domingo, 29 de agosto de 2010

CARLOS ALBERTO GONÇALVES & AMIGOS DA ORQUESTRA ANDRADE "TANGARÁS"

Nascido em Barbacena em 25 de maio de 1916.
Filho de João Gonçalves Júnior e Olga de Freitas Gonçalves.

Carlos Alberto, radialista, pianista e tabelião foi sem dúvida, um dos maiores nomes que a Rádio Barbacena já teve, sendo um dos seus principais idealizadores em 1948, ao lado dos companheiros Bodo Grandcke, Marinho Luiz da Rocha, Alceu Nunes da Fonseca, Nilo Milagres, João Pereira da Silva “Nhô Praxedes”, Walmick Campos, Armando Santiago, Barbosa Silva, Sérgio Fernandes, Benedito Fernandes Carlos, José Francisco dos Reis Fortes “Pingo”, Paulo Jorge Barbosa, Geraldo Magela, Argemiro Alves, Geraldo Magalhães e tantos outros.

Conhecido como “Paladino dos Teclados”, era o responsável pelas programações musicais da emissora, além de se dedicar aos ensaios dos candidatos aos programas de calouros e ao radioteatro voltado ao público adulto e infantil, em parceria com os colegas Saulo Ramos e Iraci.

Entre os cantores mais assíduos destacamos Denilton Varandas, Mirtes Morais, Magnólia Rossi, Itamar Rocha, Marilu Bueno, Nirvan Gomes Azevedo, Antoninho Martinez Stefani e Hércules Moisés da Costa.

Após a inauguração da “ZYL-8” Rádio Barbacena em 11 de janeiro de 1948, houve uma mudança na vida da população de Barbacena e região. Crianças e adultos passaram a ter muitas opções de lazer.

Ficou bastante comum as pessoas se reunirem na Rádio Barbacena para assistirem as peças de radioteatro, ou ainda colocarem seus filhos como atores. Foi aí que muitas pessoas descobriram seus dons artísticos.
Dá para imaginar a revolução que a Rádio Barbacena causou na época.

Carlos Alberto, tendo na música sua grande paixão, foi convidado pelo Sargento Andrade, músico da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, para participar como tecladista da “Orquestra Andrade” conhecida também como “Tangarás”, formada por músicos da EPCar, para atender aos eventos sociais da década de 50, realizados nas sedes do Andaraí, na Escola Preparatória e, das programações de auditório da Rádio Barbacena.

Levar ao público a categoria da música tocada na rádio, passou a ser o grande orgulho do musico e radialista Carlos Alberto Gonçalves, respeitado e admirado por todos, principalmente, pelos companheiros de orquestra, Eupídson Belusci de Souza “Cibico”, Djalma Mendonça Vieira e Clemente da Rocha Miranda, saxofonista, baterista e baixo de cordas, respectivamente.

Na citação dos programas famosos, merecem lugar destacado, pelo dinamismo e habilidade de Carlos Alberto, os encontros especiais entre músicos e locutores da Rádio Barbacena, que escolhiam o Restaurante “A Brasileira” como palco de suas programações consideradas de grande apelo popular.

A Orquestra “Andrade”, coordenada pelo Sargento Andrade, também conhecida como “Tangará” foi formada na década de 1950, por solicitação do Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, sendo composta por Cabos e Sargentos músicos componentes da banda da EPCAr.

EUDÍPSON BELUSCI DE SOUZA “CIBICO” (Depoimentos)
A Orquestra, segundo depoimento do Sargento percussionista baterista, Eudípson Belusci de Souza “Cibico” foi montada para atender as necessidades dos eventos sociais, bastante diversificados na época, tanto de cunho interno da EPCar, quanto externos.

Prezado Rogério Varandas:
> “A Orquestra Andrade - preencheria, segundo cronograma da Aeronáutica, aos diversos apelos da sociedade barbacenense como da região, tais como bailes realizados na sede social do Andaraí e, no próprio rancho dos alunos da Escola Preparatória”.

> “A Orquestra “Andrade” participou em diversas ocasiões, das programações promovidas pela Rádio Barbacena, já que tinha em sua composição o tecladista e radialista, Carlos Alberto Gonçalves”.

> “A nossa maior satisfação foi ter contribuído para a solidificação da cultura musical barbacenense, ao lado dos amigos Djalma Mendonça e Carlos Alberto Gonçalves:

> “Coube-me a honra de, ter como parceiros dois grandes naipes possuidores de uma sensibilidade musical nata. Carlos Alberto e Djalma nos proporcionavam uma viagem fantástica através do mundo da música”.

> “Para mim e os demais instrumentistas da época, Carlos Alberto Gonçalves, especificamente, foi como uma espécie de dínamo no incentivo aos artistas, que fez questão de promover em seus programas na Rádio Barbacena e junto aos companheiros da Orquestra “Andrade”.

