quarta-feira, 9 de junho de 2010

GERALDO HENRIQUES ALVES DE FARIA

Natural de Barbacena onde nasceu em 11 de setembro de 1945.
Filho de Antônio Henriques de Faria e Maria José Henriques Alves.

Jornalista, radialista e professor aposentado CTU/UFJF e Colégio Estadual Professor Soares Ferreira de Barbacena.

Iniciou a sua carreira artística a convite dos amigos Flávio Andrade (Professor) e Antônio Carlos Duarte (Arquiteto) na Rádio Correio da Serra, ainda estudante, nos meados da década de sessenta, para apresentar um segmento de música clássica, dentro do “Programa do Estudante”.

Em seguida, foi convidado a fazer parte do setor de “broadcasting” (locução comercial), posteriormente Jornalismo e finalmente área de esportes.

Na Correio atuou em todos os setores e departamentos.
Naquela vivência de semi-amadorismo, muito comum aos que militavam no rádio naqueles tempos, fez de tudo um pouco, até mesmo atividades próprias de técnicos em sonoplastia.

Geraldo Faria, lembra que na época que o futebol tinha grande evidência em Barbacena, dirigiu a equipe de esportes da rádio, formada por profissionais de alto nível como Carlos Fernando, Luiz Chaves, Ari Neto, Cristovam Abranches, Ari Lopes, Netuno Nézio e José Maria Bráz Pereira.

“Na época, por nossa decisão, tecnicamente, tínhamos ligação direta (cabos próprios) com todos os estádios de Barbacena. Fomos a primeira emissora do interior de Minas Gerais a ser autorizada pela AFA Federação Latino Americana de Futebol a transmitir jogos da Libertadores da América com a cobertura de Cruzeiro x Penhãrol”.

Das atuações diretas, independentemente de centenas de projetos junto a Correio da Serra, criou e idealizou o Festival da Canção de Barbacena, com registro em Cartório, que premiava entre outros: Melhor Canção, Melhor Intérprete, Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo.
Geraldo Faria dedicou-se, por inteiro, às coisas da Correio da Serra, que respeitou, ajudou a crescer e conheceu como poucos.

Tempos depois, transferiu-se para a Rádio Barbacena a convite do chefe da Equipe de Esportes da ZYL 8 Marcus Vinícius Moreira Paes.

“Por gentileza do amigo Marcus Vinícius, fui convidado a assumir a direção do esporte, mas declinei do honroso convite. Fiz parte daquele grupo por vários anos, desfrutando do prazer de conviver com colegas como Barbosa Silva (referencial de todo radialista de Barbacena), Odecio Reis, José Antônio Lopes, Armando Santiago e vários outros”.

Geraldo Faria, por vários anos continuou atuando na Rádio Barbacena como locutor da área de “broadcasting”, (locutor comercial) acumulando-a com a de Comentarista Esportivo e outras funções ligadas ao Jornalismo.

Foi obrigado a se afastar do rádio por ter assumido várias responsabilidades da área do magistério.

“Afastei-me do radialismo, deixando um considerável número de amigos que prezo muito e que jamais esquecerei” diz Geraldo Faria.

Hoje, Geraldo Faria aposentado do magistério, formado em Jornalismo na FATEC-Unipac Lafaiete confidencia que segue tentando driblar as saudades do rádio.

Com postura profissional irrepreensível, inteligência, afeto, generosidade e voz possante teve larga e brilhante atuação aos microfones das rádios Correio da Serra e Barbacena.

Geraldo Henriques Alves de Faria um ponto maior da radiodifusão barbacenense. Bom companheiro e um jeito especial de fazer rádio.

FONTE
Geraldo Henriques Alves de Faria.
Depoimento em março de 2005.

PRÓXIMA POSTAGEM
Carlos Roberto dos Santos Oliveira “Beto Santos”.
Rádio Correio da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário