domingo, 29 de agosto de 2010

CÉLIA NUNES FERREIRA

Nasceu em Capela Nova, MG, em 18 de março de 1944.
Filha de Alípio Ribeiro Nunes e Hilda Lopes Ferreira.

Iniciou suas atividades, ainda muito jovem aos 16 anos de idade, na divisão de radioteatro da ZYL 8 Rádio Barbacena, na década de 1960, interpretando vários personagens para o programa “Histórias do Tio Max” criado e dirigido pelo ator Jorge Ciodaro Veludo “Max Leandro”.

Paralelamente ao seu trabalho como radioatriz, ajudou algumas vezes, na escolha, nos ensaios, na redação e na produção de algumas peças.

Desde os primeiros dias, contracenou com diversos atores como Vera Abreu, Heloisa Pascoaline, Wilma Abreu, Antoninho Martinez Stefani e José Martins.

Tempos depois, passou a atuar no GAT – Grupo de Amadores Teatrais de Barbacena (criado pelos diretores Itamar Ribeiro e Osmar de Souza Faria) e posteriormente, na ATEAB – Associação Teatral de Amadores Barbacenense montada por Maria Leite de Castro Coutinho (Dona Totoca), Itamar Ribeiro e Osmar de Souza Faria.

Célia Ferreira conseguiu destaque com o espetáculo “Dona Xepa” ao lado dos companheiros Max Leandro, Hilton dos Reis Navarro, Nivaldo, Domingos, Antoninho Martinez Stefani, Osmar de Souza Faria, Vera Abreu, Wilma Abreu, Heloisa Pascoaline, Georgina de Paiva, Dayse e José Martins, peça encenada no Cine Teatro Apollo.

Outro momento de sucesso aconteceu em “Uma vez na vida” encenada no Teatro da Escola Agrotécnica de Barbacena, oportunidade, em que contracenou com o ator José Martins, aluno da escola e considerado, á época, como um dos melhores do teatro barbacenense.

Ambas as peças alcançaram sucesso e foram inúmeras vezes reapresentadas em Barbacena e em diversas cidades da região.

Ela recorda que, a Rádio Barbacena foi o início de tudo: “Era muito jovem quando resolvi ir trabalhar como radioatriz. Fui para a Rádio Barbacena, convida pelo Jorge Veludo (Tio Max) para atuar no programa “Histórias do Tio Max”. Fazia um pouco de tudo, sempre orientada e bem dirigida pelo Max. Foi para mim uma época especial onde me realizei com atriz. Adorava a Rádio Barbacena. Completei-me através da Rádio Barbacena e dos grupos GAT e ATEAB. Eu, e meus companheiros fomos muito felizes. Recebemos uma explosão de aplausos e colaboramos para com o futuro do teatro em Barbacena”.

Célia Nunes Ferreira, um nome de sucesso nos palcos pioneiros do teatro barbacenense.

FONTE
Antoninho Martinez Stefani.
Depoimento em setembro de 2006.
Jorge Ciodaro Veludo “Tio Max”.
Depoimentos ao longo de 2006 e 2007.

PRÓXIMA POSTAGEM
Christine Candian Cabral Discacciati.
Rádios Sucesso FM, 104,5 FM, Show FM e TV Campo das Vertentes.

Um comentário:

  1. Carlos Alberto Nunes Ferreira (kaka)

    Saudades dela
    Minha eterna mãe

    ResponderExcluir