DJALMA MENDONÇA VIEIRA
Djalma Mendonça chegou a Barbacena, vindo de Brasília, acompanhando a Banda de Música. Sargento Djalma Mendonça, iniciante na Força Aérea Brasileira, dono de um coração bom e sempre pronto a servir os seus companheiros de farda.

Tornou-se um dos maiores amigos de Eudípson Belusci de Souza “Cibico”. Os dois se transformaram além de parceiros de orquestra em amigos da estrada musical da vida.

Idealizaram suas carreiras profissionais lado a lado nas fileiras da FAB: ele com a maestria de seu saxofone. Eudípson no compasso certo da sua bateria.

Os dois se tornaram amigos inseparáveis de Carlos Alberto Gonçalves, que por sua vez, passou a compor a orquestra, a convite do Maestro Andrade, já que o agrupamento musical não possuía um tecladista.

A proposta inicial, era para que Carlos Alberto Gonçalves, ajudasse nos ensaios da orquestra, o que foi feito com êxito.

Carlos Alberto como musico civil, uniu forças ao também músico e maestro, Clemente da Rocha Miranda, responsável pela sonoridade impecável de um baixo-de-cordas.

O trio, Carlos Alberto, Eudípson e Djalma, acabou por ganhar um espaço no coração de Clemente da Rocha Miranda, considerado nome de primeira hora da Orquestra Andrade.

CLEMENTE DA ROCHA MIRANDA
Além do sucesso junto a Orquestra “Andrade” ao lado dos companheiros Eudípson, Djalma e Carlos Alberto Gonçalves, Clemente da Rocha Miranda, foi um homem modesto, cheio de fé, com grande vocação e capacidade musical.

Tinha amor à terra natal e sua gente, sendo apontado como um marco de dignidade e de filosofia de vida.

Nascido em Marzagão, município de Belo Horizonte, em 27 de maio de 1900, Clemente da Rocha Miranda, fixou residência em Barbacena, iniciando suas atividades musicais, tendo como seu primeiro Mestre o seu próprio pai, músico e regente.

Clemente da Rocha Miranda, Ainda jovem entrou para a Orquestra que era regida por seu pai, passando mais tarde, para a Banda de Música de Correia de Almeida, onde atuou durante 65 anos.

Tomou parte na Orquestra Sinfônica de Barbacena, fundada pelo Maestro Dornas, do 9º BPMMG.

Morreu em 15 de agosto de 1979, ficando na memória de nossa sociedade e dos companheiros da Orquestra “Andrade” e da Banda de Música de Correia de Almeida.

A Orquestra e Coral que nos deixou, teve como seu primeiro regente, o musicista, Carlos Ferreira Dias, substituído em 1985, pelo músico e 2º Tenente PM João Dantas, auxiliado pelas coordenadoras Clélia Barros Ferreira e Eurides Viana.

Clemente da Rocha Miranda, ladeado pelos companheiros Eudípson, Djalma e Carlos Alberto trabalharam propugnados pelo bem, pela verdade, pelo amor a Deus e ao próximo.

Aos músicos Clemente da Rocha Miranda, Carlos Alberto Gonçalves, Eudípson Belusci de Souza e Djalma Mendonça Vieira nosso reconhecimento pelos seus feitos, pelo amor a nossa gente e à nossa pátria e, que fiquem seus nomes perpetuados como símbolos maiores às gerações futuras, que devem trilhar o mesmo caminho de conquistas e exemplos que ficaram registrados nas páginas da cultura musical barbacenense.

FONTE
“Os Primeiros Tempos da Emissora ZYL 8 Rádio Barbacena”. Janeiro/1976.
Autor: José Theodorico de Paula. Radialista e advogado.
Familiares de Carlos Alberto Gonçalves.
Apoio documental ao longo de 2006.
Eudípson Belusci de Souza “Cibico”.
Apoio documental ao longo de 2006 e 2007.
Acervo fotográfico geral.
Maria Alice Gonçalves Dias.
Eudípson Belusci de Souza “Cibico”.

AGRADECIMENTO
Maria Alice Gonçalves Dias.
Olga Constança Gonçalves.
Eliane Gonçalves Dias Pereira.
Luciane Gonçalves Dias.
Carlos Alberto Gonçalves Júnior “Tostão”.
Eudípson Belusci de Souza “Cibico”.
Aos familiares e amigos dos músicos da Orquestra “Andrade” (Tangará). Décadas de 1950,1953,1957,1960) nas pessoas de:
Clemente da Rocha Miranda
Djalma Mendonça Vieira
Jader
Andrade
Pedro Luiz
Alexandre
Cunha
Lessa
Germano Neiva
Piloto
Benício
Olicério
Miguel Amaral
José da Rocha
Mizerani
Marcelino.

PRÓXIMA POSTAGEM
Célia Nunes Ferreira. Radioatriz.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário