domingo, 29 de agosto de 2010

BELLARMINO DE AZEVEDO JUNIOR

Nascido aos 20 dias do mês de junho de 1932, na cidade do Porto, Portugal.

Filho de Bellarmino Manuel de Azevedo e Almerinda Menezes de Azevedo.

Família oriunda de Portugal, mais precisamente da cidade do Porto, segunda maior cidade de Portugal e considerada a capital do Norte do País.

CIDADE DO PORTO, BERÇO DE BELLARMINO AZEVEDO
A cidade localizada na margem direita do rio Douro, tem cerca de 350 mil habitantes, mas a área metropolitana tem aproximadamente 1,2 milhões de habitantes.

O nome deriva da palavra "portus" e "cale" (abrigo): "porto de cale" (a raiz do nome Portugal). A partir do século XII, a cidade designa-se apenas por "Portus", Porto.

A Cidade do Porto é conhecida internacionalmente pelo vinho do Porto, considerado o rei dos vinhos fortificados, cultivado e produzido nas margens escarpadas do Rio Douro.

VINDA PARA O BRASIL
Bellarmino de Azevedo Junior veio para o Brasil ainda menino, instalando-se em Santos Dumont, onde seu pai, Bellarmino Manuel, possuía um comércio de madeiras, até que veio a falecer em 1936, deixando seus filhos Manoel (Mané Pipa), Maria da Conceição (Maricota) - Genaro e Rosa está falecida em 1965.

INTERESSE PELO JORNALISMO
A partir daí, Bellarmino Azevedo, sempre com sua inteligência incontestável, interessou-se pelo jornalismo.

Mesmo sem qualquer formação pedagógica a este respeito, passou a participar de programas de auditório, e, com sua curiosidade, aprendeu como se fazia rádio naquela época.

Daí então, surgiu na radiodifusão de Barbacena um novo nome Bellarmino de Azevedo. Seus programas contagiavam os ouvintes das rádios Barbacena e Correio da Serra, emissoras em que trabalhou.

RÁDIO BARBACENA
Na Rádio Barbacena, empresa da Organização “Radinterior” comandada por Alceu Nunes da Fonseca, décadas de 1950/1954, trabalhou sob a orientação administrativa de Saulo de Brito Ramos.

Uma trajetória brilhante ao lado dos companheiros Fernandes Carlos, Hélio Moysés Fonseca, Oto Ribeiro, Leonardo Malta, Carlos Alberto Gonçalves, Vicente Carneiro, Barbosa Silva e José Francisco dos Reis Fortes.

Com sua capacidade de escrever crônicas, foi convidado para exercer a função de redator junto ao jornal Correio Mineiro.

RÁDIO CORREIO DA SERRA
Em 1962, foi convidado pelo Diretor Presidente da Correio da Serra, Enir de Magalhães Costa a compor a primeira diretoria da emissora (inaugurada em 21 de janeiro daquele ano) no cargo de Diretor de Broadcasting.

Na mesma época, acumulou as funções de redator, locutor, cronista, repórter e discotecário da Correio.

Teve como companheiros de diretoria os amigos Dr. Mário Ibrahim da Silva, José Francisco dos Reis Fortes, Francisco Alves Torga Filho, Dr. Fernandes Carlos, Pe. Hilário da Motta Barros, Marinho Luiz da Rocha e Wilson Panta Leão.

CARICATURISTA E LETRISTA
Além de radialista se tornou conhecido como um dos maiores desenhistas de Barbacena, assinando seus diversificados trabalhos que retratavam as caricaturas de personagens que naquela época faziam parte da mídia nacional.

Exerceu também a função de pintor letrista, destacando-se com as confecções de cartazes para o então Cine Brasil.

Criou a logomarca retratada por um (jornal e um microfone) da, hoje extinta, ABIR Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio, fundada pelo radialista Marinho Luiz da Rocha.

PROFUNDA SAUDADE
Bellarmino de Azevedo Junior faleceu no dia 15 de janeiro de 1990, levando consigo a certeza de angariar novas amizades, traçar novas metas e, rever sua vida terrena.

Deixou uma lacuna nos meios radiofônicos além de uma escancarada saudade nos corações dos amigos das Rádios Barbacena e Correio da Serra.

FONTE
José Francisco Rodrigues de Azevedo.
Acervo documental. Setembro de 2005.
Maria Bernadete Braga.
Foto/Acervo. Doação ao projeto Radiodifusão.

AGRADECIMENTO
Hermelinda Maria da Conceição
Rosana Aparecida Azevedo
Eliana de Fátima Azevedo
Adriana Nazaret Azevedo
Silvana de Lourdes Azevedo
Luciana Maria do Carmo Azevedo
Hozana Assunção Azevedo
Francisco José Azevedo.

PRÓXIMA POSTAGEM
Benedito Fernandes Carlos.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário