terça-feira, 31 de agosto de 2010

GLÁUCIA HELENA MESQUITA LARA

Barbacenense, nascida no dia 25 de abril de 1969.

Filha de Oto Resende Lara e Dirce Mesquita Lara.

Sua paixão pelo Rádio começou quando ouvia a Rádio Mundial do Rio de Janeiro.

Seu primeiro trabalho como locutora foi na ZYL 8 Rádio Barbacena AM.

Um belo dia, Gláucia resolveu tentar a sorte em Belo Horizonte.

Tempos depois, retornou à Barbacena sendo contratada pela A.B.C. Rádio e Televisão/Sucesso FM.

Também trabalhou em emissoras de São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Gláucia Helena, sempre adorou teatro.
Determinada e desafiando a si própria foi morar no Rio de Janeiro. Iniciativa que causou muitos ohs!. Quem diria ?.

Depois de uma série de experiências voltou para Barbacena.
Trabalhou na Rádio Educativa e Cultural Show FM.

Hoje, em mais um momento leve e produtivo, atua na Rádio 93,3 FM (ex-Show FM).

Gláucia menina audaciosa, competente, querida e sincera como raros recorda que desde a sua infância a música fez-se história em sua vida!...

“Rogério e amigos do Rádio, desde a minha infância a música fez-se história na minha vida!.
Minha mãe trabalhava cantarolando nos afazeres domésticos. Minha irmã tocando violão nos levava a pequenos shows particulares.
Sendo a caçula de seis irmãos, confesso que fui influenciada por todos os LP que eles traziam para a vitrola instalada na sala.
Na adolescência descobri a Rádio Mundial AM e esse foi o meu primeiro diferencial. Era uma Rádio AM com uma linguagem nova, dinâmica e que tocava o que de mais novo havia no mercado.
Daí virei fã de carteirinha das Rádios de nossa cidade, que na época eram Barbacena AM e Correio da Serra AM.
Eu me alegrava em participar das promoções e programas ao vivo.
E essa diversão foi ficando cada dia mais contagiante e séria.
Eu tinha um radinho azul à pilha que me acompanhava onde quer que eu fosse.
Em 85 nasceu em Barbacena a primeira FM da cidade: Rádio Sucesso!. Tomei então conhecimento que eles precisavam de uma voz feminina e pensei... Porque não?.
Fiz um teste com meu primeiro professor de profissão: José Rubens.
Ele aprovou e fiz meu primeiro comercial.
Após esse pequeno início, acompanhado de várias gravações, veio-me a oportunidade de trabalhar na Rádio Barbacena AM, onde apresentei por alguns anos o “Bom dia Cidade”.
Novos caminhos me levaram para Belo Horizonte...
E lá fui eu, com minha mochila nas costas, fazer a Rádio Antena 1 FM.
Vim depois, a convite, integrar o elenco da Rádio Sucesso FM; e depois voltei para a estrada...
Desta feita na Rádio Carijós FM... em Lafaiete (saudade do Dr. Agostinho). A seguir, na Rádio Vertentes FM, em São João Del Rei.
Um novo convite surge, e desta vez para Congonhas, Rádio Colonial FM, onde tive o prazer de conviver com uma das pessoas que mais entende de rádio no Brasil: Sr. Augusto Silva (a minha eterna gratidão!).
Daí a vida tratou de me encaminhar para o Rio de Janeiro... e pé na tábua!. Mas desta vez para estudar teatro no Retiro dos Artistas, filiado ao SATED, no bairro de Jacarepaguá.
Foi sem dúvida nenhuma, uma das experiências mais emocionantes de toda a minha vida.
Uma mineirinha, saindo do interior, passou no teste para interpretação, em segundo lugar, onde só havia “feras” tentando vaga na Escola. Terminando o curso, meu celular tocou: era um convite para fazer parte da família Show FM, em Barbacena – hoje, Rádio 93,3 FM onde me encontro no posto de locutora diariamente no horário das 11 da manhã às 15 horas. Além da Rádio, tenho o orgulho de fazer parte do grupo teatral BairroEncena, comandado pela Cia. Elas Por Elas.
É isso... Rogério; vida que se segue...
Rogério um abraço a todos, em especial a você amigo e companheiro de trabalho”.

Durante muitos anos tive a honra de trabalhar com a Gláucia na Rádio Sucesso FM.
Seu desempenho profissional sempre me impressionou e muitos foram os resultados que ela conquistou no meio radiofônico. Ao longo do tempo se transformou em uma estrela da radiodifusão barbacenense.
Quem a conhece sabe que Gláucia Helena Mesquita Lara seguirá bailando pela estrada da vida.

FONTE
Gláucia Helena Mesquita Lara.
Depoimentos em dezembro de 2005 e 28 de janeiro de 2010.
Dirce Mesquita Lara.
Apoio documental em janeiro de 2010.

PRÓXIMA POSTAGEM
Hamilton Fonseca.
Rádio Correio da Serra AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário