sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ARTENES JORGE TURCHETI

Artenes Turcheti, natural de Barbacena, nasceu no dia 12 de janeiro de 1954, na localidade da Lavrinha.
Filho de Jair Turcheti e Maria Vicente Portes.

Começou sua carreira na Rádio Barbacena, em 01 de janeiro de 1970, aos 16 anos de idade, a convite do radialista Vicente de Paula Barbosa da Silva.

Na emissora, exerceu funções junto ao setor de serviços gerais, sendo promovido em 01de julho de 1970 ao cargo de Auxiliar de Escritório, onde trabalhou ao lado da companheira Vera Lúcia Gonçalves da Silva, se responsabilizando pela confecção dos roteiros publicitários, montagem de textos, recepção e setor de cobranças.

Em 1971, foi transferido para o departamento técnico da emissora, passando a atuar como operador de som, onde alcançou, graças a sua inteligência, um sucesso além da sua expectativa, ao lado de profissionais como Raimundo de Ávila “Nhô Fidêncio”, Sérgio Fernandes, Adauto Machado, Nadyr da Silveira, Paulo Barbosa, Fernandes Carlos, Rogério Varandas, José Francisco Beraldo Rigotti, Elpidio Almeida, Armando Santiago, Hederson Varandas, Cristovam Abranches, Mauro Filho, Vera Lúcia Gonçalves, Carlos Alberto Júnior “Tostão”, Nilo Milagres Filho, José Cláudio dos Santos, José Carlos “Português”, Dr Moacir Salin, Sérgio Luiz Carneiro, Osmarino Eustáquio “Bolinha”, Olinto Moreira de Faria e Sérgio Malta.

Trabalhou por diversas vezes em horários lideres de audiência: “Carnet Social” com Vera Lúcia Gonçalves, Rogério Varandas e Hederson Varandas; “Canta Sertão” com “Nhô Fidêncio e Armando Santiago; “Sábado Alegre” com Nadyr da Silveira e Mauro Filho, além de ter tido participação efetiva, em toda linha de programação produzida e apresentada por Sérgio Fernandes.

Em 10 de janeiro de 1977, se desligou da Rádio Barbacena, indo para a Rádio Correio da Serra, onde permaneceu até 30 de novembro de 1977, como sonoplasta, adquirindo novos conhecimentos técnicos.

Na Correio da Serra criou um novo ciclo de amigos colecionando as companhias de Ivan Eustáquio, José Maria, Manoel Antônio, Pedro Amaral, Ivair Toledo de Paiva, Orlando Luiz da Silva, José Faria, Benedito Souza Fontes, Enir de Magalhães Costa, Malu Assis, Paulo Afonso Cachoeira, Nélson Silva “Batatinha” e Manoel Caldas.

Retornou à Rádio Barbacena em 01 de abril de 1984, na mesma função, além de trabalhar na escala de folgas dos operadores de som nos finais de semana.

Na Rádio Barbacena trabalhou sob a administração das diretoras Albertina Abraão e Maria Isar Tamm Bias Fortes.

Exerceu suas funções na Rádio Barbacena até 09 de junho de 1986.

Tempos depois retornou para a Rádio Correio da Serra, permanecendo durante o período de 01 de outubro de 1988 a 02 de fevereiro de 1989, acumulando as funções de sonoplasta e plantonista esportivo.

Na Correio da Serra, se destacou junto ao departamento de esportes, ganhando o carinho e o respeito dos companheiros Silva Júnior, Beto Santos, Carlos Alberto Gonçalves “Tostão”, Hélcio do Carmo e Hamilton da Fonseca.

Encerrou as suas atividades no rádio no final de 1989.

Casado, se transferiu para São Paulo, trabalhando em outros ramos profissionais.
Hoje, ao lado de seus familiares reside em Barbacena.

Artenes Jorge Turcheti foi meu colega de rádio.
Trabalhamos juntos na Rádio Barbacena. Tornou-se credor da minha admiração.

FONTE
Artenes Jorge Turcheti.
Depoimentos em maio e junho de 2005.
Orlando Luiz da Silva.
Depoimento em julho de 2005.
Ivair Toledo de Paiva.
Depoimento em agosto de 2005.
Malu Assis.
Depoimento em agosto e setembro de 2005.
Osmarino Eustáchio Coelho.
Depoimentos diversos ao longo de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Antoninho Martinez Stefani.
Rádios Barbacena AM e Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário