quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ALCEU NUNES DA FONSECA

PRIMEIRO DIRETOR GERAL DA RÁDIO BARBACENA
Acionista, superintendente e primeiro diretor geral da Rádio Barbacena.

Nascido em Marica, RJ, em 31 de abril de 1903.

PRIMEIROS CONTATOS COM O RÁDIO
Representante de produtos farmacêuticos. E foi nessa atividade que começou seus primeiros contatos com o rádio, já que era necessário divulgar as qualidades dos produtos que vendia nas farmácias e drogarias.

PLANTADOR DE ANTENAS
Entre 1940 e 1941, entrou no ramo publicitário, conseguindo as primeiras representações de estações de rádio do interior do país, uma delas sob a sua orientação: Rádio Cultura de Araraquara Ltda, SP.

Foi o pioneiro nesse encontro do rádio do interior, com o mundo publicitário, do Rio de Janeiro e de São Paulo através do Grupo Alceu Nunes da Fonseca & Cia. Ltda – Organização “RADINTERIOR” sediada na então Capital federal, Rio de Janeiro, GB, à Avenida Rio Branco, número 138, 9º andar.

Inúmeras vezes tomou a iniciativa de requerer a instalação de emissoras para cidades do interior. Foi, um verdadeiro “plantador de antenas” por este Brasil afora.

RÁDIO BARBACENA
Dirigiu durante anos a Rádio Sul Fluminense, de Barra Mansa, RJ, a Rádio Cachoeiro de Itapemirim e a Rádio Capixaba, no Espírito Santo. A Rádio Ubaense, em Ubá e a Rádio Industrial de Juiz de Fora, em Minas, além de algumas outras, entre elas, a RÁDIO BARBACENA.

Tornou-se figura de expressão junto à primeira diretoria da Rádio Barbacena como (Superintendente-Acionista) amparado pelo trabalho do Supervisor Paulo Nazareth de Oliveira e pelo profissionalismo dos companheiros Marílio Santos Fonseca (Diretor Comercial); João Bathista Leite (Diretor Artístico).
Na área técnica recebeu o apoio dos diretores Bodo Grandcke e Marinho Luiz da Rocha.

INDUSTRIAL DE JUIZ DE FORA
A Rádio Industrial de Juiz de Fora, foi uma das mais completas sob sua direção.
Possuía orquestra e conjunto de cordas próprios, cast de radioteatro e grupos de cantores, completo quadro para transmissões esportivas e perfeito corpo de redatores.
E se dava ao luxo, inclusive, de manter programa semanal animado por César de Alencar e outro com Renato Murce, numa parceria com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

INDUSTRIAL versus TELEVISÃO
Também sob sua direção, pela primeira vez na América do Sul, em 29 de setembro de 1948, a Rádio Industrial de Juiz de Fora, passou a transmitir programas de televisão, inclusive o Congresso Eucarístico, programa do Centenário da cidade de Juiz de Fora; e com grande sucesso patrocinado por Carlos Pereira Industrias Químicas S/A, jogo de futebol, entre Bangu, do Rio de Janeiro, e o Tupi de Juiz de Fora.

A aparelhagem técnica foi construída em Juiz de Fora, pelo técnico Olavo Bastos Freire. A noticia foi publicada também nos Estados Unidos, pela revista especializada “Television” em julho de 1951, com fotografias e dados completos.

Alceu Nunes da Fonseca dirigiu ainda outras emissoras de rádio: a Rádio Carioca de Feira de Santana, na Bahia, e a Rádio Carioca, no Rio de Janeiro.

FORÇA DO RÁDIO
Alceu Nunes Fonseca sempre acreditou na força do rádio, seja como veículo de informação ou de entretenimento.

“A velocidade com que o rádio atua junto ao povo, levando-lhe a notícia, a informação, a música, o prazer e a cultura, bastaria para justificar o meu entusiasmo” enfatizava Alceu Fonseca.

FONTE
> Bastidores do Rádio. Editora: Imago/1976.
Renato Murce. Autor e radialista.
Compilação: Rogério Varandas. Radialista. Setembro/2004.
> “Os Primeiros Tempos da Emissora – ZYL 8 Rádio Barbacena”.
Autor: José Theodorico de Paula. Radialista. Janeiro/1976.
> Projeto “Radiodifusão - a história das emissoras de rádio de Barbacena”.
Autor: Rogério Varandas. Radialista. Setembro/2004.

AGRADECIMENTO
Direção e funcionários da Editora Imago. Rio de Janeiro. RJ. Ano/1976.
Renato Murce. Radialista e autor.

PRÓXIMA POSTAGEM
Altair Sampaio.
Rádio Barbacena AM.

7 comentários:

  1. Muito legal.
    Meu pai trabalhou na Radio Sul Fluminense de Barra Mansa por muitos anos, foi loculor, depois foi agenciador de propaganda (como era chamado na época), foi lá que conheceu minha mãe.
    Ele se chamava Paulo Grijó, e qddo o Sr. Alceu inaugurou a Radio Carioca de Feira de Santana, meu pai ficou lá até inaugurar e ddeixar tudo estruturado.
    Saudade desta época

    ResponderExcluir
  2. José Bizerra de Moura.(Advogado) Tive a honra e o prazer de ser seu assessor particular e correntista da "Radinterior" de 1969 a 1971 então com 21 anos, na sede do Rio de janeiro. Saudades eternas.

    ResponderExcluir
  3. Esse foi meu avô, quem colocou o Roberto Carlos no mapa.

    ResponderExcluir
  4. Quem são seus pais. Eu sou sobrinho de seu avô e perdi o contato com os filhos dele que são meus primos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir