terça-feira, 31 de agosto de 2010

DILSON DOS REIS NAVARRO

Prezado Rogério Varandas,

Nasci em Barbacena, em 30 abril de 1934.

Sou filho de Hamilton Navarro e Carmen dos Reis Navarro.

Comecei no rádio por volta de 1950, na Rádio Barbacena.

Depois de alguns meses de aprendizado ao lado do amigo Nadyr da Silveira, fiz a minha estréia como atendente do programa musical e social “As Suas Ordens”. Algum tempo depois, recebi autorização para fazer a redação do programa.

Trabalhei na rádio, ao lado dos companheiros Hélio Moisés, Vicente Carneiro, Sérgio Fernandes, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo” e Walmick Campos.

A convite de Sérgio Fernandes, colaborei com o departamento de radioteatro da emissora, o que me deu base para atuar, por volta de 1960, como ator integrante do GAT – Grupo de Amadores Teatrais de Barbacena, ao lado do meu irmão Hilton Navarro, Itamar Ribeiro, Adélia Brandão, Georgina França, Therezinha Ribeiro, Max Leandro, Domingos, Antoninho Martinez Stefani.

O GAT era liderado por Itamar Ribeiro e Osmar de Souza Faria.

Lembro-me, que alguns anos depois, o GAT, foi desfeito, surgindo em seu lugar a ATEAB – Associação Teatral de Amadores Barbacenense fundada por Maria Leite de Castro Coutinho, Itamar Ribeiro e Osmar de Souza Faria.

Fizemos sucesso com os dois grupos, principalmente, com as apresentações das peças: “O Boi e o Burro a caminho de Belém” encenada pelo elenco do GAT e “Dona Xêpa” através da ATEAB.

Na época, dois espetáculos bem aceitos pelo público local e regional.

Nossas apresentações consideradas como itinerantes, ocorriam na maioria das vezes, nos Cines Teatro Brasil, Apollo e em cidades da região.

Na década 60, atuei como bancário junto ao Banco de Minas Gerais S/A.

Fui também Vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Barbacena.

Por volta de 1980, apresentei na Rádio Barbacena, com sede no Clube Barbacenense, os boletins diários do Grupo “Barbacena de Alcoólicos Anônimos”.

Meu grande professor que me ensinou o pouco que sei de rádio, foi Nadyr da Silveira, de que me orgulho de ter sido assistente e discípulo.

Finalizando, assevero que, a Rádio Barbacena, marcou de forma direta a minha trajetória como ser humano e profissional. Deixei na emissora um pedaço da minha vida.

Agradeço a Deus, pela oportunidade de estar colaborando com você amigo e radiojornalista Rogério Varandas, na elaboração do projeto Radiodifusão. Fraternalmente, Dílson Navarro.

FONTE
Dílson dos Reis Navarro.
Depoimento em setembro de 2006.

PRÓXIMA POSTAGEM
Attos Wilke Boratto.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário