Nascido em Barbacena em 18 de fevereiro de 1925.
Filho de Humberto Boratto e Luiza Wilke Boratto.
Em 1950, foi trabalhar na Rádio Barbacena, com sede no Edifício José Francisco, no número 65 à Rua 1º de Maio.
Apresentou-se na rádio, acompanhado pelo amigo inseparável José Simão, sendo recebidos pelos radialistas Romeu de Souza Rainho, Marinho Luiz da Rocha e pelo Gerente Administrativo Saulo de Brito Ramos.
Depois de alguns testes, onde foram aprovados, passaram a integrar como narradores, comentaristas e redatores, o elenco de esportes da Rádio Barbacena, à época, formado por Barbosa Silva, José Faria, Odécio Reis e Paulo Barbosa.
No apoio técnico Marinho Luiz da Rocha e Nilo Milagres.
Barbosa Silva, que na época era um dos nomes destacados da rádio, concedeu aos dois a oportunidade de criar um programa esportivo semanal. O desafio foi aceito, sendo colocado no ar, o programa “Panorama Esportivo”, com edições matinais.
Como narradores e comentaristas esportivos, Attos Wilke e José Simão, conviveram com várias figuras excepcionais tanto do rádio, quanto do esporte.
Na Rádio Barbacena, compartilharam suas alegrias e tristezas ao lado de Benedito Fernandes Carlos, Romeu Rainho, Nadyr da Silveira, Saulo Ramos, Nilo Milagres, José Faria, Marinho Luiz da Rocha e outros mais.
Na área esportiva, cada qual com seu estilo, contabilizaram a simpatia e dos dirigentes dos principais clubes da cidade: Olympic, Vila do Carmo, Andaraí e América, além do respeito dos atletas.
Ressalto que, Attos Boratto antes de se transformar em cronista esportivo, colecionou brilhantes atuações como goleiro do Vila do Carmo.
Defendeu o clube até meados de 1949, quando ao disputar uma jogada teve umas de suas pernas fraturadas, fato que o afastou dos gramados.
Devo aos companheiros José Simão e Danton Nabuco Gameiro, a gentileza das informações que me levaram a escrever sobre a trajetória no rádio e no esporte de Attos Wilke Boratto.
Sem dúvida, um profissional espetacular que dignificou a história da Rádio Barbacena e do desporto barbacenense.
FONTE
Danton Nabuco Gameiro.
Depoimento em setembro de 2006.
José Simão.
Depoimentos em setembro e outubro de 2006.
Áurea Moreira Boratto.
Acervo fotográfico em agosto de 2010.
PRÓXIMA POSTAGEM
Denílson Lázaro da Rocha.
Rádio Barbacena AM.
Notável personalidade
Há 2 dias
O professor Attos Boratto é uma pessoa de grande valor para a cidade de Barbacena. Homem íntegro e grande mestre da educação.
ResponderExcluirFaltou a informação de que se o professor ainda esta entre nós, o que seria muito bom, embora pela data de nascimento acho que seja meio difícil.
Parabéns pelo blog. SENSACIONAL.
ATTOS WILKE BORATTO - Professor de Biologia no Col. Agrícola Diaulas Abreu. Nascido em 18 de fevereiro de 1925. Faleceu em 10 de setembro de 1999.
Excluir