terça-feira, 24 de agosto de 2010

ELIZABETH DOROTÉIA ARAÚJO "BETTY"

Nasceu em Barbacena, no dia 14 de abril de 1935.
Filha de José Procópio Araújo Sobrinho e Angelina Amorim Araújo.

Jovem radialista popularmente conhecida como "Betty".

Ainda muito jovem, iniciou a sua carreira na Rádio Barbacena, onde deu os seus primeiros passos como secretária contratada pela Organização Radinterior & Cia. Ltda, sob supervisão administrativa de Paulo Nazareth de Oliveira.

Não se dedicou unicamente ao setor burocrático da emissora, onde orientada por João Bathista Leite diretor artístico atuou como atendente e locutora do programa social “Ás Suas Ordens” apresentado por José Theodorico de Paula radiofonicamente conhecido por “José de Paula”.

Elizabeth destacou-se ainda, na área do rádio-teatro, quando a Rádio Barbacena mantinha uma audição semanal, coordenada no início por Walmick Campos e depois por Sérgio Fernandes.

Espantosa era a rapidez com que, dada a sua inteligência e facilidade em se comunicar, concluía as atribuições que lhe eram conferidas. Marcou sua passagem na história da ZYL 8 Rádio Barbacena. Viu de perto a emissora se organizar e crescer em seus vários setores.

A jovem radialista que, tempos depois se desligaria da emissora, transferindo-se para o Rio de Janeiro, onde fez carreira sobressaindo-se como atriz, teve a sua trajetória de vida prematuramente interrompida, falecendo aos 28 anos de idade, em 1963, no trágico incêndio ocorrido no edifício Astoria, endereço onde trabalhava como secretária da Companhia Cinematográfica Lívio Bruno.

Elizabeth Dorotéia Araújo estimada por todos e dona de um coração boníssimo, alcançou na Rádio Barbacena, uma dimensão especial como funcionária. Mas isso era atenuado por seu coração e reconhecida liberalidade.

Um nome, marcante da Rádio Barbacena, cujo sucesso artístico ultrapassou a expectativa.

FONTE
José Theodorico de Paula.
Depoimento em Julho de 2004.
João Pereira da Silva (Nhô Praxedes).
Depoimento em Setembro de 2004.
José Francisco dos Reis Fortes (Pingo).
Depoimento em Setembro de 2004.

PRÓXIMA POSTAGEM
Ivair Toledo de Paiva.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário