quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ANTÔNIO JOAQUIM DA SILVA

Nascido em Carandaí, MG, em 07 de janeiro de 1937.
Filho de Joaquim Antônio da Silva e Conceição Andrada da Silva.

Foi para a Rádio Correio da Serra, sua única emissora, em 21 de janeiro de 1962, onde permaneceu no cargo de “operador de som” sob administração de Enir de Magalhães Costa, até 01 de agosto de 1987.

Em 18 de julho de 1987, foi contratado pela empresa Credireal Serviços Gerais & Construções S/A, para prestação de serviços no Manicômio Judiciário Jorge Vaz de Melo, como Agente Penitenciário, permanecendo na função por dezesseis anos, sendo afastado das atividades por motivos de saúde. Faleceu em 25 de setembro de 2003, em Barbacena.

Antônio Joaquim encarava a vida com o coração aberto, pregando a união e o humanismo entre as pessoas.

Religioso e tendo a Bíblia, como seu livro de cabeceira, lembrava da importância de se viver a vida com fé e amor ao próximo: “Devemos nós colocar sempre em estado maior de alerta, procurando ajudar as pessoas necessitadas com simplicidade e sem alardes... sem visar a obtenção de favores” asseverava.

Deixou no rádio várias amizades, sendo a principal - Malu de Assis, acompanhada por Padre Hilário da Mota Barros, Jader Roberto, Adelson Rodrigues, Enir de Magalhães Costa, José Beraldo Rigotti, Márcio Chaves, Nelson Silva, José Faria, Nilton Curcio, Dorinha Gomes, Rogério Varandas, Antônio Paulino, Souza Fontes, Geraldo Vale, Pedro Amaral, Manuel Carvalho Caldas, Antônio Carlos, Moacir Filho, Paulo Roberto, Mauro Filho, Paulo Afonso Cachoeira, Orlando Luiz da Silva, Lucindo de Paula Filho e Ivair Tolêdo de Paiva.

Nas referências que tenho feito à Rádio Correio da Serra realço com carinho os méritos, do amigo Antônio Joaquim da Silva.

Manifestei, posteriormente, tristeza ao saber do seu falecimento.

No entanto, ele se encontra feliz, passeando pelo Universo à procura de novos lugares de direito, levitando em novas frentes radiofônicas, enchendo de alegria não só os seus fãs que aqui ficaram, como todos os companheiros do rádio.

Que bom saber, que ele continua servindo de exemplo e de estímulo para o progresso de todos.

É um registro que, de coração aberto, faço no final desta lembrança de Antônio Joaquim da Silva. [Rogério Varandas].

FONTE
Izolina Ribeiro da Silva.
Depoimento em maio de 2005.
Ivair Toledo de Paiva.
Depoimentos em maio e junho de 2005.
Orlando Luiz da Silva.
Depoimento em junho de 2005.
Manuel carvalho Caldas.
Depoimento em maio e agosto de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Armando Santiago.
Rádio Barbacena AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário