação.

“Eu, era o responsável pelas narrações dos jogos de vôlei e de basquete, assim como as competições de natação. O futebol ficava por conta de Barbosa Silva” recorda Odecio Reis.

Colunista Esportivo dos Jornais “Cidade de Barbacena” e “O Diário da Cidade” periódicos de Barbacena.
Debatedor do Programa “Aconteceu Assim” da TV Paranaíba de Uberlândia e dos programas “Bateria Esportiva” da Rádio Metropolitana e “Show de Esportes” da Rádio Mineira de Belo Horizonte.

Odecio Reis, se recorda de uma reportagem realizada em 1962, considera como a mais importante em sua carreira.

“Foi sob o comando do querido amigo Barbosa Silva. Fui designado por ele, para reportar a visita oficial do Primeiro Ministro Tancredo Neves à cidade de Barroso, Mg, para a inauguração de diversos melhoramentos na Fábrica de Cimento Portland Barroso considerada uma das maiores potências cimenteiras da América do Sul. Um momento de emoção e que marcou a minha carreira como radiojornalista”.

Odecio Reis enfatiza que, conviveu no setor jornalístico, inclusive esportivo, com excelentes profissionais.

“Me lembro do Alamiro Pires “Popó”, Marcus Vinicius Moreira Paes (grande Marcos, excelente amigo e companheiro, notável narrador esportivo), José Antônio Lopes (o Repórter da Camisa Amarela), Ary Lopes, Carlos Fernando, José Beraldo Rigotti, Armando Santiago, Adauto Ayres Machado, Clery Renault, Walmik Campos, Ernani Silva (irmão do Barbosa Silva), José Fernandes Paraíso, Gutemberg Cruz, José Eugênio Dutra Câmara, Alceste Dutra, Aluízio Durante, José Faria, Fernandes Carlos, José Francisco dos Reis Fortes (Pingo). Também me recordo por volta do ano de 1959, de algumas grandes participações do Hélio Costa no início da sua vitoriosa carreira jornalística.

Odecio não se esquece dos queridos amigos colecionados em Juiz de Fora.

“Logicamente, não posso deixar de citar, de Juiz de Fora, os companheiros, alguns já falecidos, Mário Helênio (meu chefe na PRB 3 Rádio Sociedade), Heitor Augusto, Rubens Furtado, Randal de Oliveira, Maurício Menezes, Mauro Lúcio, Geraldo Magela Tavares (meu chefe na Rádio Industrial), Luiz Araújo além de outros mais. Com muitos deles transmiti diversos jogos do Maracanã pelo antigo torneio Rio - São Paulo e jogos eliminatórios de Copas do Mundo, parte Sul-Americana.

Odecio Reis atualmente, residindo em Belo Horizonte, exerce as funções de Correspondente da A.B.C. Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM de Barbacena.

Na condição de radialista, me orgulho de ter trabalhado com Odecio Reis durante a década de 1970, na Rádio Barbacena. Foi considerado, um dos pontos propulsores na condução do esporte através da Rádio Barbacena. Um dos melhores narradores e comentaristas que a emissora já teve.
Ao lado de grandes profissionais, marcou vários “gols” em nome do rádio esportivo.
Todos nós, profissionais do rádio lucramos com esse bom relacionamento firmado ao lado de Odecio Reis, uma figura humana modesta, honesta e competente.(Rogério Varandas).

FONTE
Odecio Reis.
Depoimento em abril de 2005. Belo Horizonte.
Depoimento em unho de 2009. Belo Horizonte.

PRÓXIMA POSTAGEM
Magda Regina Morais Cardoso.
Rádios 104/Show FM e Fama FM.

Um comentário:

  1. Odecio Reis: Com quem tive a honrar de compartilhar oito anos de trabalho no gabinete do ex-Senador e ministro das Comunicações Hélio Costa. Companheiro e amigo: Aprendi muito sobre tudo. Odecio: Inteligente, culto e generoso com todos. Um grande abraço e um 2012 com muita saúde e prosperidade. José Luiz Gontijo
    Twitter.com/joseluizgontijo

    ResponderExcluir