terça-feira, 24 de agosto de 2010

IVAIR TOLEDO DE PAIVA

Sua entrada no rádio seu deu em 1962, na função de locutor comercial e responsável pela apresentação do programa “Música para Milhões” pela Rádio Correio da Serra.

Com o passar do tempo, sua visão empresarial, e a seriedade com que encarava sua carreira, o levaram a assumir o cargo de Diretor Comercial da RCS.

Durante seus cinco anos de gestão frente a este departamento, implantou uma nova mentalidade administrativa, modernizando os vários setores da emissora, inovando a grade musical da rádio, tornando-a mais moderna e atuante.

Sua garra empresarial continuava falando mais alto, e como num passe de mágica, regularizou toda a situação funcional do cast integrante da Correio da Serra, o que sensibilizou profundamente seus funcionários.

O espírito ousado de Ivair, de forma ousada, fez com que ele partisse para uma reestruturação direcionada ao setor técnico da rádio, através da aquisição de uma área de dez mil metros quadrados, no bairro de Santo Antônio, local onde foi instalada a nova antena e o retransmissor da Rádio Correio da Serra.

Tal iniciativa proporcionou uma maior qualidade sonora, levando as ondas da Rádio Correio da Serra a locais mais distantes, juntamente com uma programação eclética e modernizada.

Mas a preocupação de Ivair Paiva, não era só administrar uma rádio. Os seus olhos também estavam voltados para o jornalismo. Passou então a atuar nas páginas do Jornal Correio da Serra.

Mas foi no rádio que dirigiu e idealizou grandes eventos tais como a cobertura do primeiro aniversário do Ex-Presidente Tancredo Neves, transmitindo todas as solenidades realizadas em São João Del Rei e em Barbacena, comandando uma equipe composta pelos repórteres Luiz Lúcio de Almeida, Walter Antônio Möller e Malu Assis.

Um grande trabalho de reportagem foi realizado junto às autoridades presentes nas duas cidades, entre elas o ex-presidente da República, José Sarney alguns ministros, inúmeros deputados federais, estaduais, senadores da República além da presença do jurista barbacenense Sobral Pinto, homenageado na Câmara Municipal de Barbacena, quando da instituição da Medalha Sobral Pinto, comenda máxima do município de Barbacena.

Em 1986, com o apoio dos repórteres Luiz Lúcio de Almeida e Benedito Souza Fontes, transmitiu de Belo Horizonte, as solenidades de posse do ex-Governador de Minas Gerais, Newton da Silva Cardoso realizadas na Assembléia Legislativa e de transmissão de cargo direto do palácio da Liberdade.

O trabalho desde grande empreendedor no campo radiofônico, sempre alcançou repercussão junto a opinião pública, tanto que foi conduzido por mais duas vezes ao cargo de Diretor Geral da Correio da Serra.

Investiu e dinamizou a emissora, dando-lhe cara nova, condições técnicas plenas de funcionamento, construindo novos estúdios e adquirindo novas aparelhagens, dinamizando sua programação musical, jornalística e esportiva e, principalmente, agraciou seus funcionários com melhores condições de trabalho.

Manteve em sua gestão nomes de relevante importância como, Paulo Affonso “Cachoeira”, Garcia Júnior, Reginaldo Gomes, Tarcísio dos Santos, Jairo César Athademo, Pedro Amaral, Adauto Ayres Machado, Malu Assis, Souza Fontes, Sérgio Luiz Carneiro e outros.

Ivair de Paiva, em sua passagem pela Rádio Correio da Serra, sempre primou pela seriedade profissional e honestidade, preocupando-se com o bem-estar de seus funcionários e ouvintes de forma participativa e imparcial.

Procurou unir seu quadro funcional com a realização de grandes eventos sociais. Amparou, respeitou e se tornou amigo de todos os seus companheiros de microfone.

Ivair Toledo de Paiva ressume o seu princípio de vida dizendo que: “ É hora de recomeçar, não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar esperanças na vida e, o mais importante... acreditar em você mesmo. Sofreu muito neste período? Acredite foi aprendizado... Chorou muito? Foi limpeza de alma... Ficou com raiva das pessoas? Acredite, foi para perdoá-los um dia... sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou as portas até para os anjos...Acreditou que tudo estava perdido? Era o início de sua melhora... Onde você quer chegar? Ir ao alto? Sonhe alto... queira o melhor do melhor... Se pensar pequeno... coisas pequenas teremos. Mas se desejarmos fortemente o melhor e principalmente, lutarmos para o melhor... O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura”.

Assim se ressume a figura deste homem, companheiro e radialista Ivair Toledo de Paiva.

FONTE
Ivair Toledo de Paiva.
Depoimento em abril de 2005.
Walter Antônio Möller. Jornalista.
Depoimento em maio de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Hilton dos Reis Navarro.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário