quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MANUEL CARVALHO CALDAS

Nascido em Barbacena no dia 25 de setembro de 1941.
Filho de Lucas Augusto Caldas e Maria da Conceição Caldas.

Manuel Caldas sem em se deixar levar pelos encantos do sucesso, se tornou um dos pioneiros da Rádio Correio da Serra AM.

Festejou a sua entrada no rádio em 21 de janeiro de 1962, apostando de maneira consciente nos resultados da Correio da Serra, para Barbacena e região.

Ao lado dos companheiros Enir de Magalhães Costa, Marinho Luiz da Rocha, Bellarmino Azevedo Junior, Paulo Affonso Cachoeira, Olinto Moreira de Faria, Antônio Joaquim da Silva, Nilo Milagres, Terezinha Abreu e outros tantos, se tornaram os principais responsáveis pelo êxito do prefixo (ZYV-52) o que fez com que estes profissionais iniciassem uma caminhada firme em direção a novos expoentes.

Um dos sonhos de Manuel Caldas era o de contribuir para que a sociedade barbacenense, pudesse ter através da Correio da Serra, um rádio forte e capaz de ajudar a criar novos tipos de conceito de vida.

E Manuel Caldas tinha razão. Lembro que ao longo das suas atividades, a “Namoradinha do Sucesso” (primeiro slogan da emissora criado pelo jornalista Geraldo Henriques Alves de Faria em 1962), desempenhou significativo papel na construção e consolidação da radiodifusão, ajudando a escrever a história da comunicação em Minas e em vários pontos do país.

Desempenhando uma postura eticamente correta, Manuel Caldas se destacou com o passar dos anos, o profissional modelo, onde através de uma vida inteira de trabalho, tem mostrado que a vontade de vencer derruba qualquer barreira.

Sua história acena para um passado de muito sacrifício e dedicação aos serviços que desempenhou.

Como comunicador e repórter teve participação efetiva como coordenador e apresentador do (1º Festival de Música Jovem RCS de Barbacena) além dos trabalhos desenvolvidos junto à comissão da criação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Barbacena.

Pela passagem dos 40 anos da Rádio Correio da Serra, comemorados no dia 21 de janeiro de 2002, nos estúdios da emissora, Manuel Caldas, ao lado dos companheiros Domingos Silva, Carlos Alberto Gonçalves Júnior, Malu de Assis e Banedito Souza Fontes, enfatizou que:

“A amizade coletiva é de amplitude infinita e, disso, depende a alma em crescimento na vida. Compreender o valor dos outros e o intercâmbio entre as criaturas é despertar o amor permanente no coração. A coletividade é uma família maior, e para que essa comunidade seja feliz, é necessário que a paz reine em todos os corações e, nessa data, podemos afirmar sem medo de errar: a rádio Correio da Serra, através dos seus dirigentes e funcionários, sempre soube promover a paz na família barbacenense”.

Crítico e benevolente ao mesmo tempo consigo mesmo, Manuel Carvalho Caldas é um desses profissionais raros de se encontrar.

Advogado, professor de História, radialista, membro Honorário da Academia Barbacenense de Letras e Assistente Jurídico Penitenciário do Hospital Psiquiátrico e Judiciário “Jorge Vaz” de Barbacena.

Manuel Carvalho Caldas.
Um ícone da radiodifusão de Barbacena.

FONTE:
Manuel Carvalho Caldas.
Depoimentos em março, maio e agosto de 2004.
Tíndaro Carvalho Caldas.
Depoimento em outubro de 2004.

PRÓXIMA POSTAGEM
Adauto Ayres Machado.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário