domingo, 29 de agosto de 2010

BENEDITO FERNANDES CARLOS

Nascido em São Paulo, capital, em 20 de junho de 1930.
Filho de Antônio Carlos e Vitalina Carlos.

Em junho de 1948, iniciou as suas atividades na Rádio Barbacena de propriedade das empresas Radinterior, sediada no Rio de Janeiro, administrada por Alceu Nunes da Fonseca.

Foi levado para a emissora por Nilo Milagres.

Nos primeiros meses acumulou as funções de operador de som e auxiliar de escritório.

Na Rádio Barbacena, administrada à época, por Paulo Nazareth de Oliveira adquiriu experiência ao lado dos profissionais: João Bathista Leite, Orlando Marques, Leda Piacesi, Bodo Grandcker, Marinho Luiz da Rocha, Décio Brandão, José Theodorico de Paula, João Pereira da Silva, Almeida Neto, Vicente Carneiro Maia, Levy Maia, Walmick Campos e Walter Bonato Neiva.

Tempos depois, se transferiu para Belo Horizonte, onde cursou jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais, sendo diplomado pela segunda turma, da UFMG.

Em 1966, de volta a Barbacena, se firmou na Rádio Barbacena, localizada no Edf. da Associação Comercial de Barbacena, já administrada pela família Bias Fortes e gerenciada em dualidade por Sônia Pereira da Silva e Albertina Abrahão acumulando as funções de locutor, editor, radioator, redator , produtor de teatro e repórter.

Como editor, foi responsável pelos principais jornais falados da emissora, entre eles “Uma Página Para Você” anteriormente escrito por Rubens Loyal, Saulo Ramos e Nadyr Manoel da Silveira com apresentação ao longo do tempo por José Francisco dos Reis Fortes “Pingo” e Walmick campos, respectivamete.

Na emissora, idealizou, editou e apresentou o programa “Vesperal de Gala” um horário com peças especiais direcionadas ao clássico, trechos de óperas, sinfonias e aos poemas sinfônicos.

Como produtor de teatro, escreveu e radiofonizou várias peças, entre elas, uma seqüência de adaptações de obras literárias para o rádio, ou seja, da literatura gráfica para a literatura radiofônica, com a produção de “Marcelino, Pão e Vinho”, “A Vida de Cristo” e “Os Dez Mandamentos”.

Fez algumas novelas e peças de radioteatro, para a Rádio Guarani de Belo Horizonte.

Ainda na Guarani, escreveu o programa humorístico “Escolinha do Juju”. Um programa de auditório comandado pelo radialista, Aldair Pinto.

Paralelo, ao rádio, exerceu a função de Assessor de Comunicação da União do Comércio Varejista de Belo Horizonte.

Fernandes Carlos foi um expoente na imprensa escrita de Barbacena, com atuações brilhantes nos jornais “Cidade de Barbacena”, “Correio Mineiro” e “Da Cidade”.

Foi proprietário, em parceria com José Francisco dos Reis Fortes “Pingo” do jornal Correio Mineiro, no subsolo do Edf. Mercantil, após o falecimento do jornalista Alberto Augusto da Silva.

Criou em parceria com os jornalistas Hélio Costa e José Francisco dos Reis Fortes, o jornal “Da Cidade”.

Foi redator e repórter no Jornal dos Lagos, em Araruama, RJ.

Também atuou como redator responsável do jornal “Nova Gazeta” de Conselheiro Lafaiete, MG.

Benedito Fernandes Carlos, esteve afastado das atividades jornalísticas, durante alguns anos por motivos de saúde.

Com o apoio do amigo inseparável Hélio Costa, conseguiu se recuperar retornando às atividades no final do ano de 2005.

Fonte
Benedito Fernandes Carlos.
Depoimento em setembro de 2005.
Local: Hotel Aliança. Barbacena. MG.

PRÓXIMA POSTAGEM
Benedito Mendes de Souza Fontes.
Rádio Correio da Serra AM.

Um comentário:

  1. Obrigado por resgatar esta singular biografia. Pessoas como Benedito Fernandes Carlos, poucos hoje terão oportunidade conhecer. Tenho muita sorte de ter aproveitado sua amizade, sabedoria, cultura e habilidades humanas. Tenho certeza que faz muita falta para os amigos e nossa cidade de Barbacena.

    ResponderExcluir