quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ARMANDO SANTIAGO

Nascido em Barbacena no dia 1 de novembro de 1933.
Filho de José Galdino Santiago e Maria Antonia de Jesus.

Armando Santiago, com inicio de carreira por volta de 1950, foi um dos nomes que contribuíram para enriquecer a história da radiodifusão de Barbacena, se dedicando por inteiro aos ouvintes e a cultura, direcionada a zona rural através do “Manhã Sertaneja” e do “Canta Sertão”.

Um elo entre a Rádio Barbacena e o homem do campo, através do cancioneiro de raiz e de saudação sincera a vida.

Armando Santiago era uma criatura humilde, profundamente sensível e capaz de se deixar levar pela emoção ao dar uma nota de falecimento de um amigo ou conhecido.

Era dono de um estilo próprio e todos o respeitavam.

Tratava com carinho todas as pessoas que lhe procuravam na emissora, principalmente as humildes e adoentadas, encaminhando-as para atendimento médico e, muita das vezes, fornecendo-lhes remédios com o apoio dos amigos farmacêuticos.

Gostava de ajudar os seus ouvintes em situações difíceis, levando-lhes informações diversas desde o registro de aniversários até o considerado “correio da saúde”, onde em constante intercâmbio com a direção dos hospitais, transmitia o estado dos pacientes internados em Barbacena, moradores nas fazendas e sítios da região.

Era comum ouvi-lo dizer: “A direção do hospital (...) comunica aos familiares de (...) que o mesmo está passando bem. Que o paciente deverá ter alta no dia (...)”.

“O sr (...) está fazendo aniversário no dia de hoje. Ele mora na Fazenda do Campo Verde, na região da Borda do Campo. Ao aniversariante o abraço da administração e funcionários da Rádio Barbacena”.

Aos domingos a partir das 14:00h, nos estúdios da Rádio Barbacena se colocava apostos junto ao Plantão de Esportes. Um show de informação nacional e internacional e das Loterias.

Além da atividade como plantonista, exerceu as funções de repórter e comentarista.

Trabalhou ao lado de profissionais como: Alamiro Pires Pulinho de Almeida (Popó), Barbosa Silva, Arthur Dapieve, Clery Renault, Demostenes Ayres Viana, Estefano Pedro Trad Júnior (Faniquinho), Marcus Vinicius Moreira Paes, Odécio Reis, José Raimundo de Faria, Ernani Silva, Luiz Raimundo Canuto Chaves “Luiz Chaves”, Adauto Ayres Machado, José Maria Beraldo Rigotti, Carlos Alberto Júnior (Tostão), João Raposo, Mauro Nascimento Filho, Ary Lopes, Osmarino Eustáquio Coelho (Bolinha), Cristovám Abranches, Rogério Varandas, Ary Neto, Geraldo Henrique Alves de Faria, Rogério Barbosa, José Antônio Lopes, José Fernandes Paraíso, Carlos Fernando da Silveira Fagundes, Juarez Pinto, Wenceslau Resende, Deusdete Alves de Paula, Clawdyr José de Resende, Awdyrnhavir Weyder, Alawir de Resende, Oldair Ferreira e tantos outros.

Armando Santiago se dedicava de corpo e alma a Rádio Barbacena!.
Sua conivente e amante verdadeira.

Um dia, se sentindo colocado a margem do caminho se esmoreceu para a vida.
Sentiu morrer a Árvore dos seus amigos.

Deixou de ser feliz ao ver que muitos desses denominados companheiros do peito, do coração, não queriam mais compartilhar com ele a mesma rota.

Chorou ao desejar a todos que um dia trilharam com ele do mesmo caminho, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade e Dignidade em nome do rádio.
Da Rádio Barbacena!

Armando Santiago deixou um pouco de si e levou um pouco de nós.
Faleceu no dia 10 de julho de 2003.

FONTE
Walter Antônio Möller. Radiojornalista.
Depoimento em junho de 2003.
Osmarino Eustáquio Coelho.
Depoimento em junho e julho de 2003.
Agradecimentos
Maria da Glória Sfredo Santiago.
Giovanna Sfredo Santiago.
Patrícia Sfredo Santiago.

PRÓXIMA POSTAGEM
Artenes Jorge Turcheti.
Rádio Barbacena AM.

Um comentário:

  1. Grande tio meu. Gente muito boa mesmo, sensacional com ser humano e profissional.

    ResponderExcluir